sexta-feira, 18 de julho de 2014

O IRT e uma palavra sobre a inscrição!

Começou o II IRT AXCV na noite desta sexta-feira, com a participação de 15 enxadristas, o que corresponde ao mesmo número do I IRT AXCV realizado em abril deste ano. O torneio pode ser acompanhado pelo chess-results (link).

Decerto que poderíamos ter uma maior adesão de jogadores, principalmente pela possibilidade de movimentação do rating CBX e FIDE. 

Contudo, uma palavra, ao nosso ver, há de ser registrada, referente à taxa de inscrição do IRT, que, pelo seu valor, pode ser um empecilho para alguns. Desde o início deste ano que temos divulgado nossa estratégia de valorizar a participação dos enxadristas como sócios da AXCV. Por isso, que, ao custo de uma mensalidade de 25 reais, a participação deles nos 4 IRT's previstos no ano está isenta de inscrição. Para os demais interessados, portanto, a taxa precisa ser maior do que o correspondente ao valor de 3 mensalidades, como forma de justificar e incentivar a figura do sócio. Nesse sentido, a taxa dos IRT's para os não sócios ficou fixada, desde janeiro, em 90 reais.

Não custa lembrar que um torneio assim tem custos diversos, como altas taxas de oficialização, aquisição de troféus e medalhas e valores para premiação em espécie, minimamente convidativos!

Essa argumentação é imperativa agora em face do que ocorreu hoje quando dois estimados amigos enxadristas, de fora da Paraíba, surpreenderam-se com o valor da inscrição.

E o mais grave foi que ambos, para nossa tristeza, acabaram desistindo de participar do IRT, quando no Congresso de abertura foi lembrado o horário da 2ª rodada, marcada  para a manhã deste sábado, o que frustou a expectativa dos mesmos, crentes que tal rodada seria na tarde, como é mais usual nos torneios de 5 rodadas de finais de semana.

Lamentamos o episódio, mas aproveitamos a ocasião para destacarmos o quão importante é ler com atenção o regulamento e as notícias dos torneios que divulgamos.

Esperamos não ter causado má impressão aos nossos visitantes, desejando poder contar com eles numa outra oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário