quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Copa do Mundo: Fim do 4º Round!

Gelfand (d), uma das estrelas da Copa do Mundo, perde o
match para Lagrave e está fora da competição (foto: Chessbase)

Hoje, pela Copa do Mundo de Xadrez, foram decididos os últimos matches da 4ª fase da competição. Nos desempates rápidos, mais quatro nomes garantiram vaga para etapa seguinte. Foram eles: Tomashevsky, Svidler, Andreikin e Lagrave. Foram vencidos, respectivamente, Morozevich, Liem Li, Karjakin e Gelfand. Nesses confrontos, podemos dizer que apenas Svidler seria o natural favorito. Os outros três ganhadores desbancaram nomes que, nas bolsas de apostas, haveriam de estar entre aqueles com chances de vencer a Copa. 

Os destaques do dia foram as longas partidas de Svidler x Liem Li e de Morozevich x Tomashevsky. No primeiro caso, o condutor das brancas chegou a um final de mate com bispo e cavalo, onde não há dificuldades para se vencer, nesse nível de maestria (ao menos no masculino!). No segundo caso, houve um duro final de damas e peões, onde o condutor das pretas, conseguiu triunfar, mostrando que, em situações dessa natureza, nem sempre o empate por xeque perpétuo é o único resultado possível. 

Nas quartas-de-final teremos os seguintes confrontos:

Tomashevsky x Gata Kamsky
Svidler x Andreikin
Caruana x Lagrave
Kramnik x Korobov

Naturalmente que não dá para fazer prognósticos sobre esses embates. Ainda assim, nomes como Kramnik, Caruana e Svidler, parecem atrair mais os holofotes nessa fase da disputa. Outro nome, porém, para o qual chamaríamos a atenção seria o de Tomashesky, em razão do que já conseguiu fazer nessa Copa. Vamos ver o que vai dar! Amanhã, já começaremos a ter essas respostas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário