quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Sochi: Carlsen e Anand: iguais!

POSIÇÃO NO LANCE 30 E O RELÓGIO COM O MESMO TEMPO:
TUDO IGUAL EM SOCHI!

Tudo bem que está tudo igual entre Carlsen e Anand. Porém há algo mais a considerar! Se quisermos comparar Sochi com Chennai, um aspecto chama a atenção. É que a igualdade até a 4ª rodada do match de agora é bem diferente daquela do encontro anterior, quando também haviam passadas quatro partidas. Ainda que o placar seja o mesmo (2x2), a sua composição é extraordinariamente diversa!

Em Chennai, lembramos bem, as duas partidas iniciais foram melancólicas, sem luta, com rápidos empates. As duas que se seguiram foram melhores, mais disputadas, porém igualmente frustrantes, pela repetição de empates em sequência. Já agora, em Sochi, chegamos à quarta rodada somente com partidas densas, cheias de luta, com 2 empates bem jogados e uma vitória para cada lado.

Havia mesmo uma expectativa entre os especialistas de que Anand poderia trazer dificuldades e endurecer o segundo match contra Carlsen. Isso não só se confirma, por agora, como parece projetar um confronto certamente mais longo do que o anterior, com a sua definição próxima do 12º jogo do embate. Será? 

O fato é que temos visto um Anand muito bem preparado e disposto para a briga. Não seria nenhum exagero dizer que, finda a quarta rodada, a vantagem psicológica é do desafiante. Afinal, ele conseguiu vencer uma partida e, na seguinte, realizada hoje, empatou de negras, mostrando inegável espírito de luta ao responder o 1.e4 de Carslen com a dinâmica Siciliana! O campeão pareceu mais prudente ao buscar uma linha menos usual, com 3.g3, fugindo das complicações teóricas mais agudas, para as quais Anand tem se mostrado um perigo!

Ainda assim somos mais Carlsen! Pela genialidade do jovem campeão temos sempre a sensação de que, num dado momento, ele vai deslanchar e vencer o duelo... Com todo o respeito, não vemos essa possibilidade para Anand, que pode até seguir muito bem, mas, ao cabo, vai dar Carlsen!










































P.S.: Imagens capturadas da transmissão ao vivo, no site oficial.

2 comentários:

  1. Conversava hoje com um amigo GM e, inevitavelmente, o assunto fluiu rapidamente para o mundial. Ele me disse: " Acho que Anand vai ganhar. O Carlsen não está mostrando nada além do que já sabíamos que iria tentar, Anand tá preparado. A maior prova disso é a partida que ele ganhou."

    Quanto a mim, prefiro permanecer "agnóstico" sobre essa disputa, mas que Anand está visivelmente mais preparado do que o match anterior, oferecendo resistência e demonstrando um poder de luta invejável, isso ele está!


    ResponderExcluir
  2. Pois é Olinto, acho prematuro postergar alguma opinião, visto que se caso Anand, vença esta de hoje, o que não seria muito difícil, visto que joga de brancas, a situação do menino complica muito. Vamos aguardar. E a engenharia, já terminou? Abs. Zirpoli.

    ResponderExcluir