quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Piatigorsky - a favorita de Caíssa!

Por Fernando Melo

O  xadrez é muito rico e quanto mais pesquisamos mas encontramoss historias fantásticas. Hoje queremos falar um pouco da Sra. Jacqueline Rebecca Louise Piatigorsky, (nascida Rothschild), nascida em Paris, no dia 6 de novembro de 1911 e faleceu nos Estados Unidos, onde naturalizou-se, no dia 15 de julgo de 2012, tendo vivido 100 anos! Foi uma mulher além do seu tempo. Autora, escultora, tenista, patronesse das artes e do xadrez franco-americano e MI de xadrez!

Amiga pessoal de grandes exandristas, a exemplo de Bobby Fischer,, Boris Spassky, Paul Benko, Tigran Petrossian, Paul Keres, amiga portanto de muitos outros Grandes Mestres que pontifcaram no século passado. Como jogadora, entre outros torneios, Jacqueline participou das Olimpíadas de 1957 e ganhou a Medalha de Bronze. Foi ela quem ajudou a organizar o match entre Samuel Reshevsky e Bobby Fischer, em 1961, e o Torneio Piatigorsky Cup, a competição mais forte nos Estados Unidos, desde o Torneio de Nova York de 1924.

Ela casou-se com o lendário violoncelista Gregor Piatigorsky, em 1937. Eles fugiram psra os Estados Unidos na esteira, da eventual invasão nazista Uma vez em Los Angeles, fez muito pelo xadrez, principalmente no apoio aos joevsns, financiando torneios e viagens, numa época em que era raro torneios juvenis. Vamos completar este artigo, com algumas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário