segunda-feira, 23 de maio de 2016

Descobrindo talentos !

Por Fernando Melo

Mateus(E) com o irmão Felipe e o Paladino
 do Nordsste no encerramento do Bobby Fischer 2016
A oportunidade que as crianças de hoje têm em aprender xadrez é bem diferente de antes. No meu tempo de menino, década de 50, não tinha professor e livro de xadrez era uma raridade. Computador nem se pensava e os jornais sequer falavam em xadrez. Mesmo assim aprendi, olhando os mais velhos jogando, o que acontecia acidentalmente. Tempo difícil se comparado com hoje, onde a criança além do incentivo dos pais, que é fundamental, dispõe de toda uma estrutura para facilitar o desenvolvimento do seu talento. 

Tenho alunos de várias idades, a partir os 6 anos, e vejo nas crianças - que nao deixam de ser crianças - uma oportunidade de desenvolver seus talentos. A facilidade de executar determinada atividade pode ser aprimorada com a presença de um orientador, desde que a criança  esteja disposta. Algumas vezes, são os pais que querem, e isso nao deixa de ser importante, mas é preciso que a criança esteja conectada com essa ideia. Afinal quem vai aprender é a criança.

Vejo, com otimismo, que a Paraíba pode despontar com essa nova geração. Já tivemos no passado crianças talentosas, e talvez a mais famosa delas tenha sido Italo Matias, que a gente chamava de Novinho, tão pequeno ele era. Hoje temos o Luiz Antonio Tomaz, um talento importante, considerado um forte jogador, com vitórias marcantes, mas pela falta de um incentivo maior, pode perder a motivação. Atualmente, desponta em torneios escolares e mesmo entre adultos, Felipe Guedes, um jovem promissor, que com o apoio da familia e o entusiasmo do seu professor, MF Francisco Cavalcanti, vem se apresentando com relativo sucesso, mas logo logo galgará posições que fará jus ao seu talento.

Por fim, posso afirmar que tenho um aluno de 6 anos, o caçulinha, que me cativa pelo seu interesse durqnte as aulas. Claro que é uma criança, aprende como uma criança, mas pensa em crescer, em se desenvovler. Estou falando de Mateus, que gosta de vir para as aulas e isso é a melhor demonstração de que poderá, em pouco tempo, aprimorar seus conhecimento, graças, também, ao enstusiasmo de sua mãe, que não esconde a confiança no querido filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário