segunda-feira, 27 de abril de 2015

O show de Kasparov!

Kasparov surpreende ao vencer match contra Short, com grande folga, em breve retorno
aos tabuleiros, em Saint Louis /EUA.  (Foto: site oficial)

Neste final de semana, dias 25 e 26, um evento chamou a atenção do público enxadrístico mundo afora! Em Saint Louis, nos EUA, o eterno ex-campeão mundial, o GM azerbaijano Garry Kasparov, enfrentou num match de exibição de 10 partidas (2 rápidas e 8 blitz) o GM inglês Nigel Short, ainda em atividade e número 60 do ranking atual da FIDE. O evento foi batizado de "Batalha das Lendas." E o resultado foi espetacular! Kasparov não tomou conhecimento do forte adversário vencendo-o por 8,5 x 1,5, do qual 5 x 0 no segundo dia da prova! 

Ídolo de uma geração de enxadristas e tido por muitos como o melhor de todos os tempos, Kasparov, 52 anos, aposentou-se das competições oficiais em 2005, mas andou o mundo inteiro depois disso promovendo o nobre jogo e sua Fundação de Xadrez, além de tentar ocupar a Presidência da FIDE, sem sucesso. 

Vê-lo agora numa disputa ao tabuleiro, ainda que no formato amistoso, é muito gratificante para todos os seus súditos. O desempenho do Ogro de Baku nesse encontro surpreendeu até a ele próprio. Kasparov destacou seu ímpeto agressivo, jogando no ataque e disse que se sentiu jogando como há 20 ou 30 anos atrás! Já Short, 49 anos, como um legítimo gentleman, aceitou com elegância o duro revés e chegou a dizer, acusando o golpe, que na última partida não via mais nada! 

O match reviveu a disputa pelo título mundial da PCA (Professional Chess Association), entidade paralela à FIDE, ocorrida em 1993, quando Kasparov venceu Short por 12,5 x 7,5, com 5 vitórias, 1 derrota e 13 empates. 

Esse duelo de Saint Louis, de agora, entra também para a galeria de grandes feitos do ex-campeão. Foi mesmo um show de Kasparov! E agora? Será que ele se anima a voltar? Sonhar não custa nada!

Fonte: es.chessbase.com

domingo, 26 de abril de 2015

Vídeo de homenagem a Melo - 70 anos!

Vídeo apresentado no Magistral Fernando Melo, em sua homenagem, pela passagem dos seus 70 anos de idade, ocorrido neste domingo de 26 de abril de 2015.


video

A festa magistral dos 70 anos de Fernando Melo!

Fernando Melo com familiares e amigos participantes do
Magistral de Xadrez, em homenagem aos seus 70 anos (Foto: Lucina Dantas)

Foi mesmo uma grande festa! O Magistral Fernando Melo atendeu às expectativas e proporcionou uma bonita celebração dos 70 anos de Melo, expoente do xadrez paraibano. Entre familiares, jogadores convidados e visitantes, o evento atraiu muita gente boa que contribuiu decisivamente para marcar essa data significativa entre nós. Decerto que faltaram alguns nomes convidados, também relevantes, mas a maioria apresentou suas razões e fez questão de felicitar o aniversariante em suas mensagens.

O evento começou tendo homenagens a Melo, com um vídeo feito por seu filho, Fernando Sá, ao som de O Sole Mio, por Andrea Bocelli, trazendo fotos de amigos e de personalidades que fizeram ou fazem parte da vida do aniversariante. Na sequência, uma bonita mensagem do seu filho primogênito Sílvio Sá foi lida para os presentes. Em seguida, Melo fez sua palestra, onde procurou reunir em 20 minutos passagens dos seus 70 anos, onde destacou três nomes que, quem o conhece, sabe da relevância dos mesmos para sua história: Balzac, Bobby Fischer e Jesus de Nazaré! A palestra foi encerrada com um vídeo escolhido por Melo, com a bela canção E a Valsa Continua de autoria do ator Anthony Hopkins (sim, ele mesmo!), interpretada na presença deste por André Rieu! Para concluir, foi lido para todos também um poema de autoria de Maria do Céu, cujo talento para os versos já tem virado tradição no nosso Reino!

Melo com o s vencedores do Magistal: MF Luismar Brito,
campeão do Grupo A e Jociel Delfino (com seu filho),
campeão do Grupo B (Foto: Luciana Dantas)
Ah! E teve xadrez também, claro! O Magistral teve, no Grupo A, 10 participantes, ocupantes das primeiras posições do rating FIDE na Paraíba. De excelente nível, esse grupo foi uma espécie de Master Paraíba fora de época e foi vencido pelo MF Luismar Brito, com 5,0 pontos em 6,0 possíveis. Ele conquistou o Troféu Fernando Melo e a quantia de 200 reais. Pelo Grupo B, participaram 18 jogadores, incluindo os visitantes de Guarabira, que, claro, tomaram parte do evento também, para nossa satisfação. E o vencedor foi exatamente um desses representantes do brejo paraibano, Jociel Delfino, que surpreendeu alguns favoritos e, ao somar 5,5 pontos em 6,0, levou o prêmio de 100 reais e a medalha Fernando Melo.

Vale dizer que todos, generosamente, toparam a ideia de abrir seus jogos iniciais com as brancas, utilizando a Abertura Bird, predileta de Melo. Este aliás fez o lance inicial 1.f4 na partida da mesa 1 da primeira rodada, entre Luismar Brito e Fernando Sá. Assim, todos concorreram ao sorteio da inscrição no VII Memorial Bobby Fischer. O vencedor foi Jovany Medeiros, ficando "na reserva", Antônio Dutra e Leonardo Nogueira.

Em  um dos intervalos das rodadas foi cantado o Parabéns a você para o feliz septuagenário, com direito a bolo personalizado, salgados e refrigerantes para os convidados. O primeiro pedaço do bolo, como não poderia deixar de ser, foi para D. Ana, sua esposa e parceira de uma vida inteira! Melo recebeu cumprimentos, dentre os quais o de seu sobrinho, advogado e também enxadrista, Pedro Paulo Coutinho Melo, que esteve presente, junto com sua mãe, esposa e filha para participarem da comemoração.

A classificação completa e algumas fotos do Magistral são apresentadas abaixo. Deixamos aqui nosso agradecimento a Luciana Dantas, que atuou de forma prestimosa no auxílio à arbitragem. Nosso obrigado também a todos os demais presentes nessa homenagem a Fernando Melo, que certamente deve estar feliz nos seus 70 anos, com essa festa proporcionada a ele por amigos e familiares, unidos pela força do xadrez paraibano!




































Carlsen ganhou mesmo o Gashimov!

MAGNUS CARLSEN É CAMPEÃO DO II MEMORIAL GASHIMOV, NO AZERBAIJÃO (Foto: site oficial)

Carlsen "não deu sopa para o azar" e tratou de vencer Mamedov na última rodada do II Memorial Gashimov, ocorrida hoje no Azeebaijão, alcançado o bicampeonato da competição, com 7,0 pontos em 9,0 possíveis! Invicto, Carlsen mostrou que segue reinando absoluto no cenário internacional, acumulando conquistas no seu vasto e rico currículo enxadrístico. 

Quem também fez um excelente torneio foi Anand, o outro invicto da prova, que empatou com Caruana hoje e acabou isolado na segunda posição com 6,0 pontos. Com esse desempenho, o indiano deve aparecer no segundo posto do Elo FIDE de maio, voltando a superar a barreira dos 2800 pontos, o que não acontecia desde novembro de 2011.

Todas as demais partidas do dia, no Gashimov, terminaram empatadas. Caruana e Wesley So, com boas performances no torneio ocuparam a 3ª e 4ª posições, respectivamente, ambos com 5,0 pontos.

Vale destacar a campanha sem brilho de Giri e de Lagrave que não conseguiram uma vitória sequer em 9 rodadas. Ambos obtiveram 7 empates e duas derrotas.

Abaixo, mostramos a classificação final do evento.


Fonte: site chessbase.com

Magistral Fernando Melo - É hoje!


Começa logo mais na AXCV, o Magistral Fernando Melo! Pedimos aos convidados que, se possível, cheguem até às 14:30hs, para prestigiar as homenagens e palestra do aniversariante. Assim, poderemos também dar início ao torneio na sequência, previsto para 15:00 hs. Uma nota de última hora é sobre a presença de Joaquim Virgolino, de Esperança, que aceitou nosso convite especial e estará conosco hoje, para nossa alegria! Lembramos aos jogadores para portarem relógio e jogo de peças. Sejam todos bem-vindos a esta celebração do xadrez paraibano!

sábado, 25 de abril de 2015

II Gashimov em clima de expectativa!

ANAND COLA EM CARLSEN E AINDA SONHA COM O TÍTULO NO II GASHIMOV (Foto: site oficial)

O II Gashimov vai terminar amanhã e muito provavelmente Magnus Carlsen sairá campeão... Porém, as coisas podem não ser tão fáceis assim, depois do que aconteceu na rodada de hoje.

Explico. Carlsen, de negras, ao contrário das rodadas anteriores, não foi tão brilhante e empatou com Wesley So, num final de torre e peões tido como de empate morto, mas que, suspeito, poderia ter alguma pequena vantagem para o exército branco do "americano". Se as cores fossem contrárias, seria bem capaz de Carlsen tentar explorar essa microscópica vantagem, como é de seu feitio! Com esse empate, a decisão do torneio hoje dependeria da partida de Anand.

E o indiano emplacou a segunda  vitória seguida, dessa vez contra Mamedyarov e novamente com sacrifício de qualidade! Que coisa! A diferença entre Carlsen e Anand, portanto, caiu para 0,5 ponto (6,0 x 5,5).

Vejamos o confronto deles na última rodada: Anand encara o dificílimo duelo contra Caruana, terceiro lugar na prova, que não passou, porém, de um empate hoje contra o menor Elo do torneio (tenho sido repetitivo!), o "anfitrião" Mademov.

Já Carlsen encara neste domingo exatamente ele, Mamedov. Tudo certo! Já alertávamos na postagem anterior sobre o Gashimov que a diferença entre ambos, de 212 pontos no ELO, deveria fazer com que Carlsen alcançasse num mínimo um empate na rodada final, resultado que lhe bastaria para o título, desde que ele tivesse vencido Wesley So hoje! Para garantir a conquista do torneio, sem olhar para o lado, Carlsen agora precisa vencer Mamedov. Do contrário, precisará contar com o resultado de Anand x Caruana. 

Um detalhe: Mamedov empatou 7 das 8 partidas que jogou até aqui, perdendo apenas para Wesley So. Outras feras como Anand, Caruana, Kramnik e Giri só conseguiram a divisão do ponto contra o azerbaijano. Com todo respeito que merece um enxadrista com Elo acima de 2650, mas, cá prá nós: será que essa turma que beira os 2800 pontos está sendo, digamos, "cavalheira" com o representante da casa?

Sobrou para Carlsen! Se ele empatar também neste domingo, poderá ter que jogar um inesperado mini-match de desempate com Anand, caso o indiano passe por Caruana!

Até que seria legal reviver um pouco a final dos dois últimos mundiais, agora num ritmo de partidas rápidas. O Gashimov ganhou mesmo em emoção no seu final. Vamos ver o que vai acontecer!



Tabelas do site chessbase.com

Magistral Fernando Melo - Uma mensagem!


"O presente que quero receber amanhã, 26, é o abraço fraterno dos amigos do xadrez. Na homenagem que a Academia de Xadrez Caldas Vianna me presta pela passagem dos meus 70 anos, a presença de cada um de vocês será (tanto os que vão jogar como os que vêm me assistir) motivo de alegria para mim. Muito obrigado."

Fernando Melo



Obs.: O Magistral Fernando Melo está também recebendo generosa divulgação, com a chamada de capa ao lado, no melhor site de xadrez do Brasil, o Clube de Xadrez Online, CXOL, (link), a quem agradecemos pelo espaço.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Gashimov II - Carlsen com a mão na taça!

ANAND JOGA CONTRA ADAMS, SENDO OBSERVADO POR CARLSEN! (Foto: site oficial)

Que rodada no Gashimov II! Os jogos de hoje foram empolgantes, com belas vitórias de Carlsen (contra Kramnik), Anand (contra Adams) e Caruana (contra Wesley So). 

Mais uma vez destacamos Carlsen... Como é saboroso ver uma partida do campeão mundial! "Show de Chess", como costuma dizer o nosso Joaquim Virgolino, quando encontra maravilhas que cercam o nobre jogo... Os lances de Carlsen encantam e impressionam! A sua partida contra Kramnik foi mais uma aula de xadrez!

Não menos notável foi a partida do ex-campeão mundial, Anand! De novo o indiano sacrifica peça e, desta vez, sem aparente compensação imediata. Sua frieza foi até certo ponto surpreendente. Ele vislumbrou a força de seu centro e a desconexão das torres inimigas, para sacrificar bispo por torre, quando passou a construir gradativamente uma vantagem posicional intransponível. Anand "tá que tá", mostrando que continua merecendo respeito, como um dos melhores jogadores do mundo!

E depois dessa 7ª rodada, podemos dizer que Carlsen está com a mão na taça e joga por uma vitória amanhã contra Wesley So, para ser campeão! Isso é matemático se Anand não vencer Mamedyarov. Porém, mesmo que o indiano triunfe, Carlsen jogará por um empate na última rodada contra Mamedov, que não venceu ainda em Shamkir e possui Elo 2651, portanto de 212 pontos a menos que o norueguês! Só uma catástrofe tirará, portanto, o título de Carlsen, se ele vencer Wesley So na rodada de amanhã!

O torneio pode ser acompanhado pelo site oficial (link).


Quadros obtidos no site oficial do torneio

Magistral Fernando Melo - Vai começar!

Será neste domingo, dia 26, na AXCV, o Magistral Fernando Melo, comemorativo dos 70 anos do decano do xadrez paraibano, Fernando Melo.

A tabela abaixo mostra quem são os convidados para o evento, que está dividido em 2 Grupos. Os nomes destacados em verde já confirmaram presença no Magistral.

Os torneios, em princípio, serão Ativos de 15 minutos, com distribuição do Troféu Fernando Melo e 200 reais para o campeão do Grupo A, além da Medalha Fernando Melo e 100 reais para o campeão do Grupo B.

Como já divulgado, teremos algumas novidades no evento, como o discurso de Melo sobre a participação do xadrez nos seus 70 anos, bem como a realização de sorteio da inscrição no VII Memorial Bobby Fischer, em 2016, para os jogadores que, em homenagem a Melo, aceitarem iniciar suas primeiras partidas com as brancas jogando a Abertura Bird!

Em face do ambiente festivo, rogamos aos convidados que, se possível, cheguem até as 14:30hs, de modo que tenhamos tempo suficiente para a cerimônia de abertura, com discurso de Melo, e para a realização do torneio, previso para ter início às 15:00 horas.

Lembramos o nosso pedido para que os jogadores portem relógio e jogo de peças.


quinta-feira, 23 de abril de 2015

Carlsen lidera sozinho o Gashimov II

VISTA PANORÂMICA DO II MEMORIAL GASHIMOV, NO AZERBAIJÃO (Foto: site oficial)

O II Memorial Gashimov, no Azerbaijão, alcançou hoje a 6ª rodada e aponta Magnus Carlsen na liderança isolada com 4,5 pontos, seguido por Wesley So, com 4,0 pontos e Anand, com 3,5 pontos. Nesta quinta-feira apenas Caruana venceu, prosseguindo assim a predominância de empates nessa competição de alto nível.

Ontem, porém, aconteceu a rodada mais interessante até aqui, com vitórias marcantes de Carlsen e de Anand, contra Lagrave e Wesley So, respectivamente. A partida do indiano contra o então líder líder Wesley So, causou grande repercussão em face de uma novidade teórica contundente de Anand, que, de brancas, sacrificou um cavalo na Abertura Ruy Lopes. Já Carlsen, "para variar", usou de sua já habitual (mas não menos impressionante) técnica, para bater Lagrave de forma categórica.

Amanhã acontece a 7ª rodada (de um total de 9) e, mesmo com o cenário ainda indefinido, é possível apostar que Carlsen caminha para o bicampeonato. Afinal, sua fase é ótima e uma guinada nos rumos do torneio parece improvável, apesar de o campeão mundial ter "carrascos" pela frente, como Kramnik e Wesley So. 

O Memorial pode ser acompanhado pelo site oficial (link).



Imagens obtidas no chessbase.com

terça-feira, 21 de abril de 2015

Magistral Fernando Melo tem novidades!


No próximo domingo vai acontecer na Academia de Xadrez Caldas Vianna - AXCV o Magistral Fernando Melo, comemorativo dos 70 anos do homenageado, que ocorrerá no mesmo dia (26 de abril).

O torneio será dividido em 2 Grupos. No primeiro deles, o Grupo A, foram convidados 20 jogadores que figuram entre os de maior força no xadrez paraibano. A coluna ao lado traz os nomes de 11 daqueles que já confirmaram presença e de 6 outros que ainda não ratificaram sua vinda ao Magistral. Outros 3 nomes convidados não aparecem mais na lista, por terem declinado do convite, em função de razões pessoais.

Pelo que vemos dos nomes já confirmados, o Grupo A do Magistral já tem por garantido um torneio de excelente nível, só comparado, no cenário paraibano, aos eventos do Master Paraíba, ocorridos nos finais dos últimos 3 anos, com proposta semelhante de reunir os nossos melhores jogadores numa mesma competição.

No Magistral Fernando Melo, porém, teremos também o Grupo B, para contemplar os jogadores com Elo até 2000 e que contribuem decisivamente para o vigor do xadrez paraibano. Nesse grupo foram convidados 15 nomes (ver lista completa) e já confirmaram presença os seguintes jogadores: Luiz Fábio Jales, Ubirajara Barros, Ednaldo Lima, Dieggo Guerra, Maria do Céu e Sílvio Sá.

Os torneios, em princípio, serão Ativos de 15 minutos e acontecerão a partir das 14:30 horas, com distribuição do Troféu Fernando Melo e 200 reais para o campeão do Grupo A, além da Medalha Fernando Melo e 100 reais para o campeão do Grupo B.

Na festa do Magistral teremos algumas novidades: a primeira delas é que Fernando Melo estará presente, proferindo o seu habitual discurso nos eventos da AXCV, porém, desta feita, discorrendo um pouco sobre si próprio, na sua longa trajetória de vida de 70 anos, muitos deles dedicados, claro, ao amor pela arte de Caíssa. 

Outra novidade é que todos os participantes serão convidados a usarem a Abertura Bird na primeira partida que jogarem com as brancas, em reverência à predileção de Melo por essa abertura, que já virou folclore no nosso meio. A adesão, claro, será espontânea e aqueles que toparem sair com 1.f4 vão concorrer à inscrição gratuita no VII Memorial Bobby Fischer, em 2016! 

É isso aí! Esperamos que tenhamos no domingo uma grande festa, celebrando, por meio da homenagem em vida a Fernando Melo, o xadrez, que nos une e nos fascina! Por fim, lembramos, que não será cobrada taxa de inscrição para os torneios, claro! Afinal, todos os jogadores são convidados da AXCV. Pedimos, entretanto, que sejam levados relógio e jogo de peças, a fim de viabilizar a realização do evento.

Wesley So (sem trauma) lidera II Gashimov!

Wesley So lidera o II Gashimov (foto: chessbase.com)
A rodada de ontem do II Gashimov proporcionou a liderança isolada de Wesley So na competição. Sua vitória foi a única do dia e, embora tenha sido contra o menor Elo do certame, tem o seu mérito, já que seu opositor, Rauf Mamedov, havia empatado todas até aqui, o que demonstra seu potencial, dado o alto nível da prova. Basta dizer que esses empates foram contra ninguém menos do que Lagrave, Giri e Kramnik.

Como todos sabem, Wesley So foi notícia no mundo do xadrez, quando, no último dia 10, perdeu uma partida no Campeonato Nacional dos EUA, por fazer anotações de frases motivacionais em sua súmula, estranhas aos registros permitidos pela regra do jogo. Com seu bom início no Gashimov, fica a impressão de que ele superou o trauma e de que aquele artifício em busca do seu melhor jogo não parecia indispensável!

A liderança isolada de So foi possível por causa do empate de Carlsen, que continuou buscando aberturas nada ortodoxas, ao optar por uma Ruy Lopes com fianqueto do bispo de casas negras. O campeão mundial sacrificou peça para conseguir uma melhor disposição de suas peças, mas o jogo acabou em empate por repetição de lances.

E Anand, hein? Incrível como o indiano empata seus jogos... Ele, junto com Lagrave, não conheceu outro resultado nessas 4 rodadas iniciais do Memorial.

A propósito, hoje, pela 5ª rodada, teremos Anand contra o líder Wesley So e também Carlsen contra Lagrave. Vamos ver o que os "empatadores" conseguem?

O torneio pode ser acompanhado pelo site oficial (link).

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Céu de Esperança!

Céu com o anfitrião, mestre Joaquim Virgolino!
Quando vimos a tabela de emparceiramento de uma das rodadas do Torneio de Esperança ficamos alegremente surpresos com o nome de Maria do Céu entre os participantes do evento. Desta vez a poetisa do reino de Caíssa não só marcou presença como partiu para o contagiante combate do jogo dos reis! As fotos desta postagem ilustram um pouco desses momentos de Céu, que, como sempre, contribui para tornar o ambiente mais descontraído, com sua já conhecida simpatia. Céu foi, viu e, sim, venceu! Afinal, competiu com seus pares, numa demonstração de força e superação, registrando seu nome no tradicional torneio de Joaquim Virgolino. Confira as fotos de Céu de Esperança!

Céu com os "pessoenses" Ubirajara, Ednaldo, Petrov,
Valdemiza e Chiquinho

Céu no "front" contra Antônio Sobral



Registro, feito por Céu, de Valdemiza Gurgel
Melhor Feminino do Torneio de Esperança


Céu com Lucas Gabriel, 8 anos, caçula do Torneio":
Ele venceu uma partida!

Céu fazendo amizades! Com Lucas Cilento, de Pernambuco!