quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Final em Tromso - Os campeões!

Equipe chinesa (à esquerda) - Campeã em Tromso (Foto: site oficial)


O Brasil empatou hoje com a Romênia em 2 a 2 e se manteve na 22ª posição, ao final das Olimpíadas de Tromso, não conseguindo, portanto, superar a sua melhor marca, conquistada em 2010, quando obteve o 17º lugar. 

O resultado de agora, todavia, pode ser visto como uma boa colocação, haja vista que o Brasil ficou à frente de grandes forças, como a Alemanha, Inglaterra e o próprio país anfitrião, Noruega, que tinha na equipe o campeão mundial Magnus Carlsen. Por outro lado, o Brasil foi superado por Argentina e Peru e não conseguiu se manter como o melhor sul-americano da competição. 

A seleção campeã e única invicta das Olimpíadas foi a China, com 8 vitórias e 3 empates. Na última rodada os chineses venceram bem a Polônia por 3x1, garantindo a primeira colocação. Hungria e Índia completaram o pódio (com 7v, 3e,1d), desbancando a poderosa Rússia e o Azerbaijão, pelos critérios de desempate. 

No Brasil, o melhor desempenho foi de Alexandr Fier, com 7 pontos em 10 (6v,2e,2d). Já Rafael Leitão foi quem somou menos pontos, totalizando 3,5 em 8 (1v,5e,2d).

Equipe russa (à direita) - Campeã em Tromso
(Foto: site oficial)
Na competição feminina, o Brasil acabou na 44ª posição, após vencer hoje a Moldova por 2(1/2) x 1(1/2). A campeã, com sobras, foi a Rússia com 10 vitórias e 1 derrota, seguida de China e Ucrânia (ambas com 8v, 2e, 1d). 

Entre as brasileiras, o destaque foi para a excelente participação da campeã brasileira e 1º tabuleiro da equipe, a WIM Vanessa Feliciano, que somou 7 pontos em 11, com 5 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. Suzana Chang foi quem obteve menor pontuação, 1,5 em 7 (0v, 4d, 3e).



Chess-results (link). 
Site Oficial (link).

3 comentários:

  1. O resultado das Olimpíadas de Tronso mostra peremptoriamente que China e Índia entraram para o rol das grandes potências mundiais do xadrez, chegando a eclipsar os países do Leste Europeu, que até alguns anos atrás reinavam absolutos no esporte.

    ResponderExcluir
  2. Na minha humilde opinião, eu acho que China e India já estão no rol das grandes potências faz algum Jales, veja que a India, se deu ao luxo de jogar sem Anand e Pentala Harikrishna no open e Humpy Koneru no feminino. Já a China foi completa e os caras "seguraram o taco", surpreendendo Rússia, Armênia, Ucrânia e Azerbaijão. Acho que merece menção honrosa a equipe feminia de Cuba.

    ResponderExcluir
  3. Fernando, por acaso tu sabes quem era a equipe brasileira em 2010? Se souberes, por gentileza informa para nos. Obrigado

    ResponderExcluir