terça-feira, 9 de agosto de 2016

Fischer no US Champ - 8

Por Fernando Melo

No período de 12 a 30 de desembro de 1966 foi realizado mais um Campeonato dos Estados Unidos, onde Fischer voltou a ganhar e desta vez com 2 pontos na frente do segundo colocado. Ganhou invicto com 8 vitóriass e 3 empates, totalizando 9,5  em 11 possíveis! Era este então o oitavo campeonato que ele ganhava sucessivamente! Depois deste, Fischer não jogou mais o Campeonato

Fischer jogou 5 vezes com as brancas, usando em todas o seu favorito 1.e4 e com as negras jogou 6 vezes e, curiosaamente, não enfrentou nenhum 1.d4,  Quem não fez boa campanha neste campeenato foi Reshevsky, termiando em 9º lugar com 4,5 pontos e tendo sofrido 4 derrotas. Alias, fora Fischer, todos os demais perderam partidas.

Como podemos notar a superioridade de Fischer diante dos seus colegas norte-americanos se fazia notar facilmente. Mas, por que então ele jogava este campeoanto todos os anos. Uma das razões é que ele mantinha-se assim em primeiro tabuleiro quando tivesse Olimpíadas e tinha vaga garantida nos Interzonais. Tanto isso é verdade que ocorreu um episódio em 1970, quando Fischer não jogou o Campeonato do seu país, do ano anterior, e não podia jogar o Interzonal de Palma de Mallorca. A Federação americana fez uma manobra, "comprou" o passe de Paul Benko, e a sua vaga foi ocupada por Fischer, que foi para Palma de Mallorca e ganhou o Interzonal com 3,5 pontos na frente do segundo lugar!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário