quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

VIII Memorial Bobby Fischer - Faltam 23 dias!


“Seu QI era de 189. Um pouco mais ou um pouco menos. Era definitivamente um gênio, mas sem interesse ou capacidade para os trabalhos escolares". (Depoimento de um professor de Fischer, citado por FRANK BRADY).


"Eu queria me tornar Campeão Mundial e a esse respeito a escola não podia me ajudar em nada. É melhor ser um dos jogadores mais fortes do mundo do que mais um entre os milhares com um diploma." (FISCHER)



(Faltam 23 dias para o Aberto do Brasil - VIII Memorial Bobby Fischer.
Consulte o Regulamento na coluna ao lado.)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Torneio de Esperança - Atenção aos prazos!

Na próxima terça-feira, dia 28, termina a primeira fase de inscrições para o XX Torneio de Esperança, que será realizado nos dias 29 e 30 de abril deste ano, sob a direção e organização de Joaquim Virgolino. Serão 6 rodadas, sendo 3 em cada dia, no ritmo de 1 hora nocaute, com 5 mil reais em prêmios. A prova tem o apoio do Vereador pessoense Luís Flávio Paiva, que dá nome ao Troféu de Campeão do torneio. As inscrições até o próximo dia 28/02 desfrutam de valor diferenciado e garantem, como brinde,  uma camiseta do evento,  para os 30 primeiros inscritos. Depois desse prazo as inscrições prosseguem, porém sem esses atrativos. Serão apenas 80 vagas, razão porque os interessados devem procurar garantir sua vaga com antecedência. Há isenção de taxa para GM's  e MI's e para os MF's a taxa é de 50 reais. Os jogadores que efetuarem sua inscrição devem comunicar ao diretor do torneio, para constarem no rol oficial de inscritos, informando também o número de sua camiseta.  Os contatos de Joaquim Virgolino são 83-996026144 (celular) e rjfischer64@gmail.com (e-mail).

Terao é Tri!

Juliana Terao, Tricampeã Brasileira! (Foto: Claudia Aquino)
Ela era o maior Elo da prova e não deu chances às suas adversárias, vencendo hoje com ampla folga a Final do Brasileiro Feminino de 2016, título já conquistado com uma rodada de antecedência! Estamos falando da WIM paulista Juliana Terao, que chega, assim, ao tricampeonato brasileiro (2012, 2015, 2016). A competição, organizada pela FEXERJ e CBX, aconteceu no Clube de Xadrez Guanabara, no Rio de Janeiro, e contou com 10 participantes, tendo sido, pela primeira vez, disputada com a utilização de tabuleiros DGT e transmissão ao vivo. Terao conseguiu incríveis 8 vitórias e 1 empate, somando, portanto, 8,5 pontos em 9 possíveis e colocando 2,5 pontos na frente da vice-campeã, a sua rival mais direta, a tetracampeã brasileira, WIM Vanessa Feliciano. Com seu feito, Terao, soma 21 pontos no seu Elo FIDE e, pela primeira vez, rompe a casa dos 2300, chegando a 2311, um recorde para uma enxadrista brasileira! No embate contra Feliciano, pela 5ª rodada, Terao levou a melhor. Completou o pódio da Final, na 3ª posição, Vivian Heinrichs, única que não  perdeu para a campeã, com ela empatando na 6ª rodada. Não deixa de ser curioso notar que uma semana atrás tivemos como campeão brasileiro o paranaense Everaldo Matsuura, que, assim como Juliana Terao tem traços físicos orientais. Houve quem, brincando, dissesse, que, no momento, os "japas" dominam o xadrez brasileiro! Ambos estarão numa mesma competição, em março próximo, disputando o Aberto do Brasil de Poços de Caldas. Parabéns a Terao por mais essa conquista.

VIII Memorial Bobby Fischer - Faltam 24 dias!



"Ele sempre ficava quieto e desinteressado nas aulas. Ocasionalmente tirava de seu bolso um tabuleiro e montava algumas partidas. Invariavelmente era pego pelo professor que dizia: - 'Fischer, não posso forçá-lo a prestar atenção na aula e não posso evitar que você jogue xadrez. Mas eu lhe imploro, por favor, jogue sem o tabuleiro.' Bobby então educadamente colocava o tabuleiro no bolso e ficava em absoluto silêncio, e todos nós sabíamos, inclusive o professor, que ele estava jogando as partidas em sua mente'" (Depoimento de um colega de classe de Fischer, citado por FRANK BRADY).


(Faltam 24 dias para o Aberto do Brasil - VIII Memorial Bobby Fischer.
Consulte o Regulamento na coluna ao lado.)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

VIII Memorial Bobby Fischer - Faltam 25 dias!

"Enquanto muitos jogadores encontram dificuldades em controlar suas emoções, avaliando de forma ultra-otimista suas chances no ataque ou ultra-pessimista na defesa ou posições difíceis, Fischer de certo modo consegue permanecer invariavelmente objetivo. Eu conheço alguns jogadores bem mais experientes, que não conseguiram essa objetividade em nenhum momento das suas carreiras, para não dizer em idade tão jovem". (ROBERT BYRNE)

(Faltam 25 dias para o Aberto do Brasil - VIII Memorial Bobby Fischer - Consulte o Regulamento na coluna ao lado.)

Arte de Pensar - Resultado do Ativo

Aconteceu no último sábado, no Clube de Xadrez Arte de Pensar, em João Pessoa, o I Ativo Rápido Top (U200), no ritmo de 10'+5'', em 6 rodadas. A competição contou com 11 participantes. Os três primeiros foram, Antônio Dutra, Ubirajara Barros e Genildo Gomes. A seguir, fotos do evento.









domingo, 19 de fevereiro de 2017

Minha homenagem a Bronstein!




Sempre tive e continuo tendo o maior respeito pelo GM ucraniano David Bronstein(foto), nascido no dia 19 de fevereiro de 1924. Hoje comemora-se o seu aniversário de nascimento. Além de um grande jogador foi um excelente  autor de livros. Considero (e não estou sozinho) o seu livro El Ajedrez de Torneo (Zurich 1953 - Candidatos) o mais importante dos livros de xadrez escritos até hoje. Dos muitos sonhos que ainda possa ter, um deles é traduzir esse livro para nossa língua e vê-lo publicado, tal a importância que ele me merece. Tenho a sorte de ter um exemplar em espanhol, numa 1ª edição de maio de 1984. Bronstein morreu em 2006, aos 82 anos.

VIII Memorial Bobby Fischer - Faltam 26 dias!


"Gênios como Beethoven, Leonardo da Vinci, Shakespeare e Fischer nascem da cabeça de Zeus. Eles são geneticamente programados e sabem, antes de ser explicado a eles, o que é o que. Sobre Bobby Fischer, talvez eu possa usar as palavras que foram ditas sobre Franz Schubert: 'Ele aprendeu com o próprio Deus!'" (JACK COLLINS)


(Faltam 26 dias para o Aberto do Brasil - VIII Memorial Bobby Fischer - Consulte o Regulamento na coluna ao lado.)

sábado, 18 de fevereiro de 2017

VIII Memorial Bobby Fischer - Faltam 27 dias!

"A primeira vez que vi Fischer foi no início dos anos 50. O centro das atenções era um garoto de uns dez anos que enfrentava um dos jogadores mais fortes do clube. Os espectadores, também experientes jogadores, toda hora faziam algum tipo de comentário e sugeriam seus lances. Lembro-me bem, quando esse garoto que vestia jeans e camiseta, exigiu em voz alta: 'Por favor! Isso é uma partida de xadrez! Aqui se joga xadrez' E os 'comentaristas' grisalhos obedientemente se calaram." (...) Quando estava no auge da fama, perguntaram a Bobby o que era preciso para a máxima penetração nos segredos do xadrez e ele respondeu: 'Concentração máxima e amor ao jogo'." (FRANK BRADY)


(Faltam 27 dias para o Aberto do Brasil - VIII Memorial Bobby Fischer. 
Consulte o Regulamento na coluna ao lado.)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

VIII Memorial Bobby Fischer - Faltam 28 dias!


"Fischer talvez seja a figura mais envolta em mito no xadrez. Mesmo assim, eu tentei pintar um quadro objetivo, tendo estudado a surpreendente carreira desse grande jogador "no microscópio". Ele abandonou o jogo aos 29 anos, e somente realmente jogou por dez anos, mas conseguiu fazer mais no xadrez no que qualquer outro!" (KASPAROV)

(Faltam 28 dias para o Aberto do Brasil - VIII Memorial Bobby Fischer - Consulte o Regulamento na coluna ao lado.)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

VIII Memorial Bobby Fischer - Faltam 29 dias!


"Fischer colocou o xadrez em base profissional. Ele foi o primeiro verdadeiro profissional de xadrez! Eu não quero dizer que aqueles que vieram antes dele eram amadores, mas no xadrez soviético, com o apoio do Estado, reinava o espírito do coletivismo, ao passo que Fischer lançou as bases para o profissional individual." (KASPAROV)


(Faltam 29 dias para o Aberto do Brasil - VIII Memorial Bobby Fischer - Consulte o Regulamento na coluna ao lado.)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

VIII Memorial Bobby Fischer - Faltam 30 dias!


"Não é por acaso que mais tenha sido escrito sobre Robert James Fischer (nascido em 9 de março de 1943) do que sobre qualquer outro jogador: a revolução criada por ele é comparável com a revolução de Steinitz! No interregno de um período de cem anos não ocorrera uma ruptura assim no xadrez." (KASPAROV)


(Faltam 30 dias para o Aberto do Brasil - VIII Memorial Bobby Fischer - Consulte o Regulamento na coluna ao lado.)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Matsuura é Campeão!

GM EVERALDO MATSUURA - BICAMPEÃO BRASILEIRO (1991/2016) (Foto: Cláudia Aquino)

Como diria o locutor famoso, haja coração! Quando tudo parecia caminhar para o cenário mais provável, um resultado não muito esperado na partida derradeira da Final do Brasileiro consagra Matsuura como o mais novo Campeão Brasileiro! Expliquemos! O confronto entre Matsuura e Krikor terminou num empate em 32 lances, por repetição de lances, provocada pelo primeiro jogador, já que o condutor das negras já havia recusado essa tentativa de dividir o ponto, pouco antes, quando evitou repetir posição por três vezes. Ou seja, mesmo precisando vencer o jogo para não depender do resultado de Fier, Matsuura não forçou contra Krikor, contentando-se com o empate. Com isso, todas as 6 partidas entre GM's nessa Final terminaram em tablas! Estava, pois, aberto o caminho para Fier ficar com o título, como antes se projetara. Afinal, por mais respeito que merecia Quintiliano, ele não havia conseguido tirar ponto de nenhum dos 3 GM's na prova. Uma vitória de Fier e a taça seria sua. A partida foi tensa, com os 4 cavalos (e torre para cada um) lutando abertamente no meio-jogo, cujo pequeno deslize para qualquer lado poderia ser fatal. Num final igualado, Fier tentou forçar, mas não teve jeito. O improvável aconteceu! O empate nesse jogo deu o título ao GM Everaldo Matsuura que, assim, chega a sua 2ª conquista do Campeonato Brasileiro (a 1ª aconteceu em Bebedouro (SP), em 1991). Mesmo que no final o título não tenha dependido diretamente de suas próprias forças, é inegável que a taça tenha ficado em boas mãos. Foram 6 vitórias iniciais, seguidas de 5 empates, o que lhe rendeu 8,5 pontos! Campanha em números idêntica a de Fier, que fez de ambos os únicos invictos da competição. Talvez um dos fatores que credencia Matsuura mais merecedor da conquista foi o fato de ter ele praticamente liderado o evento do começo ao fim. A definição final no critérios de desempate apenas fez justiça a esse grande desempenho do mais novo campeão brasileiro. Nós, da Paraíba, que já tivemos a honra de recebê-lo em 2016, no Aberto do Brasil - VII Memorial Bobby Fischer (competição vencida também por ele), ficamos especialmente felizes com seu título. Parabéns, Matsuura!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

FPBX promove Simultânea em favor de Ibernon!

Ibernon Luís (Foto: Xadrez Potiguar)
Nos últimos dias, todos nós da comunidade enxadrística brasileira, e em especial do Nordeste, recebemos a notícia, por meio dos parceiros do site Xadrez Potiguar, de que o médico Ibernon Luís, figura das mais queridas em nosso meio, encontra-se acometido de um glioma e se submetendo a um tratamento bastante dispendioso em São Paulo. Como parte desses cuidados, faz-se necessária a aquisição de uma cadeira de rodas, no valor de 3.500 reais. Os seus amigos enxadristas logo se mobilizaram para tentar ajudar Ibernon, lançando uma campanha para arrecadar fundos com esse propósito. Nós, aqui do Reino de Caíssa, também aderimos a essa iniciativa e pedimos a todos aqueles que puderem colaborar, que depositem qualquer quantia na conta bancária indicada no final desta matéria. 

E como parte dessa rede solidária, a Federação Paraibana de Xadrez (FPBX), na pessoa de seu Presidente, Petrov Baltar, em ação conjunta com o Clube de Xadrez Miramar, do MF Francisco Cavalcanti, estará promovendo uma Simultânea com este, MF Francisco Cavalcanti, nesta próxima sexta-feira, a partir de 15 horas, no referido Clube, cuja arrecadação total com as inscrições, no valor de R$ 30,00, será integralmente revertida em favor de Ibernon Luís.  

Quem puder participar, terá a oportunidade de ajudar o amigo potiguar da melhor maneira que pode um enxadrista: jogando xadrez! Pedimos permissão às demais Federações de Xadrez, notadamente, do Nordeste e, mais especificamente daquelas com quem mais interagimos (Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Bahia), a fim de sugerirmos que também promovam eventos dessa natureza, se possível for, com vistas a reforçar essa rede de solidariedade em prol do nosso Ibernon Luís, a quem desejamos plena recuperação e um retorno como sempre animado ao universo das 64 casas. Gens una sumus!

Dados bancários:
IBERNON LUÍS DA SILVA FILHO
Caixa Econômica Federal
Agência 0560 - Operação 001 - Conta  22.680-0
CPF: 069.570.994-15

Sai Matsuura, entra Fier!

Fier vence Iack e se torna favorito ao título! (Fonte: CBX)
Algo incrível aconteceu nessa Final do Brasileiro... Depois de uma sequência avassaladora de 6 triunfos consecutivos, Matsuura não encontrou mais o caminho da vitória, empatando as 4 partidas seguintes e, aquilo que parecia o mais provável, perdeu força agora, a uma rodada do fim da competição. Com o empate de hoje contra o MF Ivan Nogueira, Matsuura não está mais sozinho no primeiro lugar do Campeonato, já que Fier venceu o MI Iack Macedo, com um golpe tático de efeito, e se igualou ao líder com 8 pontos. Os 2 GM's são os únicos invictos da prova até aqui. Eis que de repente, sai Matsuura e entra Fier, como o principal favorito ao título. A razão é simples. Se a lógica não nos pregar uma peça, a rodada final, amanhã, a partir das 9 horas, tem um prognóstico muito claro. Fier enfrenta o MI Renato Quintiliano, que até o momento, juntamente com os MF's Rafael Figueiredo e Carlos Henrique Pinto foram os únicos que não pontuaram contra os GM's. As chances de vitória de Fier, portanto, são notórias, ainda que conduzindo as negras. Já Matsuura enfrenta ninguém menos do que o GM Krikor Mekhitarian e, embora, jogando com as brancas, precisará superar não só seu adversário, mas também uma estatística curiosa: nos confrontos entre GM's nesse evento, todas as partidas foram empates! Registre-se, desde logo, que foram todas elas bem disputadas, sem indício de camaradagem recíproca entre os colegas de titulação máxima. Basta ver, a propósito, a partida de hoje entre Krikor e El Debs, na qual houve muita luta, com o primeiro jogador sacrificando material em troca da iniciativa, que, no final, resultou mesmo num empate amargo para ambos, dado que suas chances de título, embora existam, são já remotas. Resumindo, vemos Fier como novo favorito ao título, embora Matsuura jogue por uma vitória contra Krikor para se tornar campeão! Seria a única vitória de um GM contra o outro e viria no momento decisivo. De fato, esse Brasileiro já estará marcado pelo emoção até o último minuto. Acompanhe pelo chess-results (link), ou pelo site www.chess24.com.


domingo, 12 de fevereiro de 2017

Torneio na Sucaçaí - Sucesso!

Reunidos, 13 dos 16 participantes do Torneio Sucaçaí/Reino de Caíssa
(na foto também João Tejo, que visitou a Sucaçaí durante a prova)

O torneio de xadrez blitz em homenagem aos 8 anos do blog Reino Caíssa, realizado neste domingo na agradável e aconchegante lanchonete Sucaçaí, em Campina Grande, foi um sucesso! Reunindo boa parte dos melhores nomes do xadrez paraibano, a competição teve 7 rodadas duplas, o que totalizou 14 confrontos para cada jogador. Ou seja, cada participante enfrentou 7 adversários, jogando 2 vezes em sequência contra cada um deles, no ritmo de 5'+5'' ou 10', a critério dos contendores! Confira na tabela de classificação final abaixo, quais foram esses embates e os respectivos resultados. Foi mesmo uma maratona de xadrez, que agradou em cheio, pelas boas disputas envolvidas. O campeão foi Rafaell Wanderley, que garantiu a permanência da taça em Campina Grande, em meio ao seleto grupo de pessoenses que aportou por lá, disposto a brigar a valer pelo título. Rafaell somou 11,5 pontos em 14, conseguindo abrir 2 pontos de vantagem no resultado final, o que lhe assegurou assim o topo da tabela, de forma incontestável e merecida. O jovem Luís Antônio Tomás fez as honras do xadrez pessoense e chegou em segundo lugar, com 9,5 pontos, tendo inclusive batido o campeão por 2x0 na 2ª rodada. Estes foram, a propósito, os únicos reveses de Rafaell no torneio. Completou o pódio, Rondinelle Pessoa, com 9,0 pontos. A seguir, trazemos fotos do evento, deixando, por fim, nossas congratulações ao casal Mônica/Evandro, proprietários da Sucaçaí, pela excelente receptividade e organização deste que foi um agradável e marcante torneio do xadrez paraibano.


P.S.: A Sucaçaí, num gesto fraterno com o Editor deste blog, Fernando Melo, está disponibilizando nas suas dependências o livro deste, O escudeiro de Caíssa, recém lançado. Assim, os interessados, de Campina Grande e adjacências, têm agora essa alternativa também para adquirir a obra de Melo, ao preço promocional de R$ 20,00. A lanchonete localiza-se na Rua Otacílio Nepomuceno, 1251-D, Catolé, nas proximidades da Rodoviária e por trás do Boulevard Shopping.




































Brasileiro esquenta na reta final!

Iack segura Matsuura, no Gambito Benko! (Fonte: CBX)
A Final do Brasileiro chega a sua reta final e, faltando apenas 2 rodadas, os 4 GM's na prova, e somente eles, têm chances de se sagrarem campeão! A diferença que separa o primeiro, Matsuura, do quarto, Krikor, é de apenas 1 ponto. Fier, em segundo, está a mero 0,5 ponto do líder. Já El Debs, o terceiro, precisa tirar um ponto cheio nessas rodadas finais e torcer para tropeços dos seus pares, a fim de levar a taça. Na 9ª e antepenúltima rodada, realizada hoje, Matssura foi surpreendido pela força do Gambito Benko do MI Iack Macedo e só conseguiu empatar, não fazendo valer um natural favoritismo que trazia, em função de sua maior titulação e de seu desempenho nessa Final. Com isso, perdeu a chance de ampliar sua vantagem para Krikor, até então seu rival mais direto na briga pelo título, que perdeu para o MF Paulo Jatobá, numa partida inspirada do mestre baiano. Fier venceu o MN Andrey Neves e agora ver crescer suas possibilidades de título, pois, como foi dito, tem somente meio ponto atrás de Matssura, que ainda vai topar com Krikor na última rodada. Fier enfrenta Iack amanhã e precisa vencer para não descolar do líder, mas precisa ter cuidado, pois o potiguar não deixou os GM's El Debs e Matsuura ganharem nas duas últimas rodadas, empatando ambas! A propósito, vale registrar que Matsuura obteve só empates nas 3 últimas rodadas, depois de emplacar 6 vitórias seguidas na competição... A 10ª rodada será às 15 horas desta segunda-feira. Acompanhe pelo chess-results (link), ou ao vivo pelo site www.chess24.com.



Melo lança livro no Clube Miramar!

Melo autografa O Escudeiro para Céu
O jornalista e editor deste blog Fernando Melo, lançou seu livro O escudeiro de Caíssa, na tarde de ontem, sábado, no Clube de Xadrez Miramar, de propriedade do MF Francisco Cavalcanti. O evento contou com visitantes e convidados que prestigiaram o acontecimento, dentre os quais o Vereador Luís Flávio Paiva, o MF Luismar Brito, Arthur Olinto, Maria do Céu, Sílvio Sá, Ana Sá de Melo e Fábio Jales. Na ocasião, Melo proferiu discurso sobre o seu livro e concedeu autógrafos, para aqueles que fizeram questão de adquirir seu exemplar. Na movimentada tarde no Clube de Xadrez Miramar aconteceram também homenagens a Edson Ferreira, o Major, recém falecido, e o Torneio Rei Momo, realizado em 6 rodadas, com Fábio Jales sagrando-se campeão, após obter 5 pontos e chegar isolado em primeiro lugar. O vice-campeão foi o jovem João Felipe e, completando o pódio, Petrov Baltar, em terceiro lugar. A competição contou com 13 participantes. Confira a seguir fotos deste que foi um significativo momento de celebração do xadrez em nossa cidade.

P.S.: Os interessados em adquirir o livro de Fernando Melo, O Escudeiro de Caíssa, podem enviar e-mail para melofernandoantonio@gmail.com (Fernando Melo) ou para samelojp@gmail.com (Fernando Sá), informando nome e endereço completo, para que seja calculado o custo do envio postal e a forma de pagamento. O livro tem uma edição limitada e possui um preço promocional de R$ 20,00.