segunda-feira, 11 de julho de 2016

44 anos depois!

Por Fernando Melo

Hoje, 11 de julho, é uma data especial para quem acompanha os passos de Bobby Fischer. Foi nesta data, no ano de 1972, portanto 44 anos atrás, que teve início na cidade de Reyklavik, Islândia, o Mundial de Xadrez, reunindo o então campeão do mundo, o soviético Boris Spassky, e o seu desafiante, o norte-americano Bobby Fischer.
Sem favor, a história regista esse match como o mais importante dos realizados até hojel O grande interesse da grande mídia internacional, por conta, evidentemente da vigente Guerra Fria, fez com com o xadrez tomasse uma proporção de publicidade nunca visto até então. O xadrez tornou-se, graças a esse embate, um esporte popular nos Estados Unidos, tal foi o número de novos aficionados. Qualquer pessoa, que mesmo nunca tenha visto um tabuleiro de xadrez armado, sabia quem era Bobby Fischer. Os meios de comunicação, na época que não havia a internet, mas jornais e televisão, não se cansavam em dar divulgação ao Match do Século.
E foi assim mesmo, foi um encontro emocionante, do começo ao fim. Terça-feira, 11 de julho de 1972, às seis da tarde em Reykjavik, o árbitro alemão Lothar Shimidt, aciona o relógio de Spassky e este joga 1.d4. Apesar de ser um contumaz jogador de 1.e4 (assim como Fischer), Spassky também jogava este lance, usando contra o próprio Fischer, em Santa Monica em 1966 e na Olimpíada de Siegen em 1970.A partida continuou e Fischer usou a Defesa Ninzoindia.
Todos nós sabemos o desfecho desta partida que hoje aniversaria. No movimento 29, Fischer toma um peão envenenado e perde seu bispo da Dama em troca de dois peões. Esse erro grave deu a derrota a Fischer, que teve de abandonar a partida no lance 56. Lutou bastante ainda, mas em posição inferior, por conta do erro do lance 29. E no dia 31 de agosto daquele ano, o match chega ao fim, após 21 partidas, com o resultado favorável a Fischer, de 12,5 a 8,5! 

3 comentários:

  1. A cópia da súmula da partida do século na capa da revista Jogo Aberto:

    http://ajedrezlaluchacontinua.blogspot.com.br/2016/07/revista-jogo-aberto-n-12-maio86.html

    ResponderExcluir
  2. Foto histórica que expressa bem as diferenças entre o campeão e o desafiante.

    ResponderExcluir
  3. Foto histórica que expressa bem as diferenças entre o campeão e o desafiante.

    ResponderExcluir