sexta-feira, 17 de junho de 2016

Uma rocha chamada Petrosian!

Por Fernando Melo
Petrosian (e) frente a Botvinnik ,em 1963

Ele viveu apenas 55 anos, mas seus feitos no tabuleiro o credenciam a ocupar a primeira fila dos grandes jogadors de xadrez de todos os tempos. Ter jogado match com Botvinnik, Spassky e Fischer já é suficiente para termos idéia de sua força. E que força. Era difícil, muito difícil, bastante difícil derrotá-lo. Estamos falando do GM Tigran Petrosian, nascido na Georgia no dia 17 de junho de 1929, sendo hoje, portanto, o seu aniversário de nascimento, quando faria 87 anos.

Foi campeão do mundo em 1963, quando destronou Botvinnik por 12,5 a 9,5 Tres anos depois, foi desafiado por Boris Spassky, Petrossian voltou a manter seu título de campeão do mundo vencendo por 12,5 a 11,5. E, finalmente, após mais três anos, em 1969, Spassky volta a desafiá-lo e desta vez destrona Petrosian por 12,5 a 10,5. Como podemos constatar eram embates longos com muitas partidas, diferentemente de hoje, que chega no máximo pela metade.

Jogando de negras, era dificil Petrosian perder uma partida. Vejamos um exemplo que pincei ao longo de sua vida, jogando a Defesa Francesa, Variante Tarrasch. Foram 53 partidas, com 2 derrotas, 9 vitórias e 42 empates! Juntando esta Variante Tarasch com as demais Variantes da Francesa, foram 139 partidas, sendo 16 derrotas, 39 vitorias e 84 empates! Era mesmo uma pedreira, uma rocha derrubar o Mestre Petrosian! Que seu espírito esteja em paz na "Colonia de Caissa", onde deve estar jogando com Botvinnik e Fischer partidas amistosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário