sexta-feira, 20 de abril de 2018

Vontade de vencer!

Estudar partidas de Bobby Fischer é uma virtude. Quando descobrimos os bastidores de Fischer, essa sua vontade interminável de vencer, fica mais fácil compreender o seu valor  e o porque dele ser o maior jogador de todos os tempos. Fischer foi único, ninguém conseguiu fazer o que ele fez em favor do xadrez. Ele multiplicou a importância do xadrez, não só nos Estados Unidos (o que já foi muito), mas no mundo!

Todos nós sabemos que na época de Fischer, o Campeonato dos Estados Unidos era muito forte, e continua sendo até hoje. Em 1964, Fischer estava na frente do Campeonato com 10 pontos em 10 possíveis! Faltava uma rodada. Fischer com as negras enfrentava Anthony Saidy. No movimento 24 a partida estava igual, seis peões para cada lado, em posição simétrica. A luta era entre Bispo branco contra Cavalo negro. 

Olhando bem a posição é difícil imaginar que alguém possa vencer, pois um empate era o esperado. E para Fischer servia muito bem, já que ganhava o Campeonato, invicto, com 10 vitórias e um empate. 

Mas aconteceu algo que não se esperava. Ele conseguiu a vitória no movimento 56! Foi uma luta de paciência, perseverança, confiança, otimismo, segurança e vontade , muita vontade, bastante vontade de vencer!

Cada dia que passa, e já se passaram muitas dias, mais cresce o meu respeito e admiração pelo que Bobby Fischer fez em favor do xadrez!


Um comentário: