sábado, 25 de abril de 2015

II Gashimov em clima de expectativa!

ANAND COLA EM CARLSEN E AINDA SONHA COM O TÍTULO NO II GASHIMOV (Foto: site oficial)

O II Gashimov vai terminar amanhã e muito provavelmente Magnus Carlsen sairá campeão... Porém, as coisas podem não ser tão fáceis assim, depois do que aconteceu na rodada de hoje.

Explico. Carlsen, de negras, ao contrário das rodadas anteriores, não foi tão brilhante e empatou com Wesley So, num final de torre e peões tido como de empate morto, mas que, suspeito, poderia ter alguma pequena vantagem para o exército branco do "americano". Se as cores fossem contrárias, seria bem capaz de Carlsen tentar explorar essa microscópica vantagem, como é de seu feitio! Com esse empate, a decisão do torneio hoje dependeria da partida de Anand.

E o indiano emplacou a segunda  vitória seguida, dessa vez contra Mamedyarov e novamente com sacrifício de qualidade! Que coisa! A diferença entre Carlsen e Anand, portanto, caiu para 0,5 ponto (6,0 x 5,5).

Vejamos o confronto deles na última rodada: Anand encara o dificílimo duelo contra Caruana, terceiro lugar na prova, que não passou, porém, de um empate hoje contra o menor Elo do torneio (tenho sido repetitivo!), o "anfitrião" Mademov.

Já Carlsen encara neste domingo exatamente ele, Mamedov. Tudo certo! Já alertávamos na postagem anterior sobre o Gashimov que a diferença entre ambos, de 212 pontos no ELO, deveria fazer com que Carlsen alcançasse num mínimo um empate na rodada final, resultado que lhe bastaria para o título, desde que ele tivesse vencido Wesley So hoje! Para garantir a conquista do torneio, sem olhar para o lado, Carlsen agora precisa vencer Mamedov. Do contrário, precisará contar com o resultado de Anand x Caruana. 

Um detalhe: Mamedov empatou 7 das 8 partidas que jogou até aqui, perdendo apenas para Wesley So. Outras feras como Anand, Caruana, Kramnik e Giri só conseguiram a divisão do ponto contra o azerbaijano. Com todo respeito que merece um enxadrista com Elo acima de 2650, mas, cá prá nós: será que essa turma que beira os 2800 pontos está sendo, digamos, "cavalheira" com o representante da casa?

Sobrou para Carlsen! Se ele empatar também neste domingo, poderá ter que jogar um inesperado mini-match de desempate com Anand, caso o indiano passe por Caruana!

Até que seria legal reviver um pouco a final dos dois últimos mundiais, agora num ritmo de partidas rápidas. O Gashimov ganhou mesmo em emoção no seu final. Vamos ver o que vai acontecer!



Tabelas do site chessbase.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário