sexta-feira, 10 de abril de 2015

O poder do árbitro de xadrez!

GM Wesley So foi penalizado após 6 lances no US Champ
(Foto: site oficial)

Hoje pode ter acontecido algo inédito na história do xadrez, revelando até onde pode ir a autoridade de um árbitro da modalidade! O fato, que repercutiu no universo caissiano, ocorreu no Campeonato Americano de Xadrez, envolvendo um Grande Mestre da elite mundial, o filipino Wesley So, número 8 do ranking da FIDE, que joga pela bandeira dos EUA. 

A partida contra o armênio Varuzhan Akobian (também de bandeira americana) terminou em apenas 6 lances, porque Wesley So fazia anotações auto-motivacionais na sua súmula, não permitidas pelas Leis do Xadrez. Acabou sendo penalizado pelo Árbitro Tony Rich, com a perda do ponto! A decisão foi tomada depois de So insistir com a prática durante o torneio, mesmo já tendo sido alertado a não fazê-lo pelo Árbitro.

O episódio surpreende pelo seu caráter pitoresco, pois o que se via como mais comum no xadrez era jogadores usar símbolos (!, !!, ?, ??) para "apreciar" lances seus ou do adversário, o que também é vedado pelas Leis do Xadrez, cujo art. 8.1-c diz:

"A planilha deverá ser usada apenas para anotação dos lances, dos tempos dos relógios, oferta de empate, registros relacionados com reclamações e outros dados relevantes."

Sobre essa prática de "exclamar" ou "interrogar" lances na súmula já dizia o conceituado AI Antônio Bento em uma publicação:

"Autoelogio e crítica ao adversário é coisa de cabotino! Registrar tais comentários em planilha causa constrangimento ao adversário e devem ser proibidos pela arbitragem."

Não foi esse exatamente o caso de hoje, mas o enquadramento legal é o mesmo, ante a proibição de se usar registros na súmula não previstos na norma.

Também merece anotar-se a estranheza que causa o comportamento de um jogador da grandeza do filipino, a precisar de expedientes dessa natureza na tentativa de buscar o seu melhor jogo.

Por fim, no caso foi possível vislumbrar o poder de um árbitro de xadrez, ainda que no exercício do seu múnus! Fica uma boa lição!

Um comentário:

  1. Num grande torneio que participei, de nível regional, um babaca anotou com antecedência a sequência de um mate forçado, eu perguntei-o, sem me ater ao que ele tinha anotado, pq ele tinha anotado dois ou três lances a mais que o que de fato havia ocorrido... Ele disse que eu tina caído num mate "bobinho"... Pois bem, no momento eu estava começando no xadrez competitivo e o fato passou batido, depois foi que soube que era para ele ter sido punido pela deselegância��

    ResponderExcluir