sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Copa do Mundo - Kramnik espetacular!

Kramnik efetua 2.c4, contra Andreikin. Uma partida histórica! (foto: site oficial)


"Que partida espetacular do Kramnik! Jogou demais!" Assim se manifestou o número 1 do Brasil, GM Rafael Leitão, sobre a 1ª partida da final da Copa do Mundo, disputada hoje, em Tromso, na Noruega! 

Foi mesmo um jogo histórico, para entrar nos anais das grandes produções do xadrez mundial. Não só pelo contexto da partida (uma final de Copa do Mundo), mas pela aula do ex-campeão mundial de xadrez. Jogando de brancas, Kramnik sacrificou sua dama, por torre e bispo no lance 30, para gerar um promissor peão passado em c6, numa posição talvez não muito clara para os simples mortais. Após isso, Andreikin não conseguiu conter a harmonia do jogo branco, que foi melhorando sua posição gradativamente, até culminar num final de 2 torres brancas contra a dama negra, quando Kramnik jogou com rara técnica para ganhar os peões negros e por suas torres na sétima linha, armando uma rede de mate e deixando a pobre dama negra sem lance no tabuleiro!

Genial! Uma partida com excelentes fins didáticos que mostra relevantes temas do xadrez. Depois do que aconteceu hoje, já não parece mais justo que o título de campeão não vá para Kramnik. Tem ele agora a nossa torcida. Sorry, Andreikin!

Um comentário:

  1. Diferença do Grande Gm !!!!! Colocando aquela posição em que entrega a dama? Quantos Gms, Mi, MF, faria o mesmo? Muito pouco.
    Depois que passa a partida toda, fica super fácil....quero ver na hora fazer aquela jogada....e vencer ! mestre arthur disse que não teria coragem.. e muitos Gm tb não teria....

    ResponderExcluir