domingo, 17 de maio de 2015

O marcante Capivara's Day!

Vista do salão de jogos do II Capivara's Day, em Mossoró (fonte: página do evento no facebook)

Quente! Assim foi o Capivara's Day que terminou ontem no Hotel Thermas, em Mossoró, com a participação efetiva de 47 jogadores! E não foi só pelo clima atmosférico da simpática cidade interiorana do Rio Grande do Norte, nem pelo calor da generosa receptividade do anfitrião Dr. Gildivan.

A temperatura subiu também no ambiente competitivo da Maratona de Xadrez, com disputas ferrenhas e momentos de tensão para a arbitragem, diante de algumas situações problemáticas, próprias do ritmo de jogo rápido do evento. Houve até bate-boca em dada ocasião que causou certo constrangimento aos presentes, mas vamos reputar aqui o episódio, em respeito ao anfitrião, como resultante do desejo de vitória dos atores (o que é salutar), sem deixar de registrar, porém, que fatos da natureza, ao nosso ver, podem e devem ser objeto de mais atenção da arbitragem, nos eventos futuros, com punição mais severa aos envolvidos, a fim de se preservar a boa reputação do jogo, prevista, aliás, como norma nas regras da modalidade. No final, contudo, o imbróglio foi resolvido e tudo acabou bem!

O Paladino do Nordeste, Luís Soares, com o brinde
do Capivara's Day, também recebeu homenagens
em Mossoró (foto: página do evento no facebook)
E sobre a organização do Capivara's Day, vale mais uma vez os nossos elogios. Como na edição passada, Dr. Gildivan e sua família esmeraram-se em fornecer o melhor para seus convidados, desde o local do torneio, o requintado Hotel Thermas, passando por música nos intervalos e buffet durante todo o dia, além de sorteios e agradáveis brindes para os competidores.

No início do evento foi feita uma bela e original homenagem ao Cel. Edmar Monte, de Fortaleza, um dos mais queridos enxadristas do Nordeste, falecido no início deste ano. Os jogadores fizeram um minuto de silêncio, jogando uma partida imaginária, sem lances, apenas com o acionar contínuo e intercalado dos relógios!

Começada a competição, logo se viu uma surpresa, com o MI Iack Macedo sendo vencido pelo médico pediatra local, o sempre animado Ibernon Filho! Como a disputa era longa, Iack teve tempo de se recuperar e, após empatar com o MN Dawton Lemos na terceira rodada, não perdeu mais pontos, sagrando-se campeão, isolado, com 7,5 pontos, após 9 partidas. 

Na última delas, ressalve-se, houve empate no jogo principal de Iack contra o cearense Wellington Júnior, o que daria o título a este último, desde que o Regulamento da competição não vetasse os empates nas 2 últimas rodadas. A decisão foi então para o Armageddon, com Wellington, de brancas (por sua escolha), agora tendo que vencer. O jogo só foi decidido no apuro recíproco de tempo, com derradeiros segundos para cada lado. Iack foi mais rápido e viu o tempo do seu adversário esgotar-se, levando dramaticamente o título do Capivara's Day. 

A segunda posição ficou com o MF paraibano Luismar Brito e Wellington Júnior acabou em terceiro lugar. A classificação final pode ser conferida no chess-results (link). 

Houve premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas para os melhores colocados, até a décima posição, e para os vencedores por categoria. Não temos mais detalhes sobre a cerimônia de encerramento, porque não pudemos ficar até o final, dada a hora marcada para nosso regresso a João Pessoa.

Em breve, esperamos trazer mais fotos da competição, colhidas das redes sociais daqueles que puderam fazer os registros do evento.

Por fim, renovamos ao Dr. Gildivan nossos parabéns pela receptividade e pelo belo evento proporcionado. Até o III Capivara's Day! O xadrez nordestino agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário