segunda-feira, 29 de julho de 2013

Parabéns ao nosso Mestre Cavalcanti!

Hoje o xadrez paraibano celebra o aniversário de 51 anos do maior representante de sua história. O mestre FIDE Francisco de Assis Cavalcanti é sinônimo de força do xadrez do nosso Estado, sendo conhecido em todo o território nacional. Pergunte a qualquer enxadrista do Brasil mais experiente, ou que faça parte do time de maior força da modalidade no país atualmente, qual jogador da Paraíba que ele conhece e terá grande chance de ouvir: Chiquinho! É assim que o nosso MF é conhecido no meio enxadrístico! Há muitos anos que ele ocupa o topo da lista do xadrez paraibano (talvez alternando, em algum momento, a liderança com o outro MF da terra, Luismar Brito). Entre os feitos de Chiquinho, destaca-se um histórico empate, ainda muito jovem, numa simultânea contra o GM americano Pal Benko, em João Pessoa, em meados da década de 70, além da conquista de uma Semifinal do Brasileiro, numa prova recheada de fortes jogadores do sul e sudeste do país! No presente, o nosso aniversariante, além de participar de competições, é professor de xadrez e desempenha a função de Coordenador do Projeto Xadrez Escolar da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Nossa reverência ao nosso mestre maior. Parabéns, Chiquinho!

2 comentários:

  1. Parabéns ao chico ! Felicidades !!!! Tivesse patrocínio uns 20 anos atrás teria chance de ser Mi ou Gm com certeza ! Os resultados no cenário nacional demonstrou isso ao longo dos anos...

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida um jogador que merece todo nosso respeito e admiração, pois soube representar muito bem a nossa Paraíba no cenário enxadrístico nacional. Vida longa ao mestre Chiquinho!

    ResponderExcluir