segunda-feira, 16 de março de 2015

Vitor Firmo é campeão do VI Memorial Bobby Fischer!

VITOR FIRMO (RN)  - CAMPEÃO DO ABERTO DO BRASIL - VI MEMORIAL BOBBY FISCHER
COM 6 PONTOS EM 6! (AO LADO DO DIRETOR DO EVENTO, FERNANDO SÁ)

Ele fez jus ao homenageado! Com uma campanha que receberia aplausos de Bobby Fischer, o enxadrista potiguar Vitor Firmo cravou 6 pontos em 6 (!!) e chegou isolado no topo da tabela sagrando-se o grande campeão do Aberto do Brasil - VI Memorial Bobby Fischer. 

Ainda sem titulação, Firmo superou diversos nomes favoritos do torneio, inclusive com vitória contra o pré-ranqueado número 1 da prova, MI Iack Macedo, e levou o Troféu Vereador Luís Paiva, além do prêmio de 1.000 reais. Com seu incrível feito, o campeão ainda garantiu a vaga para a Semifinal II do Brasileiro 2015 e somou mais 68 pontos no seu Elo FIDE, que deverá chegar a 2103.

Aliás, vale dizer que, com todas as taxas oficiais já quitadas, o VI Memorial Bobby Fischer poderá ter a sua movimentação de rating já na próxima relação do ELO FIDE de abril.

O vice-campeão do torneio foi o paulista Sérgio Luiz Mazzeto e o terceiro lugar, completando o pódio do Memorial, foi o pernambucano Alberto Colares. Ambos somaram 5 pontos e também garantiram vagas na Semifinal II do Brasileiro, visto que o Aberto, com mais de 100 jogadores, obteve sinal verde do Presidente da CBX, Darcy Lima, para classificar mais 1 jogador, totalizando 3 semifinalistas, ao invés dos 2 inicialmente previstos.

Interessante notar que nenhum titulado do torneio chegou entre os 5 primeiros! Um grande grupo de 14 jogadores somou 4,5 pontos, dentre os quais o cearense Wellington Júnior, que chegou a co-liderar a competição até a 4ª rodada, e Douglas Torres, o melhor paraibano do evento.

Na premiação por categorias, os vencedores foram: André Capiberibe (CE-U1900 FIDE), Dawton Lemos (CE-Sub-18), WMF Suzana Chang (SP-Feminino) e MF Máximo Macedo (RN-Veterano). Foram também premiados os ocupantes da 2ª à 10ª posição. A classificação final está no chess-results, por meio do link ao lado. Abaixo trazemos fotos dos vencedores e links para outras imagens das 5ª e 6ª rodadas e da cerimônia de encerramento.

A propósito, nesse momento final do evento, a direção do torneio agraciou Luís Soares, o Paladino do Nordeste, com a Medalha AXCV, oferecida por Fernando Melo e entregue por D. Ana Sá, em homenagem ao nonagenário potiguar, que é uma das maiores personalidades do xadrez brasileiro.

Terminou assim, portanto, mais uma edição do Memorial Bobby Fischer, que, pelo que sentimos da reação dos participantes correspondeu às expectativas, com elogiada organização e ambiente exemplar para a prática do xadrez.

Agradecemos a todos pela participação e, em especial à equipe de arbitragem, aos colaboradores do Hotel Littoral, liderados pela Gerente de Eventos Rita de Fátima e ao Vereador Luís Paiva, patrono do torneio.

Link para fotos das 5ª e 6ª rodadas.
Link para fotos da cerimônia de premiação.

MN DAWTON LEMOS (MELHOR SUB-18)
COM LÍCINIO CORREIA, PRESIDENTE DA FCX

ANDRÉ CAPIBERIBE (MELHOR U1900 FIDE)
COM PETROV BALTAR, PRESIDENTE DA FPBX

MF MÁXIMO MACEDO (MELHOR VETERANO)
COM DRA. ALBANITA, SUA MÃE.

WMF SUZANA CHANG (MELHOR FEMININO)
COM RITA DE FÁTIMA, DO HOTEL LITTORAL








4 comentários:

  1. Parabéns Firmo. Somos testemunha do seu empenho. Abs. Zirpoli

    ResponderExcluir
  2. Faço outro comentário, se você me permitir Fernando. Dos dez primeiros colocados temos: 03 potiguares, 03 paraibanos e 02 pernambucanos. Sem querer realçar o NE, que graças a Deus anda de panela cheia, quero registrar que nos estados que mais tem investido no esporte (1º PB, 2º RN), o resultado reflete as expectativas. Pernambuco, como só está se reerguendo agora (assim esperamos desta nova presidência de federação), teve um pouco menos. No mais parabenizo-o pela organização do evento e fiquei grato, apesar de não ter jogado bem, em conhecer novos parceiros até então desconhecidos, como foi o caso do Amâncio, do Jonathan, do Jales e muitos outros que estão iniciando nesta perspectiva do xadrez. Muito obrigado. João Zirpoli.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos jogadores que prestigiaram esse importante evento, e ao Fernando Sá pela impecável organização. Zirpoli, para mim foi uma satisfação poder conhecê-lo pessoalmente, você é muito simpático. Quanto ao feito do jovem Vítor Firmo, que venceu esse forte torneio com 100% de aproveitamento, só tenho uma coisa a dizer: foi simplesmente extraordinário!! A constelação do xadrez nordestino sem dúvida ganhou uma nova estrela... abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Das seis versões, esta foi a mais emocionante!

    ResponderExcluir