terça-feira, 30 de junho de 2015

Os cardeais de Fischer!

Por Fernando Melo

Na minha juventude, quando não existia televisão e a gente era feliz, e sabia, lia-se muito, livro após livro, grandes nomes da literatura, como Machado de Assis, Honoré de Balzac, entre tantos outros. Infelizmente a literatura caissiana resumia-se ao Xadrez Básico, de Orfeu D`Agostini e aos quatro volumes de Roberto Grau. Aqui ou ali, uma notícia no jornal. E uma delas foi sobre um garoto, que despontava nos Estados Unidos, um tal de Fischer, mais conhecido por Bobby Fischer. Mais tarde, bem mais tarde, vi que o tal garoto se tornara o melhor jogador de xadrez do mundo. Tanto Machado como Balzac têm suas obras primas. Fischer tem várias partidas que podem ser consideradas assim. E uma delas nós vamos conhecer hoje, ou melhor, relembrar, embora, acredito, muitos não a conhecem por ser pouco popular. Foi jogada em Mar del Plata, em 1959 (Fischer tinha 16 anos) contra o brasileiro João de Souza Mendes.  Nessa partida, vamos conhecer a força de um par de bispos, que Fischer, com tamanha habilidade, transformou em dois fortes cardeais.



(Matéria publicada hoje na Coluna de Xadrez do 
Jornal Correio da Paraíba)

Acredite, se quiser...


...mas será verdade a surpresa que vamos lhe contar em 10/07/2015, caro leitor do Reino de Caíssa! Aguarde!
Faltam 10 dias!
Imagem: ibtimes.co.in

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Limp vence Aberto no Rio de Janeiro

O CAMPEÃO MI EDUARDO LIMP (d) (Foto: Joaquim Dedeus) 

Terminou neste domingo o Aberto do Brasil - III Taça David Borensztajn, que foi realizado na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com a presença de 81 jogadores. O campeão foi o MI Eduardo Limp (RJ), que terminou empatado com Darcy Lima, Presidente da CBX e único GM presente na prova. Ambos somaram 6 pontos, mas Limp levou a taça pelos critérios de desempate. 

O curioso é que o GM Darcy Lima, que raramente vemos jogar torneios, perdeu já na primeira rodada para o carioca Marcelo dos Santos Silva, de Elo 1989! Depois disso, o GM ganhou todas as partidas, mas a boa arrancada não foi suficiente para garantir-lhe o título. E esperando não perder o amigo, por causa da piada, não podíamos deixar de registrar que o bom e fiel vascaíno Darcy Lima acabou mesmo vice-campeão do Aberto!

Completando o pódio, em terceiro lugar, chegou o querido MI Herman Claudius, uma das lendas vivas do xadrez brasileiro, que aparece na foto jogando contra o MI Eduardo Limp, pela 2ª rodada do Aberto.

O homenageado e patrono do torneio, o carismático MN David Borensztajn também competiu e ocupou a 44ª posição, com 3,5 pontos.

Por fim vale destacar a participação dos nordestinos José Arruda Câmara (RN - 48º), Alberto Manoel Colares (PE - 32º) e Eduardo Passos Coutinho (PE - 23º), que fez um ótimo torneio, vencendo adversários bem melhor ranqueados e somando 40 pontos no seu Elo FIDE.

A classificação completa do Aberto está no chess-results (link). 

Patos realiza Circuito Estudantil


Realizado no último sábado (27) no Colégio Cristo Rei na cidade de Patos PB, a primeira etapa do Circuito Patoense de Xadrez Escolar e Universitário. O objetivo do evento foi estimular a prática enxadrística na cidade e região e contou com a participação das delegações das cidades de Belém do Brejo do Cruz-PB e Várzea-PB, representadas respectivamente através dos Técnicos Ismaelton Pereira e Isaac Soares, delegações essas que se destacaram no Circuito. O Destaque também vai para os alunos do Projeto Xadrez Jatobá, do Centro Educacional Rosa Mística e do Colégio Cristo Rei, todos da cidade de Patos-PB.

RESULTADO OFICIAL

UNIVERSITÁRIO
CAMPEÃO: ISAAC SOARES
VICE-CAMPEÃO: ISMAELTON PEREIRA

SUB 18 CAMPEÃO: MATEUS MOTA 
VICE-CAMPEÃO: DANIEL ALVES

SUB 16
CAMPEÃO: ROANDYSON TEIXEIRA
VICE-CAMPEÃ: PAULA VIVIAN
3º LUGAR: EDSON LUCAS

SUB 14 MASCULINO
CAMPEÃO: RAFAEL OLIVEIRA
VICE-CAMPEÃO: WEVERTON FERREIRA
3º LUGAR: LIZANDRO ANDRADE

SUB 14 FEMININO
CAMPEÃ: PAULA VIVIAN

SUB 12 MASCULINO
CAMPEÃO: ISAAC RENALDY
VICE-CAMPEÃO: IAGO RENAN
3º LUGAR: EBERT MEDEIROS

SUB 12 FEMININO
CAMPEÃ: SARA SOARES
VICE-CAMPEÃO: LYVIA MARIA DIAS

SUB 10 MASCULINO
CAMPEÃO: GABRIEL MEDEIROS
VICE-CAMPEÃO: RAGLAN WAYNER
3º LUGAR: HUGO LEONARDO

SUB 10 FEMININO
CAMPEÃO: YASMIN SOARES
VICE-CAMPEÃO: BRUNA LOUISE
3º LUGAR: MARIA ANTÔNIA

SUB 8 MASCULINO
CAMPEÃO: RAFAEL PORFÍRIO
VICE-CAMPEÃO: LUIZ GUILHERME

Informações enviadas por Bruno Paulo

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Após fracasso, Carlsen tranquiliza fãs!

GM Magnus Carlsen ( em sua imagem de capa no Facebook)

Carlsen foi rápido em se manifestar nas redes sociais sobre seu fraco desempenho no Norway Chess 2015, que acabou ontem, com Topalov campeão e ele, Carlsen, apenas em 7º lugar (de um total de 10 participantes), com 3,5 pontos em 9,0 possíveis. 

Nesta mesma quinta-feira, o norueguês tranquilizou seus fãs ao fazer o pronunciamento ao lado, apontando já seu próximo compromisso no xadrez e aparentemente mostrando que não se abateu tanto assim, a ponto de comprometer sua motivação para continuar em buscas de mais conquistas na sua carreira vitoriosa. Veja o que ele disse, numa tradução livre de nossa autoria:

"Terminei o Norway Chess com uma derrota para Jon Ludvig Hammer, a quem dou parabéns! Nada foi de acordo com que eu planejei nesse torneio. É extremamente frustrante não ser capaz de mostrar nada perto do que eu posso em meu país, tomando decisões durante as partidas que eu não consigo explicar nem para mim mesmo. De qualquer modo, eu não perdi a crença em minha habilidade de jogar xadrez e espero que vocês também não! Meu próximo torneio será em Saint Louis, em agosto."

Paraibano 2015 na FIDE


Conforme vemos na imagem acima, já foi feito o upload do Campeonato Paraibano 2015 para a FIDE e a movimentação de rating decorrente do torneio já vai estar refletida na relação do Elo internacional de julho próximo. O Paraibano de 2015, realizado de 4 a 6 deste mês na Fundação Casa de José Américo de Almeida, foi vencido pelo MF Luismar Brito e contou com a arbitragem principal do AR Ivanilsom Silva.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Carlsen, absurdamente, ofusca título de Topalov!

TOPALOV E ANAND FELIZES COM O EMPATE DE SALÃO, QUE DEU O TÍTULO AO BÚLGARO:
FRUSTRANTE FINAL DO NORWAY CHESS 2015 (Fonte: vídeo oficial)

Claro que existia uma expectativa para a "final" de hoje no Norway Chess, quando a tabela reservava o confronto decisivo entre Topalov e Anand, com ambos lutando diretamente pelo título do evento. Porém, o jogo frustrou todas as expectativas ao terminar empatado em apenas 17 lances em menos de meia-hora, com a partida sendo uma cópia fiel de um confronto entre Ivanchuk x Carlsen em Wijk ann Zee, segundo detectou o site do Chessbase.

Fica até a impressão de que os lances podem ter sido previamente acordados! Mesmo que não tenha sido assim, lamentamos a atitude dos jogadores, especialmente de Anand, até poupando aqui adjetivos nada lisonjeiros para ele, que nitidamente abdicou da luta franca para garantir uma confortável colocação no torneio. Topalov, na dele, aceitou de bom grado a repetição de lances, claro, sagrando-se campeão do evento.

Ante esse "papelão" dos protagonistas, a notícia do dia acabou sendo outro desastre até mais contundente. Carlsen conseguiu perder para Hammer, seu compatriota e lanterna do torneio. Essa derrota poderia ser vista até mesmo com alguma naturalidade, não fosse a esdrúxula partida jogada pelo campeão mundial. Algo inacreditável, digno de um enxadrista mediano (sem querer ofendê-lo!) e certamente a pior partida do GM Carlsen. Pela "pérola" produzida é capaz até de ele não ter conseguido jogar pior nem na sua época de MI. 

Com isso, o jovem norueguês "coroa" sua fraca performance no Norway Chess (3,5/9,0), perde 23 pontos de Elo FIDE e crava na sua biografia o mais fatídico torneio de sua rica trajetória enxadrística. 

Por que será que isso aconteceu? Terá sido algo pontual e passageiro, ou Carlsen começa a dar sinais de fadiga ante a pressão para se manter no topo? Tomara que não! Que o campeão mundial retome suas forças e volte a brilhar o quanto antes, para o bem dos súditos de Caíssa. Resta aguardar os próximos acontecimentos!



Você vai dizer: - Fala sério...


...quando souber, caro leitor do Reino de Caíssa, a surpresa que vamos contar em 10/07/2015. Aguarde!
Faltam 15 dias!
Imagem: milenar.org

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Topalov x Anand - A decisão!

Giri parou o líder e "criou " a decisão Topalov x Anand, na rodada final do Norway Chess (foto: vídeo oficial)


Quis o destino que na última rodada do Norway Chess 2015, a ser disputada amanhã, se enfrentassem Topalov e Anand, numa verdadeira decisão pelo título do torneio! Quem vencer leva o troféu. O empate é do búlgaro.

Hoje, pela penúltima rodada, Topalov não contou com a sua "amiga" sorte e foi derrotado pela primeira vez na competição, ao perder para Giri. Já Anand superou o lanterna Hammer,  com mais uma grave falha do norueguês, o que credenciou o indiano para a disputa direta do título na rodada final.

E para não deixar de falar de Carlsen, ele passou por Aronian e já ocupa o meio da tabela, não podendo obter outra posição além do 5º lugar, o que lhe será até favorável para a sequência do circuito Grand Chess Tour, depois de um começo desastroso.

Nesta quinta, portanto, o Norway Chess vai ter um confronto direto pelo título. Quem será o campeão? Vou torcer pelo indiano! E você?


Fonte: site oficial

Topalov terá sorte até o fim?

Um feliz Topalov, no centro, concede entrevista, após empatar com Caruana e se aproximar
do título do Norway Chess 2015 (Fonte: vídeo do site oficial)

O Norway Chess chega hoje a sua penúltima rodada reservando para Carlsen um papel secundário de apenas buscar diminuir o prejuízo no seu Elo FIDE e garantir uma posição mais honrosa na classificação final. Com sua boa vitória contra Grischuk e empates insossos ante Nakamura e Lagrave, nas 3 rodadas mais recentes, o campeão mundial, ao menos, largou a última posição e, com 2,5/7 pontos pode conseguir melhorar seu desempenho, se vencer Aronian e seu compatriota Hammer, nas duas rodadas finais. 

Quem brilha mesmo é Topalov, que, mesmo com uma excelente performance, ainda vem contando com uma boa dose de sorte no evento, como é próprio dos campeões! Depois de herdar uma inusitada vitória pelo tempo, contra Carlsen, na primeira rodada, ele venceu Hammer na 5ª rodada, num final fácil de tablas, em que, inexplicavelmente, seu oponente cometeu um erro estúpido, entregando o ponto de bandeja para o sortudo búlgaro.

Isolado, com 6/7 pontos, Topalov acumula +23 no Elo vivo e pode chegar ao seu recorde pessoal na próxima lista do ranking da FIDE. Ele está muito próximo do título, mas tem pela frente dois adversários diretos: Giri, com 4 pontos, e Anand, com 4,5 pontos. Quem também está na briga é Nakamura, com 4,5 pontos. Portanto, nada está decidido ainda, até a rodada de hoje. Um tropeço de Topalov pode colocar todos eles no páreo na rodada final de amanhã. Se bem que com a sorte a seu lado, as chances dos seus adversários ficam menores. Terá o líder essa aliada até o final do evento? É esperar, para ver!


Fonte: Chessbase

terça-feira, 23 de junho de 2015

E se o dia mais feliz da sua vida acabar?

Kasparov - Doctor Honoris Causa da Universidade de Saint Louis (Foto: Chessbase)

Assim questionou Kasparov no seu discurso para jovens graduandos, quando ele foi agraciado com o título de Doctor Honoris Causa, no mês passado, pela Universidade de Saint Louis, em Missouri (EUA), cidade que vem se mostrando uma parceira generosa do xadrez, com eventos como o Sinquefield Cup e o recente match de Kasparov contra Short, num breve e bem sucedido retorno aos tabuleiros do ex-campeão mundial. 

Eis o trecho em que Kasparov lança sua desconcertante indagação:

---------------
“Quando ganhei o campeonato mundial em 1985, eu tinha 22 anos e foi o maior dia da minha vida. Eu imagino que, hoje, é esta a sensação para muitos de vocês. Você é jovem, você é forte, e você tem um objetivo de longo prazo em suas mãos. Nesse dia, em 1985, aconteceu uma coisa estranha. Eu estava ali, de pé no palco, ainda com as minhas flores e medalha, a pessoa mais feliz do mundo... Quando fui abordado por Rona Petrosian, a viúva de um ex-campeão mundial dos anos 60, Tigran Petrosian.

Eu estava esperando os mais fervorosos parabéns, mas ela tinha outra coisa em mente: ‘Jovem, eu sinto pena de você’ Ela disse. O quê? Pena de mim? Pena de mim? O mais jovem campeão mundial da história, no topo do mundo? ‘Eu sinto pena de você’, ela continuou, ‘porque o dia mais feliz da sua vida acabou’ Uau, eu não podia acreditar! Mas, quando eu superei meu choque comecei a me perguntar: e se ela estiver certa? E embora eu não tivesse pensado mais sobre isso no dia da comemoração, vim a perceber que Rona Petrosian tinha me dado uma nova meta de vida: provar que ela estava errada! Agora eu percebo que ela me fez um favor naquele dia e, por isso, pergunto a vocês: E se o dia mais feliz de sua vida acabar?"
---------------

E sua reflexão faz mesmo sentido, quando se olha para sua história de vida.

Sua energia vital não esmaeceu após conseguir o ápice de sua profissão, sagrando-se campeão mundial em 1985 e mantendo-se no topo por 15 anos, quando passou a coroa  do xadrez mundial para Kramnik em 2000, vindo a se aposentar das competições em 2005.

Kasparov, a partir de então, traçou objetivos pessoais para seguir motivado em busca de outras conquistas grandiosas em sua vida, mostrando-se um sujeito vivaz e eloquente em todas as suas aparições públicas. Ainda no universo caissiano, criou a Fundação Kasparov e viajou pelo mundo, disseminando sua iniciativa de promoção do xadrez. Enveredando pela política lançou-se, outrora, como feroz opositor ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, que o levou até mesmo ao cárcere em 2012.

E apesar do poder do adversário, Kasparov segue altivo, como se nota no lançamento em breve do seu livro Winter is Coming (O inverno está chegando), onde mostra, no seu entender, as ameaças que Putin e "os inimigos" representam para o mundo  livre.

O ex-campeão mundial também procurou exercer sua liderança na cúpula do xadrez internacional, quando lançou-se candidato à presidência da FIDE, no ano passado, mas não logrou êxito. Não se duvide que ele persista no seu propósito de comandar a entidade máxima do nobre jogo

Como se nota, o incansável "Ogro de Bakú" segue sua receita de continuar buscando seus sonhos, acreditando que o dia mais feliz de sua vida pode ser uma eterna construção, traduzindo mais no caminhar, do que exatamente no ponto de chegada!

Que fiquemos então com essa lição do nosso eterno campeão mundial...

Veja nos links abaixo outras matérias sobre o discurso de Kasparov em Saint Louis:



sábado, 20 de junho de 2015

Por essa você não esperava!


Caro leitor do Reino de Caíssa: Aguarde!
Em 10/07/2015, você terá uma surpresa!
Faltam 20 dias!
Imagem: lucianoamil.com

Doriedson é campeão na AXCV!

Pódio na AXCV: Jefferson (3º), Doriedson (1º), Sá (2º)
e  Jales (1º - U1900)
Realizado nesta tarde de sábado o VII Torneio Xadrez Rápido da AXCV, disputado em 6 rodadas, de 15' KO, com a participação de 13 jogadores. O campeão foi Doriedson Lemos, que somou 5,5 pontos e terminou isolado e invicto na primeira posição. O segundo colocado, também invicto e sozinho no posto, chegou Fernando Sá, com 5 pontos. Quem completou o pódio foi Jefferson Pereira, terceiro com 4 pontos e igualmente sem companhia na posição. O melhor U1900 foi Fábio Jales, com 3,5 pontos, sendo mais um que terminou isolado na classificação obtida.

Todos eles receberam premiação em dinheiro, com base na arrecadação obtida com as inscrições no torneio.

O destaque da prova foi a participação, voluntária e motivada, de Fernando Melo, que, depois de longo período sem jogar torneios, desfilou sua Bird e se saiu bem, ocupando o meio da tabela de classificação final (ver quadro abaixo).


O pior momento da carreira de Carlsen?

Carlsen perde de novo no Norway Chess, dessa vez para o "velho conhecido" Anand (foto: Chessbase)

Esse é muito provavelmente o pior momento da carreira de Carlsen, ao menos enquanto na sua condição de principal nome do xadrez mundial! Depois de empatar com Giri na terceira rodada do Norway Chess, na última quinta-feira, quando perdeu um fantástico, mas dificílimo, lance ganhador na jogada 38 (Bf7+!!), ontem foi a vez de Carlsen sucumbir no torneio, desta vez contra seu velho conhecido de finais de mundiais, o indiano Anand, que jogou o "fino" para bater a Ruy Lopes do norueguês. E vale destacar que foi Carlsen, e não Anand, que fugiu do Muro de Berlim, deixando a sensação de que ele pode ter sentido o baque de sua derrota para Caruana, nessa linha de jogo.

Foi o terceiro revés do campeão mundial em quatro rodadas, o que levou o Chessbase a questionar, em sua última matéria sobre o evento, se estaríamos vivendo o Armageddon! Decerto que não é para tanto, mas surpreende como nunca um desempenho desses do astro norueguês, apesar do alto nível dos seus oponentes, todos da elite do xadrez internacional. 

Interessante a percepção da mídia especializada, chamando a atenção para o fato de que Carlsen parece viver a "maldição norueguesa" posto que não consegue brilhar quando joga em seus domínios. Assim foi nas 2 últimas edições do Norway Chess e na Olimpíada de Tromso, em 2014.

A dúvida é saber o que esperar de Carlsen para a 5ª rodada do Norway Chess, que só acontece amanhã (hoje é "rest day"). Mesmo que vença todas, já pode ser tarde demais, para conseguir algo de relevante no evento. A despeito disso, uma reação rápida é imperativa... Sua má performance tem lhe custado uma queda no Elo vivo de 20 pontos! É muita pressão para o jovem campeão, que precisa, ao menos, fugir da incômoda, e até vergonhosa, última posição.

Uma coisa é certa: essa performance inicial de Carlsen já marcou para sempre o Norway Chess, que (já ia me esquecendo) tem um líder isolado no momento: exatamente aquele que recebeu de bandeja o ponto contra Carlsen, na primeira rodada: Topalov!



quarta-feira, 17 de junho de 2015

Sábado tem torneio de Rápido na AXCV



Neste próximo sábado, dia 20/06, a partir das 15:00 horas, teremos o VII Torneio de Xadrez Rápido da AXCV, em 6 rodadas, no ritmo de 15' KO. O evento deixa de se chamar Ativo, para se adequar à nomenclatura corrente dos torneios de xadrez. 

A inscrição será de 20 reais para os jogadores em geral e de 10 reais para titulados. Do valor arrecadado, 90% serão para a premiação e 10% para a manutenção da AXCV.

Os 90% destinados à premiação serão distribuídos na proporção de 40%, 25% e 15% para os 3 primeiros lugares, e de 20% para o melhor jogador U1900. A direção da prova fará os arredondamentos necessários para viabilizar a entrega da premiação.

Todos os jogadores devem portar material de jogo, sendo as peças de responsabilidade do condutor das brancas e o relógio de responsabilidade do condutor das negras.

E pode o campeão mundial ser "lanterna"?

Carlsen lida com difícil começo no Norway Chess e amarga a última posição (Foto: chessbase.com)

De novo, não me recordo de ter visto isto antes! O campeão mundial segurar a "lanterna" sozinho depois das duas rodadas iniciais de um torneio da elite do xadrez mundial... Após, inusitadamente, perder no tempo ontem para Topalov, Carlsen amargou novo revés hoje, contra Caruana, e ainda viu todas as outras partidas  terminarem empatadas. Com isso, o norueguês foi o único derrotado no dia, o que lhe rendeu a última colocação até aqui no Norway Chess! Veja com seus próprios olhos a última posição da classificação do torneio, abaixo, que tem ainda 5 líderes momentâneos!



É um duro golpe para Carlsen, que terá que mostrar força hercúlea para brigar pelo título, ou, ao menos, ocupar uma posição honrosa no final. Hoje contra Caruana ele não encontrou o seu melhor jogo e, de negras, viu o tido como intransponível Muro de Berlim desmoronar como um castelo de cartas, diante do correto jogo branco de Caruana.

Amanhã, Carlsen terá Giri pela frente e buscará soltar a lanterna do evento, incômodo objeto para ser mantido na mão de uma campeão mundial! A rodada ainda traz o confronto entre os "americanos" Nakamura e Caruana!

O Norway Chess pode ser acompanhado pelo site oficial (link).


terça-feira, 16 de junho de 2015

E pode o campeão mundial perder no tempo?

Carlsen, atônito, é avisado pela árbitra que seu tempo de jogo expirou! (Foto: chessbase.com)

Não me recordo de ter visto isto antes! O campeão mundial perder uma partida no tempo, porque desconhecia as regras do torneio... Esse episódio aconteceu hoje na primeira rodada do Norway Chess, quando Carlsen simplesmente viu seu tempo de jogo expirar, não se dando conta de que não havia acréscimo de 15 minutos após o lance 60. Resultado: perdeu para Topalov numa posição completamente ganha!

Além desse curioso fato, a primeira rodada foi marcante também pelos excelentes jogos disputados, segundo o Chessbase, e por contar com apenas um empate, nas cinco rodadas, ocorrido entre Anand (para variar!) e Caruana! Além de Topalov, triunfaram na rodada Giri, Nakamura e Lagrave.

Na rodada de amanhã, Carlsen tentará se recuperar do vacilo de hoje contra o segundo maior Elo do evento: Caruana! 

Começou  bem movimentado o supertorneio da Noruega! Acompanhe pelo site oficial (link)


O encontro de Fátima Bernardes com o xadrez!


Como sabemos, o xadrez ainda não é uma atividade popular no Brasil e, no mais das vezes, só aparece na mídia de forma pouco frequente, geralmente em programas esportivos, destacando uma competição ou alguma iniciativa social ligada ao jogo. Não é comum que a modalidade apareça como tema de um programa de entretenimento e com maior potencial de audiência. Se  isso acontece, nós do meio enxadrístico, ficamos felizes, claro. Assim foi hoje! E na Globo! E com Fátima Bernardes, a querida apresentadora da poderosa emissora! E com gente nossa da Paraíba! 

Verdade! Quem esteve lá, no Programa Encontro com Fátima Bernardes, foram as irmãs Emilly (15) e Emerly (13) Nascimento, destaques do xadrez escolar de João Pessoa. 

De início o xadrez foi o pano de fundo da matéria que procurou mostrar a bonita história de superação da família das garotas, cujo pai, Sr. Erivaldo, um Agente de Reciclagem, conseguiu descobrir no jogo dos reis um meio para educar com entusiasmo suas filhas. Veja aqui essa primeira parte do programa. 

Na sequência, porém, Fátima Bernardes entrevistou um especialista médico que narrou o mecanismo de atuação cerebral durante uma partida de xadrez e os benefícios decorrentes para os seus adeptos, tendo ele até citado Magnus Carlsen. Enquanto isso as jogadoras paraibanas, ao lado de 2 atores globais, jogavam uma partida exibição em um xadrez gigante armado no cenário, também ilustrado com temas do xadrez. Confira aqui essa parte da matéria.

Foi mesmo um momento marcante para a Arte de Caíssa, que gerou grande repercussão nas redes sociais e nos meios de comunicação especializados, como o CXOL e a CBX, que destacou a matéria no seu site.

A seguir, trazemos algumas imagens capturadas do programa. Parabéns a Emerly e Emilly por mais essa conquista no reino de Caíssa!



















segunda-feira, 15 de junho de 2015

Você vai ter uma surpresa!

Caro leitor do Reino de Caíssa: Aguarde!
Em 10/07/2015, você terá uma surpresa!
Faltam 25 dias!
Imagem: 90diasparaemagrecer.com

Começou o Norway Chess 2015!

Fonte: extraído do vídeo promocional oficial

O Norway Chess 2015 começou hoje em Stavanger, na Noruega, com um torneio de blitz, para definir a posição de cada jogador no ranking inicial do evento principal, que tem início nesta terça-feira.

Fonte: site oficial
A tabela ao lado mostra a posição final desse certame de Blitz, onde vemos o equilíbrio de forças dos participantes, ainda que o primeiro colocado, o francês Vachier-Lagrave tenha conseguido o topo da classificação de forma isolada. 

O Norway Chess 2015 compõe o novo circuito Grand Chess Tour, que terá ainda os tradicionais Copa Sinquefield e Chess Classic London. 

Entre os participantes desse primeiro torneio na Noruega, são sentidas as ausências de Kramnik e Wesley So, que preferiram guardar forças para o torneio de Dortmund, que começa no próximo dia 27 de junho, além de Karjakin, bicampeão do Norway Chess, mas, ainda assim, fora da edição deste ano, pois não ocupava  a lista dos 10 primeiros colocados da FIDE, em janeiro de 2015. Ele recusou-se a participar de um evento classificatório para o evento norueguês, pois defendia seu direito de jogar, por ser o atual campeão. 

No torneio que começa amanhã, como sempre, as maiores atenções estarão voltadas para Magnus Carlsen, que lida com a pressão natural de ser, e de se manter, o melhor de todos, a cada torneio que participa, mas que gera também a boa expectativa da comunidade enxadrística internacional de ver em ação o seu campeão mundial. Assim, até o dia 25, todos de olho em Carlsen e Cia. lá na Noruega!

quinta-feira, 11 de junho de 2015

V IRT AXCV - REGULAMENTO






V IRT AXCV de Xadrez Clássico

REGULAMENTO


1) DATA E LOCAL

Data: 24, 25 e 26 de julho de 2015
Local: Academia de Xadrez Caldas Viana, João Pessoa - PB

2) REALIZAÇÃO, DIREÇÃO E ARBITRAGEM

Realização: Federação Paraibana de Xadrez (FPbX)
Direção: Fernando Sá de Melo
Arbitragem: AR Fernando Sá de Melo e AA Luciana Dantas

3) OBJETIVOS

Movimentar o Elo CBX/FIDE de xadrez clássico entre os enxadristas da região

4) SISTEMA, RITMO DE JOGO E EMPARCEIRAMENTO

Sistema: Suíço em 5 rodadas
Ritmo 90’ + 30’’ por lance, preferencialmente, ou 120’ KO.
Programa de Emparceiramento: Swiss Manager

5) CRITÉRIOS DE DESEMPATE

1º - Confronto Direto (Código 11)
2º - Buchholz com corte do pior resultado (Código 37)
3º - Buchholz sem corte (Código 37)
4º - Sonneborn-Berger (Código 52)
5º - Maior número de vitórias (Código 12)

6) PROGRAMAÇÃO

Dia 24/07, sexta-feira
19:00h - Congresso Técnico
19:30h - I Rodada

Dia 25/07, sábado
14:00h - II Rodada
20:00h - III Rodada

Dia 26/07, domingo
09:00h -  IV Rodada
14:30h -  V Rodada
Premiação e encerramento logo após o término da V rodada

7) PREMIAÇÃO 

1º Lugar: 40% da cota de premiação
2º Lugar: 25% da cota de premiação
3º Lugar: 15% da cota de premiação 
Melhor Elo < 1900: 20% da cota de premiação

A cota de premiação corresponde ao valor arrecadado com as inscrições, depois de descontadas todas as taxas de oficialização do evento.

Os prêmios não serão cumulativos.

8) VAGAS E INSCRIÇÃO

As vagas estão limitadas em 30 (trinta) participantes.

Inscrição:

R$ 50,00 para os participantes em geral;
R$ 25,00 para jogadores ctitulados (inclusive MN's).

A inscrição poderá ser paga até às 18:30hs do dia 24/07/2015, no local do evento, ou por meio de depósito ou transferência bancária, para a conta abaixo e envio do comprovante para o e-mail samelojp@gmail.com, até o dia anterior, 25/09/2014:

Banco do Brasil S/A
Agência 4636-1
Conta 11.780-3
Favorecido: Fernando Sá de Melo / CPF: 726.004.034-34

Todos os participantes deverão possuir e-mail válido e estar em dia com a anuidade da CBX.

9) TOLERÂNCIA E BYE AUSENTE

Para os jogadores, será tolerado atraso de até 60 minutos, após o início das rodadas. Será permitido bye ausente com 0,5 pontos apenas na primeira rodada, se a inscrição for antecipada e solicitada pelo e-mail samelojp@gmail.com, até às 22h do dia 23/07/2015.

10) MATERIAL DE JOGO

O jogador condutor das peças brancas deve apresentar o jogo de peças tamanho oficial, enquanto o condutor das peças negras deve apresentar o relógio em perfeito estado.

11) CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS

Durante a partida, é proibido ao jogador portar celular e/ou outro meio eletrônico de comunicação no ambiente de jogo, que inclui todas as dependências internas da AXCV. Para se ausentar do ambiente de jogo, o jogador deverá solicitar autorização do árbitro.

Se o jogador for flagrado, com sua partida em andamento, consultando qualquer equipamento eletrônico, e a despeito de qualquer conteúdo, perderá a partida e será excluído do IRT.

No caso específico de toque de celular durante a partida, o jogador implicará na imediata perda da partida ao jogador infrator e vitória de seu oponente.

Para esta competição não será aplicado o Apêndice G da Lei do Xadrez da FIDE.

12) HOSPEDAGENS


13) CONTATOS

Fernando Sá de Melo
E-mail: samelojp@gmail.com
Fone: (83)999712600

14) DIVULGAÇÃO DO TORNEIO


15) DISPOSIÇÃO FINAL

Os casos omissos serão resolvidos pela direção da prova. A inscrição neste torneio implica plena aceitação deste regulamento.

João Pessoa (PB), 11 de junho de 2015.

Fernando Sá de Melo
Diretor