quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Como foi 2014 no Reino de Caíssa - Parte 5

No dia 18 de outubro tinha início o Continental das Américas, na Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, possivelmente o maior evento enxadrístico já visto no Nordeste Brasileiro. Na matéria, enfatizávamos o número de quase 200 inscritos, representando 11 nações! Dentre os presentes, era destaque a participação de 19 GM's! A prova, que duraria 9 dias, foi organizada pela CBX e, além de classificatória para a Copa do Mundo de Xadrez, distribuiu 50 mil reais em prêmios.


No dia 19 trazíamos ao blog as impressões que tivemos acerca da nossa visita à Pipa, no segundo dia do Continental das Américas! Lá fomos, juntos com Fernando Melo e Eny Nóbrega, onde pudemos desfrutar um pouco dos encantos da famosa praia nordestina e, principalmente, ver de perto as estrelas do grande evento de xadrez que ali acontecia. Na postagem trouxemos uma seleção de fotos de nosso belo passeio, dentre as quais aquela que registrou nosso privilegiado almoço na companhia do simpático GM Julio Granda, o mais renomado dos GM's presentes em Pipa, que, a despeito de sua condição de astro dos tabuleiros, se mostrou uma figura humana das mais simples e receptivas.



No dia 27, sob o título - A grandeza de Julio - foi postado no blog o resultado final do Continental das Américas, que foi vencido por Julio Granda pela terceira vez consecutiva! Além dele, foram classificados para a Copa do Mundo de Xadrez, o cubano Isans Ortiz, o brasileiro Rafael Leitão e o americano Samuel Shankland. O texto mostrou link e realçou detalhes da classificação final do Continental.


No dia 31 de outubro de 2014, o blog alcançou a marca histórica de 1.000.000 de acessos e fizemos uma postagem sem texto, apenas com uma imagem animada para marcar a passagem de tão relevante momento, na existência desse nosso canal paraibano de promoção do xadrez.


Para celebrar o milhão de acessos ao blog, fizemos um torneio comemorativo, cujo resultado e detalhes da festa foram tema de matéria, ricamente ilustrada, publicada aqui no dia 02 de novembro. O vencedor do Ativo do Milhão, que teve a presença especial de Fernando Melo (jogando sua Bird), foi Rondinelle Pessoa. A prova foi bastante prestigiada, com a participação de visitantes e de 24 jogadores. A todos foram servidos refrigerantes e um bolo especial com a marca do milhão de acessos ao blog.


No dia 3 divulgamos o resultado das Semifinais 1 e 2 do Brasileiro, ocorridas em Poços de Caldas e no Recife, respectivamente. A Semifinal 1 classificou para a Final do Brasileiro, os seguintes jogadores: GM Everaldo Matsuura, MI Evandro Barbosa, MF Edgar Rodrigues e MF Mateus Nakajo. Já a Semifinal 2 teve como classificados: MF Paulo Jatobá, MF Roberto Andrade e MI Iack Macedo.


No dia 7 demos início à cobertura da esperada revanche pelo título mundial de xadrez entre o agora desafiante Anand e o atual campeão Carlsen. O evento começara em Sochi, na Rússia e, na matéria, destacávamos o clima ameno da festa de abertura, que contou com presenças ilustres, como a dos ex-campeões mundiais Karpov e Spassky. A partir desse dia o blog acompanhou o match com especial destaque, durante todo o mês de novembro. 


No dia 12 reproduzimos manchete do site da CBX que novamente divulgava João Pessoa como o local da Final do Brasileiro, pelo segundo ano consecutivo! O evento vai acontecer no mesmo Hotel Cabo Branco Atlântico, entre os dias 17 e 25 de janeiro de 2015.


O dia 23 de novembro foi uma data especial para o xadrez, pois os súditos de Caíssa souberam que a coroa de campeão mundial não tinha mudado de mãos. Na primeira postagem desse dia, publicamos apenas uma foto de um sorridente Carlsen que tinha acabado de de derrotar Anand, na 11ª partida do match, vencendo a disputa por 6,5 x 4,5, conforme quadro final contido na matéria. No mesmo dia publicamos nova matéria com comentários sobre a última partida do match e sobre os momentos seguintes à rendição de Anand, que trouxe alívio e alegria para Carlsen, mas não abateu o indiano, cuja disposição para continuar ativo no xadrez competitivo foi logo anunciada por ele na coletiva de imprensa concedida ao final do match. 


No dia 26 divulgamos o resultado da Final da Copa AXCV, evento que foi realizado de fevereiro a outubro, através de matches eliminatórios entre 22 sócios da AXCV. O confronto final se deu entre Francisco Dantas e Luiz Fábio Jales, que surpreendeu ao chegar à decisão do título, quando haviam outros nomes na competição considerados favoritos. O vencedor da Copa foi Francisco Dantas, com vitória no match final, por 1,5 x 0,5.



No dia 30 tivemos finalizado o Campeonato Paraibano de Xadrez, o primeiro organizado pela nova diretoria da FPbX, realizado na Escola Municipal Leonel Brizola, com apoio da Prefeitura de João Pessoa e do Vereador Luís Paiva. O evento contou com excelente número de 40 participantes, sendo 29 no Absoluto e 11 no torneio que reuniu o Sub-16 e o Feminino. O MN Evandro Rodrigues tornou-se o Campeão Paraibano de 2014. Nas outras categorias venceram Téo Bomfim, no Sub-16, e Myllena Cabral, no Feminino. No evento, o casal Ana e Fernando Melo foram homenageados pela FPbX, pelos relevantes serviços prestados ao xadrez paraibano.


No dia 7 de dezembro foi divulgado o resultado das Finais do Circuito Ivo Bichara de Xadrez Blitz, com Doriedson Lemos sendo campeão no Grupo A, e Ivanilson Silva o campeão do Grupo B. O Circuito foi formado por 6 torneios classificatórios ao longo do ano, além das finais de dezembro. Foram distribuídos 560 reais em prêmios, obtidos por meio da arrecadação com as inscrições dos jogadores nos torneios do Circuito.


No dia 8 anunciávamos que o Blog Reino de Caíssa havia sido indicado pelo site da Revista Meio Jogo para concorrer na categoria de melhor site de xadrez de 2014, juntamente com o Clube de Xadrez Online e Xadrez do Brasil. O resultado divulgado no dia 24, revelou que o vencedor foi o CXOL, com expressivos 72% dos votos, ficando o Reino de Caíssa em segundo lugar na enquete, com 17% da preferência dos internautas.


No dia 14 publicamos o resultado do tradicional London Chess Classic, cuja vitória de Anand nos surpreendeu sobremaneira, pois o indiano só havia empatado na competição até então e bastou vencer Adams na rodada final, ultrapassando os líderes da ocasião, Giri e Kramnik, que empataram no último round e deixaram escapar o título. Todos acabaram com 7 pontos, mas Anand foi o campeão por ter vencido sua partida, com as peças negras!


No mesmo dia, postamos matéria sobre o IV IRT AXCV, que foi vencido pelo visitante potiguar Vitor Firmo, com 4 pontos em 5, o que lhe rendeu a primeira colocação isolada e o prêmio de 400 reais. A segunda posição ficou com Marcos Valério e o terceiro lugar no pódio foi ocupado por Rondinelle Pessoa. Participaram do evento 19 jogadores, o maior número dos 4 IRT's AXCV realizados no ano.


E no dia 28 o blog trouxe os números finais do III Master Paraíba de Xadrez, Troféu Abdias Sá, vencido de forma brilhante por Douglas Torres, que se sagrou, assim, Bicampeão do evento! Mais uma vez Douglas vencia a competição de maneira invicta, o que lhe fez acumular 18 partidas sem derrota nas duas últimos edições do Master. O vice-campeão foi Renato Araújo e o 3º lugar foi o MF Francisco Cavalcanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário