domingo, 31 de março de 2013

Cresce expectativa para o Torneio de Esperança

Joaquim e o homenageado, Dr. Jovany Medeiros

Aumentam as expectativas para o XVI Torneio de Xadrez Cidade de Esperança. A partir deste 1º de abril, as inscrições passam a ser de R$ 100,00. Garanta já a sua participação. Há um limite de apenas 80 vagas. O torneio será nos próximos dias 27 e 28 e homenageará o médico Jovany Medeiros. Serão distribuídos 3.300 reais em prêmios. Joaquim Virgolino, diretor do evento, espera a presença de grandes nomes do  xadrez de nossa terra em Esperança, além de uma atração internacional, cuja participação vem sendo negociada. Vejam as informações do torneio aqui. Na véspera, dia 26, haverá ainda uma simultânea com a campeã sul-americana de sua categoria, Ramyres Coelho (PE). Restam poucas vagas. Consulte também o link acima para mais detalhes. Prestigie esse relevante momento do xadrez do brejo paraibano.  

Candidatos 2013: Carlsen por uma vitória!

Carlsen (d) em entrevista após superar Radjabov (e) e retomar a liderança do Candidatos 2013

Como diria o provérbio, nada como um dia atrás do outro! Carlsen põe as coisas nos seus devidos lugares e, para alegria dos seus fãs e, certamente, da maioria do público que acompanha o Candidatos 2013, o norueguês retoma a liderança do certame faltando apenas uma rodada para o final. Isso porque ele venceu hoje Radjabov, numa partida que tinha tudo para terminar empatada. Com as imprecisões do seu adversário, pressionado pelo tempo, Carlsen venceu o jogo e igualou a pontuação com Kramnik, que só empatou com Gelfand. A vantagem de Carlsen na tabela reside no maior número de vitórias (5 contra 4) do que Kramnik. Assim, uma vitória amanhã de Carlsen, contra Svidler, ou um resultado seu igual ao de Kramnik (contra Ivanchuk), dará o titulo ao norueguês e o direito dele disputar o título mundial contra Anand. Avante Carlsen!



Rating FIDE - Ainda sem o IV MBF!

Saiu a lista do Rating FIDE do mês de abril, na qual não estão computados os resultados do IV Memorial Bobby Fischer. Pelo que podemos acompanhar após o desfecho do torneio, as pendências ainda existentes se devem à ausência de pagamento das anuidades da CBX de alguns dos participantes do evento. Por mais que tenhamos divulgado aqui no blog de que a participação no Bobby Fischer estaria condicionada à quitação prévia da inscrição e da anuidade da CBX, conforme previsto no Regulamento, o que houve, efetivamente, foi a falta dessa providência por pelo menos 15 participantes, conforme pudemos contabilizar, em consulta ao site da CBX, logo após o torneio. Não podemos deixar de registrar que a direção da prova tem responsabilidade nesse episódio, embora não devamos partir para a crítica fácil, visto as dificuldades que aconteceram para administrar o evento em todas as suas frentes, que cresceu enormemente nos últimos dias próximos ao seu início. Segundo soubemos, todas as providências e tratativas estão sendo tomadas pelo Diretor para que as pendências sejam sanadas, ainda no prazo legal para a validação do torneio. Esperemos que na próxima relação do Rating FIDE, o Bobby Fischer já esteja incluído. Para isso, contamos também com a colaboração e responsabilidade daqueles que ainda precisam regularizar sua situação junto à CBX. Afinal, como não custa lembrar, Gens Una Sumus!

Seção Arte do Xadrez

Eis aqui um magnífico final artístico, que pode muito bem acontecer numa partida viva, se não da mesma forma desse estudo, mas no tema que permite as brancas vencerem. Vale conferir com vagar e atenção, saboreando a arte do xadrez!



Brancas jogam e ganham.

(Finales Artisticos de Ajedrez - Guénrij Kasparian)



Solução:



1.d7 Re7 2. Td6 Rd8 3. a6 Ta3... 

Agora a manobra do rei branco é para permitir afastar a torre negra da terceira linha, a fim de lhe permitir ir buscar o peão preto, contando com a impossibilidade da torre negra sair da coluna 'a'. 

 4. Rf2! Tf3+ 5. Re2 Ta3 (tem que voltar!) 6. Re1 Te3+ 7. Rd2 Ta3 8. Re2! Ta2+ (a torre enfim sai da terceira linha) 9. Rf1 Ta1+ 10. Rf2 (tempo necessário) Ta3 11. Rg2 Ta2+ 12. Rg3 Ta4 13. Rh4 Te4 14. a7 (eis o motivo para a prisão da torre negra em 'a') Ta4 15. Th6 Rxd7 16. Th8 Txa7 17. Th7+ +.

Ele é Valentino Rossi!

Como nos adiantou o amigo Douglas Torres, a identidade daquele que mostramos ontem aqui no blog é Valentino Rossi, "o maior piloto da moto velocidade mundial". Segundo a Wikipédia, Rossi foi considerado um dos cinco melhores desportistas mundiais da primeira década do terceiro milênio (2000-2010) e está na lista dos desportistas mais bem pagos do mundo, chegando a 35 milhões de dólares por ano. Bem,  mas o que Rossi está fazendo aqui, num blog sobre xadrez? Para que não percamos o foco, deixaremos para explicar as razões após o término do Torneio dos Candidatos 2013, que vai até amanhã. Até lá!

sábado, 30 de março de 2013

Quem é ele?


E então? Conseguiria ele seu patrocínio? Amanhã a sua identidade será revelada aqui, para quem ainda não sabe quem ele é!

Candidatos 2013 - Ainda sobre o drama da 12ª rodada

Kramnik: único invicto do Candidatos 2013


Passada a tensão da 12ª rodada do Torneio dos Candidatos 2013, podemos perceber com mais atenção a grande repercussão que tiveram os resultados de ontem, em todo o mundo do xadrez.

Uma conjunção de fatores causou surpresa e incredulidade a muitos que acompanham os embates em Londres:

- a terceira vitória seguida de Kramnik (que, antes disso, vinha empatando bastante) frente ao forte Aronian;
- a derrocada de Aronian, que perdeu a segunda seguida, cometendo um grave erro contra Kramnik (50. g6??);
- a derrota de Carlsen, até então invicto e vencedor dos 2 últimos grandes super torneios (Chess Classic London e Tata Steel), para um irregular Ivanchuk, somente o penúltimo na tabela; e
- a incrível troca de liderança a duas rodadas do final, resultante desses fatos surpreendentes. 

Vejam alguns dos depoimentos:

"Você seria perdoado se esperasse ler sobre um rápido empate, ou uma milagrosa vitória de Carlsen, que lançou seu feitiço e venceu um final de jogo empatado, mas hoje foi a exceção das exceções, onde mesmo deuses são vistos como mortais."
(Chessbase - tradução livre)

"A história do Xadrez Mundial pode ter tomando um rumo absolutamente diferente da ordem natural (esperada). Mas na reta final de um torneio de candidatos, até mesmo os melhores sentem a pressão! O clima nos comentários em toda internet é de comoção, foi como se vissem um semi-deus virar mortal, perder a aura! A grande maioria dos enxadristas no mundo torcia por Carlsen por entender que ele é a marca do xadrez atual, pois resignificou e colocou o xadrez novamente na mídia e de maneira positiva. Mas a competição só termina quando acaba, ainda faltam duas rodadas."
(Site Xadrez Potiguar)

"Vassily Ivanchuk logrou o que parecia impossível: venceu a Carlsen."
(Publicação Xadrez Diário)


Agora, somente Kramnik segue invicto no torneio, tendo pela frente Gelfand e Ivanchuk, para tentar garantir o topo da tabela. Carlsen encontrará Radjabov e Svidler nas rodadas finais, tendo que tirar o meio ponto de desvantagem que o separa do líder.

Salvo algum engano de nossa parte, vemos pelo chess-results que, em caso de empate em pontos no final, os critérios de desempate são confronto direto, número de vitórias e sonnenborg-berg, nessa ordem. Uma eventual igualdade de pontos e de vitórias entre Kramnik e Carseln, levaria o desempate para o último critério, o que, para tanto, ter-se-ia que ser considerado os resultados das duas rodadas finais. Contudo, nesse cenário, a vitória de Kramnik frente ao terceiro colocado Aronian, seja talvez decisiva para o Sonnenborn-Berg do russo, levando-o ao título do Candidatos 2013. Amanhã teremos o penúltimo capítulo dessa fantástica história. Vamos acompanhar. 

sexta-feira, 29 de março de 2013

Ele teria o seu patrocínio?


Se você fosse um grande empresário, patrocinaria essa pessoa?

Candidatos 2013: I N A C R E D I T Á V E L !

Reis ao centro, fim de partida. O Gigante é vencido. Carlsen olha para o nada!
Num duro compromisso, Carlsen (d) concede entrevista, tentando explicar
a derrota para Ivanchuk (e), que observa, talvez incrédulo com o seu feito!

INACREDITÁVEL! Assim se expressou o GM inglês Nigel Short, ao final da rodada de hoje do Candidatos 2013. Após uma exaustiva jornada de quase 8 horas, o mundo do xadrez ficou surpreso com a derrota de Magnus Carlsen para Ivanchuk! O então líder do torneio foi vencido pelo penúltimo colocado, numa partida em que, em nenhum momento, o norueguês teve alguma vantagem que lhe permitisse triunfar. Sua longa luta foi ao menos para conseguir arrancar um empate, que não veio. Para completar o histórico dia, Kramnik venceu o duelo contra Aronian, conseguindo a incrível marca de 3 vitórias consecutivas e, pasmem, ultrapassando Magnus Carlsen a duas rodadas do fim do torneio! O momento portanto é todo favorável a Kramnik, que vem crescendo, enquanto Carlsen vem caindo e tendo que absorver o duro golpe que sofreu hoje. Ao menos o número 1 do mundo terá um dia de descanso, já que a penúltima rodada acontece só depois de amanhã (veja quadro abaixo, até a última rodada). A esperança de Carlsen agora é que Kramnik tem, em tese, um adversário mais difícil, Gelfand, enquanto ele, Carlsen terá pela frente Radjabov. Bom, é melhor não fazer prognósticos, afinal quem poderia imaginar o que ocorreu hoje? O certo é que o nome da vez é Kramnik! Para ele agora é que estão voltados os principais holofotes e não para Carlsen. Inacreditável, mas é verdade!



quinta-feira, 28 de março de 2013

Candidatos 2013: Troca-se o rival de Carlsen!

Svidler x Aronian: premonição? (Foto: Chessbase)

No começo de sua partida contra Svidler era como se Aronian estivesse adivinhando! A expressão do armênio na foto acima parecia antecipar que a rodada não lhe seria nada favorável. Além de perder a partida, Aronian viu Kramnik passar por Radjabov e lhe tomar a segunda posição do torneio. Menos mal para Aronian que Carlsen só empatou com Grischuk, numa Grunfeld pouco usual. Com isso, faltando agora 3 rodadas para o término do Candidatos 2013, Carlsen mantém o meio ponto de vantagem sobre o 2º colocado, que agora mudou de nome. Amanhã, pela antepenúltima rodada, Carlsen enfrenta Ivanchuk, mas certamente estará bem interessado no decisivo duelo entre Aronian e Kramnik. Se não acontecer vitória de Kramnik nesse jogo, um triunfo de Carlsen amanhã o deixará a 1 ponto cheio do segundo colocado, faltando apenas 2 rodadas para o final. Esse prognóstico aliás é bem provável, não é não? Vamos conferir!



Onde está o Dinheiro?

Não, o gato (que fugiu para o estrangeiro) não comeu o dinheiro! Brincadeiras à parte, temos tido o cuidado e a responsabilidade para que os valores arrecadados com a nossa AXCV, sejam disciplinadamente empregados nos Ativos da nossa Academia. Reparem bem no quadro abaixo. Nele procuramos resumir toda a movimentação dos recursos destinados aos prêmios distribuídos nos eventos até aqui. 


Podemos ver, por exemplo, que já foi paga a expressiva quantia de 2.250 reais, em 6 Ativos realizados, nos 3 primeiros meses desse ano (1ª coluna). Desse total,  1.100 reais foram provenientes da arrecadação das mensalidades dos sócios, cujas cotas para cada Ativo feito, constam na 2ª coluna. Utilizamos também 500 reais vindos das inscrições dos não-sócios que jogaram os Ativos (3ª coluna). O valor de 650 reais, destacado na 4ª coluna, foi utilizado no grande Ativo do dia 23/02, em homenagem ao aniversário deste blog (01/02/2013) e foi  originário do saldo da AXCV, da gestão passada, em 2012. Vemos ainda, nas observações abaixo do quadro, a destinação do valor excedente desse Ativo. A 5ª e última coluna demonstra o total de premiação distribuído em cada Ativo.

Vale dizer que temos uma conta bancária, aberta exclusivamente para a AXCV. Os extratos são repassados aos sócios, por e-mail. Temos em caixa, no momento, 680 reais, provenientes do saldo das mensalidades de março e das antecipações de mensalidades futuras, por parte de alguns sócios. 

Observamos, assim, que a AXCV tem procurado movimentar o nosso xadrez, com a máxima transparência. Convidamos você a também fazer parte do corpo de sócios da AXCV! A mensalidade é de apenas 20 reais. Além de contribuir com o xadrez paraibano, você também tem a chance de jogar boas partidas com parte dos melhores enxadristas de nosso Estado, que já são sócios. Mande e-mail para samelojp@gmail.com e entre nesse time! 

Ache o aniversariante Julio!

Você conhece o Julio Eimard de Freitas? Se sim, que tal localizá-lo na foto abaixo:



Pois é! Ele é aquele mesmo ali, de óculos escuros, testemunhando o embate entre Aronian e Carlsen, pelo Grand Slam de Xadrez, ocorrido em São Paulo, ano passado. Júlio completa hoje 50 anos de idade e, pelo que vemos, é um grande entusiasta do xadrez, do quilate do nosso Joaquim Virgolino. Inclusive, vimos em fotos nas redes sociais que Julio também já jogou simultânea ministrada pela xodó de Joaquim, a húngara Judit Polgar. 

Morador de Caratinga, interior de Minas Gerais, Julio esteve aqui na Paraíba, este mês, prestigiando e participando do IV Memorial Bobby Fischer, quando teve a oportunidade de desfrutar de bons momentos com os enxadristas da nossa região. Na foto ao lado, por exemplo, vemos Julio ao lado do Paladino do Nordeste, Luiz Soares de Macedo. Parabéns Julio! Que sua paixão pelo xadrez continue irradiando luz no Reino de Caíssa!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Candidatos 2013 - Faltam quatro, Carlsen!


Todos os flashes para Magnus Carlsen! Na contagem regressiva para o fim do Torneio dos Candidatos 2013, tivemos hoje a 10ª rodada, de um total de 14. O norueguês, líder do ranking mundial, venceu Boris Gelfand, com excelente técnica para fazer valer a vantagem de um peão a mais, num final de damas e bispos de cores iguais. Aronian não deixou por menos e venceu Ivanchuk, num jogo franco, em que o ucraniano acabou perdendo pelo tempo, ante uma posição crítica da partida. Já Kramnik, venceu Grischuk num final que aparentava igualdade. Na outra partida do dia, rápido empate entre Radjabov e Svidler. 

Depois dos jogos de hoje, a vantagem de Carlsen permanece de meio ponto sobre seu principal perseguidor, Aronian. Com um ponto a menos do que o líder, vem Kramnik. Esses 3 são os que lutam pelo título, a essas alturas, valendo dizer que Aronian e Kramnik ainda vão se enfrentar. Os demais competidores não parecem ter mais chances de chegar ao topo, pois estão a pelo menos 2,5 pontos atrás de Carlsen, a quatro rodadas do fim. Amanhã teremos a 11ª rodada, onde as atenções para Carlsen haverão de aumentar ainda mais! 



Um Capivara de 34 anos!


Registramos com alegria o aniversário de Carlos Alexandre de Lima! Ele mesmo! O nosso querido amigo de Água Preta (PE), gente da melhor qualidade, Carlos Capivara, que hoje completa 34 anos. É sempre muito agradável os momentos de convivência com Capivara, nos eventos enxadrísticos em que temos a oportunidade de encontrá-lo, como foi no último Memorial Bobby Fischer, quando ele compôs a grande delegação de Pernambuco que aqui esteve. Aliás, Capivara figura como um dos mais fortes jogadores desse Estado vizinho, ainda que Fernando Melo, meu pai, o tenha como um bom freguês! Se você quiser ter um contato com Capivara pela internet, vale lembrar que ele promove torneios diários de xadrez relâmpago no site PlayOK, sempre muito prestigiado por destacados jogadores. Nosso abraço, ao mestre Capivara! Que ele conserve sempre essa boa energia e seja feliz! Parabéns!

terça-feira, 26 de março de 2013

Seção Caissianas

O Blog Reino de Caíssa, com 4 anos de existência, graças à disposição e ao romantismo de seu criador, Fernando Melo, tem um relevante acervo de matérias publicadas sobre o xadrez. Há registros de importantes acontecimentos na história do jogo, notícias sobre vários eventos ao longo desses anos, curiosidades e destaques sobre diversos enxadristas, reflexões sobre o xadrez de maneira geral e muito mais. Resolvemos resgatar algumas dessas matérias, que, mesmo com o passar do tempo, ainda têm o seu frescor, seja pelo vigor do acontecimento histórico, seja pela curiosidade do fato passado revisto sob a ótica do tempo presente. Assim, inauguramos hoje a Seção Caissianas, com periodicidade semanal e tendo o propósito de celebrar a memória do blog.  Para começar, buscamos a matéria abaixo, publicada em 10/02/2009, dez dias depois da criação do blog, onde Fernando Melo publica uma foto antiga de Mequinho, que, na época, encantava o mundo do xadrez por seus feitos precoces. Vamos recordar? 

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 25 de março de 2013

Candidatos 2013 - Carlsen, Carlsen!

Os 2 maiores Elo do mundo: empate! (chessbase)


Quando esperávamos que o problema maior na rodada de hoje seria de Carlsen, na briga pela manutenção da liderança do Candidatos 2013, eis que foi Aronian quem caiu, cedendo o topo da tabela para o norueguês, que reina agora absoluto! 

Carlsen, contudo, mais uma vez passou apertos para não ser derrotado nessa competição. O seu adversário foi Kramnik, que teve boas chances de triunfar, mas acabou mesmo permitindo a igualdade no jogo e no placar. Aronian foi surpreendido por um emergente Gelfand e conheceu sua primeira derrota no torneio, descolando de Carlsen. 

Numa movimentada partida, com sacrifícios, nos quais o bando branco cedeu a dama po 3 peças menores, Svidler empatou com Grischuk. Na outra partida dessa 9ª rodada, Ivanchuk bateu Radjabov. 

A cinco rodadas do final, estaria Carlsen sossegado, pronto para administrar sua vantagem, garantindo o título? De fato ele agora consolida sua condição de franco favorito, mas, a depender das oscilações que se tem visto no seu jogo até aqui, é melhor não pagar para ver, mesmo porque o nível dos competidores faz qualquer resultado ser possível. Que o diga, Aronian! 

A propósito, Carlsen enfrenta depois de amanhã, pela 10 ª rodada (amanhã é dia de folga), exatamente Gelfand (o carrasco de hoje do armênio), que vem com moral após duas vitórias consecutivas. Não há vida fácil, numa competição desse nível. Haja emoção no Candidatos 2013!



domingo, 24 de março de 2013

Candidatos 2013 - A luta continua!

Carlsen vs. Aronian: só empataram! (fonte: Chessbase) 
Foi empate! O esperado duelo entre Carlsen e Aronian pela 8ª rodada do Candidatos 2013 acabou mesmo em tablas! Os confrontos de hoje abriram a segunda volta do torneio e, pelos resultados, continua em aberto a disputa pelo título. Kramnik, jogando contra Svidler, enfim venceu sua primeira partida nessa competição e agora está a 1 ponto dos líderes, Carlsen e Aronian. Também triunfaram pela primeira vez, Grischuk e Gelfand, ao vencerem Ivanchuk e Radjabov, respectivamente. Abaixo vemos a classificação de momento e os jogos da 9ª rodada de amanhã, quando teremos o decisivo encontro entre Kramnik e Carlsen, com pressão para cima do norueguês, que precisa encarar esse difícil jogo, mirando a disputa do co-líder Aronian contra Gelfand.



Sobre os Ativos AXCV

Da esquerda: Fernando Sá (2º), Francisco Cavalcanti (1º), Doriedson Lemos (3º)
e Daniel Abrantes (<1900), os premiados no 6º Ativo AXCV

Apenas sete jogadores prestigiaram o 6º Ativo AXCV 2013, realizado hoje a tarde. Talvez o número reduzido de participantes tenha sido motivado pela maratona de xadrez do último final semana,  por ocasião do Bobby Fischer, o que pode ter feito alguns preferirem o descanso dessa vez. Outro motivo para a baixa adesão pode ter sido por viagens de alguns que costumam ser assíduos na AXCV, a exemplo de Rondinelle e Dutra. Talvez a falta de motivação de certos jogadores para jogar torneios com adversários melhor qualificados também seja uma das recorrentes razões para não se comparecer. Quem sabe isso não tenha sido uma mera circunstância, com chances de eventos futuros mais competitivos. 

O fato é que temos procurado movimentar o xadrez de João Pessoa com esses Ativos regulares. Assim também tem feito o Clube Gurgel. A média de participantes, contudo, pelo que temos visto, aqui e lá, talvez não alcance a quinzena. Cobramos uma taxa mensal de R$ 20,00. Temos uma rigorosa prestação de contas. Quem é sócio sabe disso. Poderíamos ter maior adesão dos enxadristas. Creio sinceramente que a paixão que o xadrez desperta em muitos de nós deve valer esse pequeno desembolso mensal. O preço de um magro almoço no shopping, como já disse outrora. As arrecadações são integralmente convertidas para as premiações. Mesmo que, pelo calendário, não consigamos fazer algum torneio, o saldo é sempre acumulado para eventos futuros. Alguns abnegados vêm dando sua contribuição, mesmo sem nunca terem comparecido aos Ativos. O bom era que prestigiassem os eventos, se pudessem. Mas, se não podem, doam-se por amor a causa. 

Temos hoje 24 sócios da AXCV. Vemos sinais de que alguns, 2 ou 3, desistirão em breve. Tem nada não! Vamos seguindo...Já fizemos 6 Ativos em 3 meses, uma boa média de 2 por mês. Enquanto for viável, continuaremos. Quem sabe até o fim do ano, se houver fôlego de todos nós. 

Voltando ao 6º Ativo, realizado hoje, venceu Francisco Cavalcanti (4), seguido de Fernando Sá (3,5) e Doriedson Lemos (3,5), que receberam premiação. Na sequência, chegaram Sílvio Sá (3), Arthur Olinto (3), Daniel Abrantes (prêmio de rating <1900) (2) e Ubirajara Barros (1). 

Viva a debutante Ramyres Coelho!

Hoje é o aniversário de 15 anos da bela e querida Ramyres Coelho, da cidade de Petrolina (PE). A debutante enxadrista nos encanta por sua paixão pelo xadrez! Talentosa, Ramyres já coleciona conquistas em seu currículo nos tabuleiros. É a atual campeã sul-americana de sua categoria e, neste mês, esteve entre nós participando do IV Memorial Bobby Fischer, quando ganhou o prêmio de melhor feminino. A simpática Ramyres, que possui mais de 2 mil amigos nas redes sociais, logo estará por aqui novamente, quando ministrará simultânea contra 20 jogadores no próximo dia 26/04, por ocasião do XVI Torneio de Xadrez Cidade de Esperança. Parabéns Ramyres! Saúde e muitas conquistas na sua vida! Seja sempre bem vinda a nossa Paraíba.

sábado, 23 de março de 2013

TORNEIO DE ESPERANÇA - Informações Gerais



XVI TORNEIO DE XADREZ CIDADE DE ESPERANÇA
Troféu Dr. Jovany Medeiros

PROMOÇÃO

Clube de Xadrez de Esperança

DATA

27 e 28 de Abril de 2013

LOCAL

Associação das Amigas do Lar de Esperança (AALE)
Rua Manoel Rodrigues de Oliveira, 354, Centro
Esperança - PB


ARBITRAGEM

AR Ivanilsom Pereira da Silva

SISTEMA DE JOGO

Tempo de Reflexão: 1 hora nocaute
Regra de Bilbao: vitória 3 pts.; empate: 1 pt.; derrota 0 pt.

PROGRAMAÇÃO

Sábado: 27/04

13:00 – Congresso Técnico
13:30 - 1ª Rodada
16:00 - 2ª Rodada
19:30 - 3ª Rodada

Domingo 28/04

08:30 - 4ª Rodada
11:00 - 5ª Rodada
14:30 - 6ª Rodada
16:30 – Encerramento e Entrega da Premiação

VAGAS

Há um limite de 80 (oitenta) vagas para o torneio.

INSCRIÇÕES

- GM, MI e MF: isentos;

- Entre os dias 1 e 30 de março: R$ 80,00;

- Entre os dias 1 e 24 de abril:  R$ 100,00.


Forma de pagamento:

Depósito bancário
Caixa ou Lotéricas
Agência: 1668 - Op.: 023 - Conta: 13.972-0 
Beneficiária:  Ana Cláudia Braga Costa.


Os primeiros inscritos que desejarem adquirir a camiseta do evento no ato da inscrição, pagarão R$ 100,00 (inscrição + camiseta). Só há disponibilidade de 30 camisetas.


PREMIAÇÃO

RS 3.300,00

Campeão:       Troféu    + R$ 1.000,00
Vice-campeão: Medalha + R$    600,00
3º Colocado:   Medalha  + R$    400,00
4º Colocado:   Medalha  + R$    200,00
5º Colocado:   Medalha  + R$    200,00
6º Colocado:   Medalha  + R$    100,00
7º Colocado:   Medalha  + R$    100,00
8º Colocado:   Medalha  + R$    100,00

Melhor Veterano: R$ 150,00
Melhor Feminino: R$ 150,00
Melhor Esperancense: R$ 150,00
Melhor Infantil: R$ 150,00

HOSPEDAGENS

Poliedro Hotel
Rua Manoel Rodrigues de Oliveira, 53  -  Centro

Contato: (83) 91646120 - Sr. Normando.


Pousada Esperança
Rua Manoel Rodrigues de Oliveira, 32  - Centro

Contato: (83) 88949699 - Sra. Claudia.


Pousada Nossa Senhora da Conceição
Rua Manoel Rodrigues de Oliveira, 14  - Centro

Contato:  (83) 99795725 - Sr. Assis.

CONTATO

Joaquim Virgolino
fone 83-99408678 (TIM)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na véspera do Torneio, haverá uma simultânea com Ramyres Coelho, Campeã Sul-Americana de sua categoria.

O evento será, portanto, no dia 26/04, às 19 horas, limitado a apenas 20 participantes. Os interessados devem reservar sua vaga com Joaquim Virgolino.

“O Xadrez é necessário em toda a boa família” (Pushkin)

Candidatos 2013 - Fim da 1ª Volta

Carlsen vs. Radjabov (fonte: site oficial)
Chegamos hoje ao final da primeira volta do Torneio dos Candidatos 2013, em Londres. Pela 3ª vez nessa competição todas as partidas terminaram empatadas. Carlsen passou dificuldades contra Radjabov e teve que aceitar repetição de lances para não perder. Aronian também somou só meio ponto ante Kramnik, o que era altamente previsível. Algo inédito esse desempenho de Kramnik, número 2 do mundo, que só empatou nas 7 partidas até aqui. Carlsen e Aronian seguem com certa folga dividindo a liderança e, amanhã, já se enfrentam na abertura da segunda volta do Candidatos. Será que vão se respeitar demais e se contentarem com a divisão do ponto? Esperamos que não! Uma vitória de algum deles pode significar a antecipação do título, visto que são os 2 com melhores desempenhos até aqui, o que pode fazer o triunfante desse encontro administrar a tabela, "marcando" o seu principal oponente até o final do torneio.


sexta-feira, 22 de março de 2013

6º Ativo AXCV - Notas




NOTAS

- No próximo domingo, dia 24/03/2013, teremos o 6º Ativo AXCV, no ritmo de 15 minutos, provavelmente pelo sistema suíço em 5 rodadas (a depender do número de participantes);

- A inscrição para os interessados que não sejam sócios da AXCV é de 15 reais;

- Haverá premiação em dinheiro, em princípio para os três primeiros colocados, bem como para o melhor jogador com rating até 1900, incluindo aqueles sem rating;

- O torneio começará às 15:30 horas, mas pedimos aos interessados que compareçam com uma antecedência mínima de 15 minutos para  elaboração da rodada inicial;

- Todos devem levar relógio e jogo de peças;

- Em função do número de participantes, as regras e condições do torneio informadas poderão ser modificadas,  antes de iniciada a primeira rodada e devidamente ajustadas entre os presentes, de modo a se garantir a melhor adequação do evento;

- O torneio está sujeito a ser suspenso sem comunicação prévia, em face de condições do tempo eventualmente indesejadas;

- Mais informações podem ser obtidas através do fone: 83-99712600.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Seção Carlsen


O enxadrista Roberto Calheiros, atual campeão pernambucano e recente vencedor do IV Memorial Bobby Fischer, publicou hoje no blog Leão do Norte Xadrez, um inspirado texto que retrata, com bom senso de oportunidade, a genialidade de Magnus Carlsen, comparando-o apropriadamente ao gênio cubano José Raúl Capablanca. Com a licença do estimado Calheiros, reproduzimos aqui, na Seção Carlsen, esse belo artigo, para o deleite dos amantes do xadrez.

Carlsen assombra pelo simples

Misticamente falando, gosto de pensar que José Raul Capablanca passou 50 anos perambulando pelo paraíso e resolveu finalmente voltar a este antigo planeta, só que trocou Cuba pela Noruega.

Como Capablanca, ele (Carlsen), anda invencível, desconcertantemente simples, possui uma categoria elevadíssima de jogo posicional e, se estiver apegado à mais mínima vantagem que for, ele as transforma (partidas aparentemente igualadas) em inacreditáveis vitórias...

Como Capablanca, é ocidental e caminha a passos firmes rumo ao match pela decisão do título mundial com Vishy Anand.

É uma espécie de Capablanca moderno, dono de uma técnica esplêndida, se dá ao luxo de ignorar sofisticadas preparações de abertura. E como Capablanca, também, dá a impressão de que pode jogar qualquer coisa e vencer...

Hoje chegou à "impossível" marca de 2879 de rating, mas mesmo assim, quem acompanha, acha que é tão fácil para ele...

Estamos diante de uma nova e incrível força enxadrística, que desde 2004 vem inflando, ocupando tudo e que provavelmente dominará o hermético mundo da elite do xadrez mundial por um longo tempo.

Se desenha um campeão do mundo como há muito tempo não se via, com um "selo" de qualidade mundial incontestável, como o foi José Raul Capablanca.

A questão não foi vencer Svidler, o ponto é que Svidler vinha fazendo um torneio duríssimo, invicto, com um repertório consistente e inovador. Impossível vencê-lo com essa facilidade...Impossível !



Candidatos 2013 - Anand que se cuide!

Svidler vs. Carlsen (fonte: Chessbase)

Pela sexta rodada do Candidatos 2013, hoje em Londres, Magnus Carlsen e Levon Aronian, então líderes do certame, foram os únicos que venceram, aumentado ainda mais a vantagem que têm em relação aos demais "candidatos". Agora, ambos somam 4,5 pontos, contra 3,0 de Svidler e Kramnik, 2,5 de Grischuk e Radjabov e 2,0 de Ivanchuk e Gelfand. Esse quadro pode projetar, quem sabe, uma decisão antecipada do torneio já no próximo domingo, dia 24, quando Carlsen e Aronian voltam a duelar, pela primeira rodada dos jogos de volta. Uma vitória nessa partida, entre os dois melhores do Candidatos, pode abrir caminho mais cedo para a definição de quem será  o desafiante do atual campeão do mundo. Aronian vem forte e muito bem preparado, como já alertou Carlsen, antes desse torneio. Por sua vez, o norueguês atual número 1 do mundo segue conseguindo vitórias incríveis, a partir de vantagens construídas pacientemente, em posições nas quais os mortais não conseguem vislumbrar o caminho do triunfo. Assim  foi hoje, diante de Svidler, quando Carlsen, no seu melhor estilo, ganhou a partida com elegância, simplicidade e até naturalidade, como se o xadrez conspirasse a seu favor! Anand que se cuide!



quarta-feira, 20 de março de 2013

Memorial Bobby Fischer - Invictos

Roberto Calheiros x Sadi Dumont: sem insônia!
Perder uma partida de xadrez é, geralmente, um golpe difícil de se assimilar.  "Eu tava melhor"; "Se tivesse dado aquele lance..."; "Foi a pressão do tempo"; "Sacrifiquei mal". Essas expressões lhes soam familiares? São frequentes nos casos de reveses no tabuleiro. Depois disso, o humor piora, ficamos insones e, às vezes, com vontade de "pendurar o rei". Aqui na Paraíba temos um jovem e forte enxadrista, para quem a derrota no xadrez é um verdadeiro tormento. O seu mundo parece que desaba e ele não sabe o que fazer, como um avestruz sem buraco para enfiar a cabeça! Não convém nominá-lo, claro. Mas é um bom exemplo do poder que tem uma adversidade na nossa psicologia. Tudo se transforma, porém, depois da primeira vitória seguinte! Ah! Agora vai! Assim são os sentimentos de muitos jogadores em relação aos resultados no xadrez. O fato é que, como alguém já disse, as derrotas tendem a nos ensinar mais do que as ilusões das vitórias, depois das quais podemos nos achar "o cara"! Lições à parte, terminar um torneio invicto, sem perder nenhuma partida, é também uma conquista que tem o seu valor, a despeito do lugar que o jogador tenha obtido na classificação final. Na matéria 'Balanço Final do Bobby Fischer', que postamos ontem aqui, não fizemos esse registro, o que nos foi lembrado por um dos nossos leitores. Assim vamos lá: os únicos que terminaram o torneio sem nenhuma derrota, nas 6  partidas jogadas, foram:

- Roberto Calheiros (PE): 4v, 2e (campeão);
- Sadi Dumont (RJ): 4v, 2e (3º lugar);
- Neri Silveira (RN): 3v, 3e (melhor veterano);
- Thiago Félix (PB): 2v, 4e (melhor sub 18).

Esses, certamente, não perderam o sono, durante o IV Memorial Bobby Fischer!

Candidatos 2013 - Carlsen só empata

Kramnik x Aronian: empate previsível (fonte: Chessbase)

Hoje, pela 5ª rodada do Candidatos 2013, em Londres, Magnus Carlsen empatou com Ivanchuk e deixou escapar a chance de assumir, por agora, a liderança isolada do torneio, visto que Aronian, como previsto, empatou com Kramnik, que segue não conhecendo outro resultado nessa disputa. Nos outros jogos do dia, também só empates, nos embates entre Svidler e Gelfand e entre Grischuk e Radjabov. Vale destacar que Ivanchuk, teve chances de vitória frente a Carlsen, mas teve dificuldades no tempo e a partida findou mesmo em tablas. Aronian e Carlsen seguem dividindo a liderança com 3,5 pontos, seguidos de Svidler (3), Kramnik e Radjabov (2,5), Grischuk (2) e Ivanchuk e Gelfand (1,5). Amanhã acontece a penúltima rodada da primeira volta do torneio, que se aproxima da sua metade, ainda bastante indefinido.


Domingo teremos o 6º Ativo 2013 - AXCV



No próximo domingo, dia 24 de março, às 15:30h, teremos o 6º Ativo 2013 da AXCV

Haverá premiação em dinheiro, com base no rateio semanal do valor arrecadado com as mensalidades de março. As inscrições para os não-sócios é de R$ 15,00

Todos os jogadores precisam portar peças e relógio.

Os sócios que comparecerem e pontuarem estarão também acumulando os pontos para concorrerem a uma premiação no final do ano, correspondente ao valor anual da mensalidade, cujo vencedor será o sócio com maior quantidade de pontos acumulados em 2013.

Para mais informações ligar para 83-99712600 ou através do e-mail samelojp@gmail.com.

terça-feira, 19 de março de 2013

Balanço do Bobby Fischer

Vejam esse link. Nele, observamos que, há exatos 3 meses, dávamos início aos preparativos para o IV Memorial Bobby Fischer. Naquele dezembro, conversando com Klebber Maux, ele comprara a ideia de dirigir essa edição do torneio que já havia cativado uma legião de jogadores do nordeste e mesmo de boa parte do país. Após um intenso trabalho de divulgação aqui no blog e da difícil tarefa de Klebber para promover e organizar o torneio, o que, certamente  lhe custou muitas horas de convívio familiar e até adiamento de compromissos profissionais, o Memorial enfim aconteceu. Apesar dos problemas que devem ter acontecidos, dada a magnitude do evento, o balanço geral deve ter sido positivo, para o bem do xadrez nordestino e, especialmente, paraibano. Aqui, queremos destacar alguns tópicos que reputamos oportunos, como forma de contribuir um pouco com a avaliação da competição:

- Vale lembrar todos os premiados dessa edição do Memorial: Roberto Calheiros (1º - PE), Iack Macedo (2º - RN), Sadi Dumont (3º - RJ), Paulo Jatobá (4º - BA), Fernando Sá (5º - PB), Ramyres Coelho (Melhor Feminino - PE), Neri Silveira (Melhor Veterano - RN), Francisco Cavalcanti (Melhor Master - PB), Roberto Carlos Hengles (Melhor Rating < 2000 - SP), Antonio Dutra (Melhor Rating < 1800 - PB), Thiago Félix (Melhor Sub-18 - PB) e Lucas Albuquerque (Melhor sem rating - PB).

- Dos 94 jogadores, 44 (46,3%) efetuaram pré-inscrição neste blog. O total de pré-inscrições foi de 65 jogadores, ou seja, 21 deles (32%) não participaram do evento. Como frisamos no encerramento do torneio, as pré-inscrições colaboram para a promoção do evento e para se medir o seu potencial de adesões.

- Tivemos o curioso fato de termos um torneio na Paraíba, onde o maior número de jogadores não foi desse Estado. Verdade! Como diria aquele político, provavelmente "nunca antes na história desse país" isso tenha  acontecido! Aqui da nossa terra tivemos 29 participantes. O campeão de adesão foi o RN, com 30 inscritos. Um grande delegação também foi a de PE, com 19 enxadristas. Na sequência prestigiaram o IV MBF: BA (4), SP (3), RS (2), SE (2), CE (1), GO (1), MG (1), SC (1) e RJ (1). O total foi de 94 jogadores.

- Ainda que seja válida a ideia de permitir a participação de qualquer jogador interessado, um torneio com quase 100 participantes tem seus problemas estruturais. Uma delas é a questão do espaço físico. Como o local é negociado com antecedência, a flexibilização do número de participantes além do previamente regulamentado, mesmo que seja louvável, pode comprometer um pouco o conforto do salão de jogos. Contudo, se pensarmos exclusivamente sob o ângulo da confraternização, está valendo o sacrifício!

- Outro aspecto relacionado ao número de jogadores elevado é que, em função da quantidade fixa de rodadas, no caso 6, ao final do torneio aumenta-se sobremaneira a chance de se chegar com muitos jogadores com mesma pontuação, levando a decisão para o critério de desempate. No nosso caso, tivemos ao final 5 jogadores no topo, com 5 pontos. Para isso contribuiu decisivamente o grande número de jogadores e o pouco número de rodadas, proporcionalmente. Claro é que essa reflexão não tira o mérito do campeão, cujo desempenho foi bastante meritório e teve um desempate favorável justamente por ter enfrentado oponentes teoricamente mais preparados, conforme revela o Bulchhoz. Contudo, ficou um pouco a sensação de que poderia haver ainda mais disputa.

- Em relação às participações individuais algumas delas merecem destaque. É o caso do paulista Roberto Carlos Hengles (1885), deficiente visual, hexa-campeão brasileiro para jogadores com essa condição, que teve um ótimo desempenho, vencendo bons jogadores como Alexandre Machado (PB-2080) e MF Máximo Macedo (RN-2062) e empatando com Neri Silveira (RN-2225). Também anotamos a boa campanha do jovem esperancense Rodrigo Soares (1970) que somou 4 pontos (14º), vencendo Sergio Murilo (PE-2125) e empatando com Douglas Torres (PB-2101) e Felipe Lobo (RN-2145).

- No tocante às surpresas do certame, vale lembrar as derrotas de Paulo Jatobá (BA) e de Iack Macedo (RN), ambas já na 3ª rodada, para os fortes Evandro Rodrigues (PB) e Rafael Cabral (PE), respectivamente, o que praticamente afastou as chances daqueles dois favoritos conseguirem vencer o torneio.

- Por fim, não há como deixar de registrar a última partida do torneio, disputada no apuro de tempo, que poderia ter definido outro campeão se Sergio Jovelino (PE) vencesse Fernando Sá (PB), o que levaria o pernambucano a chegar sozinho aos 5,5 pontos. Jovelino levou a partida até as últimas consequências, com bastante espírito de luta, abdicando de empates por repetições forçadas de lances, visto que Sá não tinha como evitá-las, se quisesse evitar a derrota. Jovelino acabou sacrificando o jogo no aperto do tempo, perdendo a partida e deixando o caminho livre para Roberto Calheiros (PE) sagrar-se campeão.      



Esperança terá Ramyres Coelho



Na véspera do XVI Torneio de Xadrez Cidade de Esperança, que ocorre nos próximos dias 27 e 28 de abril, haverá uma simultânea com Ramyres Coelho, Campeã Sul-Americana de sua categoria. O evento será, portanto, no dia 26/04, às 19 horas, limitado a apenas 20 participantes. Só restam 12 vagas. Os interessados devem procurar Joaquim Virgolino o quanto antes (rjfischer64@gmail.com).

Em relação ao Torneio de Esperança, as inscrições vão até o dia 30 deste mês, no valor de 80 reais. Do dia 1º de abril até o dia 24 de abril, o valor será de 100 reais. Só existem 80 vagas. Lembramos que pré-inscrição não garante a participação no Torneio.

(As informações foram repassadas por 
Joaquim Virgolino.)