domingo, 7 de setembro de 2014

Sinquefield fica para a história!

TODOS OS FLASHES PARA CARUANA -  O GRANDE NOME DE SINQUEFIELD (Foto: site oficial)

Acabou neste sábado o espetacular torneio de Sinquefield 2014, em Saint Louis, nos EUA, tido como o mais forte de todos os tempos e que marcou o fantástico desempenho do GM italiano Fabiano Caruana, o campeão da prova, invicto, com 8,5 pontos e 3 pontos na frente do segundo colocado, ninguém menos que o atual campeão mundial Magnus Carlsen! 

Essa incrível campanha teve seu ponto de maior destaque na sequência histórica de vitórias do italiano. Ele venceu as 7 primeiras partidas! Possivelmente um recorde mundial em competições desse nível. O empate com Carlsen na oitava rodada pôs fim a essa marca e evitou que Caruana buscasse o inimaginável 10x0! 

Nas 2 rodadas finais, com o torneio já definido, talvez as ambições tenham se arrefecido um pouco e todas as partidas acabaram empatadas. Nem por isso o torneio perdeu seu encanto e estará para sempre no rol dos maiores acontecimentos da história do xadrez. 

No quadro final, vemos que Caruana conseguiu um Elo performance de 3103(!), somou 35 pontos no seu rating e viu Carlsen perder 8 pontos. O italiano certamente será o 2º maior Elo na próxima lista da FIDE e, o mais importante, bem mais próximo do líder Carlsen. 

A expectativa agora é saber o quão consistente é esse poder de Caruana, que, se confirmado, o projetará, ao que tudo indica, para ser o grande rival de Carlsen no futuro próximo. Quem viver, verá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário