sexta-feira, 3 de abril de 2015

Final do Mundial Feminino em Sochi

Pogonina (RUS) x Muzychuk (UCR), duelo final em Sochi,
pelo título do Mundial Feminino (Foto: website oficial)

Está na fase final em Sochi, na Rússia, o Campeonato Mundial Feminino de Xadrez, entre a MI ucraniana Mariya Muzychuk (2526) e a WGM russa Natalija Pogonina (2456), números 12 e 39 do ranking mundial feminino da FIDE, respectivamente. 

Ambas chegaram ao match final depois de passarem por quatro etapas de matches eliminatórios, cujo número de participantes na fase inicial foi de 64 jogadoras.

Entre os triunfos de Muzychuk, destacamos suas vitórias contra as GM's Antoaneta Stefanova (BUL),  Humpy Koneru (IND) - 3ª do ranking mundial - e Dronavalli Harika (IND).

Já Pogonina passou por nomes como as GM's Wenju Ju (CHI) e Xue Zhao (CHI) - 5ª e 11ª do Elo FIDE, respectivamente.

Vale o registro de nomes que ficaram no meio do caminho, a exemplo das ex-campeãs mundiais Anna Ushenina (UCR), eliminada na segunda fase, e Alexandra Kosteniuk (RUS), que caiu na terceira fase.

A atual campeã do mundo e nova número 1 do ranking da FIDE (depois do longo reinado da eterna Judit Polgar), a GM chinesa Hou Hifan abdicou de participar do torneio, mas tem o direito de desafiar a campeã do Mundial de Sochi, por ter vencido o último Grand Prix FIDE.

O match final em andamento, ao contrário das fases anteriores, nas quais poderia haver decisão em apenas 2 partidas, será disputado em 4 jogos, com o último deles previsto para o próximo domingo. Em caso de empate no escore final, a vencedora será conhecida nos tiebreaks, na segunda-feira. 

Na primeira partida ocorrida ontem, com Pogonina conduzindo as brancas, deu empate em 40 lances. Hoje Muzychuk começou a partida e venceu em 58 lances, abrindo importante vantagem no duelo. 

Esse triunfo consolida, ao nosso ver, um certo favoritismo de Muzychuk. A ucraniana é a única MI entre as 15 GM's que ocupam as primeiras colocações do ranking mundial, tem maior força no Elo do que a russa e vitórias contra adversárias mais expressivas em Sochi. A final pode ser acompanha pelo site oficial (link).

Nenhum comentário:

Postar um comentário