domingo, 5 de junho de 2016

Embate Carlsen x Caruana



Magnus Carlsen (2855), primeiro do mundo, e Fabiano Caruana (2804), terceiro do mundo, já se enfrentaram 34 vezes, em jogos clássicos, rápidos e blitz desde 2010 até este ano de 2016. Nos embates dos dois, temos o seguinte resultado;  16 a 7 com 11 empates a favor de Carlsen. No clássico, Carlsen tem um escore a favor de 8 a 5 com 10 empates.

3 comentários:

  1. Olá, Sr. Fernando. Descobri seu blog há dois meses, e confesso que venho lê-lo aqui quase todos os dias da semana, eu não comentava antes por estar sem usar essa minha conta por algum tempo. Seus textos, bem como esse trabalho em geral, realmente me inspira "pela trajetórias de nós mortais no reino da deusa Caíssa", como o Sr gosta de falar. Eu tenho até um grande problema em começar leituras e não terminar, mas para se ter uma ideia, sua séries de 30 posts sobre o Bobby Fischer foi algo que consegui ler em dois dias. E foi uma leitura ainda mais emocionante quando eu parava ela para abrir rapidamente o PGN do Fischer e ver de maneira rasa -- já que espero olhar com mais calma futuramente -- alguns dos embates dele com o Rashevsky (http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1008376), a maneira que vitimou Taimonov, e como partiu para a muralha virtualmente invencível que foi Petrosian.

    Embora eu, sempre tenha na minha mente, que em no máximo três anos, Anatoly Karpov venceria Fischer. Se não o próprio Kasparov. Já em 92, quando Fischer retornou, eu já não teria dúvidas da força dele perto de Kasparov. E no fundo ele reconhecia isso, mas esquivava dizendo "Ah, esses jogos dos dois foram armação", mas não se empenhava em "acabar com essa farsa que ele dizia ser Kasparov".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter esses livros dos "Meus Grandes Predecessores", aliais, é uma das minhas principais metas nos próximos 8 anos. Os valores deles saíram muito alto no nosso mercado, enquanto que a disponibilidade desses, é realmente escassa. Estou empenhado no momento em ver se chega o "Xeque-Mate -- A Vida é um Jogo de Xadrez", feito por ele também, e estou traduzindo uma palestra dele, a passos lentos, que se o Sr depois se interessar eu posto o link do You Tube aqui quando eu finalizar. Existe muito material em inglês extremamente interessante relacionado a xadrez. Não só a movimentação das peças, mas sobre a trajetória desses grandes artistas que promoveram e melhoram o jogo no decorrer dos anos, e isso merece ser traduzido e divulgado. Do Fischer mesmo, só temos um único documentário traduzido, que é o excelente "Bobby Fischer Against the World", mas ainda há vários outros que estou descobrindo e estudando como legendar aos poucos.

      Força e honra.

      Excluir
  2. Bom trabalho Ozymandias Realista, Fischer merece!

    ResponderExcluir