segunda-feira, 29 de junho de 2015

Limp vence Aberto no Rio de Janeiro

O CAMPEÃO MI EDUARDO LIMP (d) (Foto: Joaquim Dedeus) 

Terminou neste domingo o Aberto do Brasil - III Taça David Borensztajn, que foi realizado na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com a presença de 81 jogadores. O campeão foi o MI Eduardo Limp (RJ), que terminou empatado com Darcy Lima, Presidente da CBX e único GM presente na prova. Ambos somaram 6 pontos, mas Limp levou a taça pelos critérios de desempate. 

O curioso é que o GM Darcy Lima, que raramente vemos jogar torneios, perdeu já na primeira rodada para o carioca Marcelo dos Santos Silva, de Elo 1989! Depois disso, o GM ganhou todas as partidas, mas a boa arrancada não foi suficiente para garantir-lhe o título. E esperando não perder o amigo, por causa da piada, não podíamos deixar de registrar que o bom e fiel vascaíno Darcy Lima acabou mesmo vice-campeão do Aberto!

Completando o pódio, em terceiro lugar, chegou o querido MI Herman Claudius, uma das lendas vivas do xadrez brasileiro, que aparece na foto jogando contra o MI Eduardo Limp, pela 2ª rodada do Aberto.

O homenageado e patrono do torneio, o carismático MN David Borensztajn também competiu e ocupou a 44ª posição, com 3,5 pontos.

Por fim vale destacar a participação dos nordestinos José Arruda Câmara (RN - 48º), Alberto Manoel Colares (PE - 32º) e Eduardo Passos Coutinho (PE - 23º), que fez um ótimo torneio, vencendo adversários bem melhor ranqueados e somando 40 pontos no seu Elo FIDE.

A classificação completa do Aberto está no chess-results (link). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário