sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Nakamura é campeão em Zurique!

NAKAMURA SUPERA ANAND NO ARMAGEDDON E VENCE O ZURICH CHESS (Foto: Chessbase)

Terminou ontem na Suíça o supertorneio Zurich Chess Challenge 2015, que contou com a presença de seis grandes estrelas do xadrez mundial: Kramnik, Nakamura, Anand, Caruana, Aronian e Karjakin.

O formato do torneio previa a combinação de um evento de xadrez clássico, com pontuação em dobro, com uma competição de xadrez rápido, com pontuação tradicional. O campeão seria aquele que somasse mais pontos na soma dos pontos de ambos os torneios.

Na disputa de clássico, deu Anand com 3,5 pontos em 5 (2v, 3e). Já no evento de rápido, o vencedor foi Kramnik, também com 3,5 pontos em 5 (3v,1e,1d). Porém, no escore conjugado, terminaram empatados Anand e Nakamura, ambos com 9 pontos. 

A decisão, portanto, foi para o Armageddon! Nakamura, de pretas, tinha o empate a seu favor, mas conseguiu vencer e se sagrou campeão do torneio!

Vale destacar a boa performance de Anand, que voltou a ultrapassar a barreira de 2800 no Elo vivo, mostrando mais uma vez para os descrentes a sua capacidade de se manter competitivo, mesmo depois de perder por duas vezes seguidas o título de campeão mundial para Carlsen.

Também vale, claro, uma menção obrigatória à excelente fase do campeão Nakamura, que vence em Zurique, depois do seu sucesso no supertorneio de Gibraltar. Com essas grandes performances, o americano supera seu recorde pessoal e também ultrapassa a casa dos 2800 de rating FIDE, na contagem do Elo vivo.

Talvez o destaque negativo seja para Caruana, que, por sua condição de número 2 do ranking mundial, seria de se esperar maior consistência nos seus resultados recentes. Em Zurique, o italiano só conseguiu uma vitória nas competições válidas para pontuação, clássico e rápido, quando venceu Karjakin, no torneio de rápido.

Dada essa instabilidade de Caruana e a considerar a existência de uma "turma" maior desfilando na casa de 2800 de Elo FIDE (Caruana, Grishuk, Topalov, Anand, Giri e Nakamura) já começa a ficar mais difícil prever com maior grau de confiança quem poderá despontar como o mais provável desafiante de Carlsen no futuro próximo. Pelo jeito, no momento oportuno, quem estiver em melhor fase, haverá de ser mesmo o próximo "Candidato"!

Abaixo, mostramos as tabelas com o resultado geral dos eventos em Zurique, extraídos do site do chessbase.


Nenhum comentário:

Postar um comentário