quinta-feira, 25 de junho de 2015

Carlsen, absurdamente, ofusca título de Topalov!

TOPALOV E ANAND FELIZES COM O EMPATE DE SALÃO, QUE DEU O TÍTULO AO BÚLGARO:
FRUSTRANTE FINAL DO NORWAY CHESS 2015 (Fonte: vídeo oficial)

Claro que existia uma expectativa para a "final" de hoje no Norway Chess, quando a tabela reservava o confronto decisivo entre Topalov e Anand, com ambos lutando diretamente pelo título do evento. Porém, o jogo frustrou todas as expectativas ao terminar empatado em apenas 17 lances em menos de meia-hora, com a partida sendo uma cópia fiel de um confronto entre Ivanchuk x Carlsen em Wijk ann Zee, segundo detectou o site do Chessbase.

Fica até a impressão de que os lances podem ter sido previamente acordados! Mesmo que não tenha sido assim, lamentamos a atitude dos jogadores, especialmente de Anand, até poupando aqui adjetivos nada lisonjeiros para ele, que nitidamente abdicou da luta franca para garantir uma confortável colocação no torneio. Topalov, na dele, aceitou de bom grado a repetição de lances, claro, sagrando-se campeão do evento.

Ante esse "papelão" dos protagonistas, a notícia do dia acabou sendo outro desastre até mais contundente. Carlsen conseguiu perder para Hammer, seu compatriota e lanterna do torneio. Essa derrota poderia ser vista até mesmo com alguma naturalidade, não fosse a esdrúxula partida jogada pelo campeão mundial. Algo inacreditável, digno de um enxadrista mediano (sem querer ofendê-lo!) e certamente a pior partida do GM Carlsen. Pela "pérola" produzida é capaz até de ele não ter conseguido jogar pior nem na sua época de MI. 

Com isso, o jovem norueguês "coroa" sua fraca performance no Norway Chess (3,5/9,0), perde 23 pontos de Elo FIDE e crava na sua biografia o mais fatídico torneio de sua rica trajetória enxadrística. 

Por que será que isso aconteceu? Terá sido algo pontual e passageiro, ou Carlsen começa a dar sinais de fadiga ante a pressão para se manter no topo? Tomara que não! Que o campeão mundial retome suas forças e volte a brilhar o quanto antes, para o bem dos súditos de Caíssa. Resta aguardar os próximos acontecimentos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário