domingo, 3 de dezembro de 2017

Faltou chamar Fischer ....!

O excesso de respeito ao adversário me tirou a chance, mesmo remota, de ganhar a primeira partida do meu match na Semifinal da II Copa Caldas Vianna, frente a Luiz Antonio Tomaz.  

Eu não posso a toda hora está chamando Fischer, pois corro o risco de nunca mais ele aparecer. Mas, se eu tenho visto o lance ... Tb2, teria sacrificado o meu Cavalo. Ocorre, porém, que Tomaz já tinha visto essa variante e não aceitaria o meu sacrifício, o que me levaria a ganhar qualidade e ficar bem na partida. 

Vejamos os lances:
Tomaz x Melo = 1.e4 d6 2.d4 Cf6 3.Cc3 g6 4.Cf3 Bg7 5.h3 0-0 6.Bg5 c6 7.Dd2 Cbd7 8.0-0-0 b5 9.Bd3 b4 10.Ce2 Da5 11.Rb1 Ba6 12.Ba6 Da6 ?!  (Este lance merece análise. Estaria certo eu jogar ... Ce5!?) 13.Cg3 Tab8 14.Bh6 c5 15.Bg7 Rg7 16.e5 Cd5 17. Dg5 nesse momento eu devia ter jogado 17. ...Cc3+ e Tomaz não podia tomar meu Cavalo sob pena de levar mate, já que eu tinha o lance "fischeriano" Tb2, bem próximo, mas que não vi! 

O fato curioso é que enquanto analisava a posição, eu sentia que tinha algo nela e que podia me ser favorável, mas não vi o forte  ...Tb2 ao meu favor. Será que Fischer viria para me ajudar? Certamente que sim, mas eu não posso está abusando dessa generosidade. O fato é que perdi essa primeira e a segunda foi empate de comum acordo.

Assim, sendo Tomaz é finalista junto com Marcos Valério, uma vez que este foi informado de que Fabson Palhano desistiu de jogar a Semifinal por razões particulares.
Luiz Antonio Tomaz
Marcos Valério










Dia 16 de dezembro, um sábado, na Câmara Municipal de Juripiranga iremos saber o vencedor da II Copa Caldas Vianna 2017, que terá garantido uma das oito vagas da Final dos Candidatos de 2018.
A delegação para essa Final está formada pelos dois jogadores Valério e Tomaz, Fernando Melo (diretor), Ivanilsom Pereira (árbitro) e Genildo Gomes (observador da FPBX), quando será recebida pelo prefeito da cidade Paulo Dália. Serão quatro partidas, com meia hora nocaute. A primeira começa às 10 horas. (FM)

7 comentários:

  1. Essa partida será uma de minhas favoritas pro resto da vida, por todas as grandes lições que ela me ensinou! Muito obrigado pelo jogo, mestre Fernando! Abraços, Luiz Tomaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite! As partidas da final será aberta para quem quiser da populacao ir ver ou será fechado? Desde já agradeço a resposta! Obrigado!!

      Excluir
    2. O embate de quatro partidas, começando às 10 horas, será aberto ao público.

      Excluir
    3. Ola, boa noite! Queria saber se há ideias de projetos (torneios, aulas, algo do tipo) para também ser realizado aqui em Juripiranga, após o torneio do dia 16. Algum tipo de parceria com a Prefeitura ou sem parceria mesmo...
      Sou enxadrista e se for haver, quero está participando.
      Desde já agradeço! Muito Obrigado!

      Excluir
  2. Fischer teria jogado a segunda até a morte!!!

    ResponderExcluir
  3. Mestre Tomaz! Sua reação à nossa partida me enche de entusiasmo. Agradeço as suas análises após a partida, indicando que eu teria boas chances de vitória tivesse sacrificado meu cavalo e que mesmo não sendo aceito, seria um lance forte. O nosso amigo Fagner Lima me disse que consultou o computador e esse acusou ser um lance muito forte.
    Mestre João Leite! Você tem razão. E certamente ele não teria perdido a primeira, como perdi, pois teria VISTO o lance que não vi.

    ResponderExcluir
  4. Só uma justificativa para minha desistência, estou com viagem já marcada com toda logística pronta para Gramado com a família, a Final da Copa coincidiu, sendo assim, não joguei a semifinal, pois caso vencesse, não poderia jogar a final e atrapalhar toda logística que a Federação Paraibana e o Prefeito de Juripiranga prepararam para este grande evento. Fabson Palhano

    ResponderExcluir