segunda-feira, 22 de julho de 2013

Maringá, Maringá!


Com o Aberto de Xadrez desta semana, a cidade de Maringá vai dar muito o que falar! Com a licença poética do compositor Joubert de Carvalho, devemos dizer que o xadrez tomará o lugar da cabocla famosa para ser o centro das atenções do universo caissiano de 24 a 28 deste mês de julho, quando ocorre o III Aberto do Brasil de Maringá. 

A competição, válida para rating FIDE e CBX, é promovida pelo Clube de Xadrez de Maringá, com o apoio da Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR) e da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura local. A premiação total alcança a relevante cifra de R$ 20.000, 00! A direção da prova é do MF Jomar Egoroff e arbitragem principal do AI Pedro de Mendonça Caetano. Serão jogadas 8 rodadas, pelo sistema suíço. 

Vemos, pelo chess-results, que o torneio já tem, até agora, a adesão de 227 jogadores! Os organizadores esperam bater o recorde de edição passada, quando o Aberto contou com 251 enxadristas. O torneio que começa nesta semana já registra a participação de 5 GM's e 4 MI's, além de diversos outros titulados. Há representantes do Paraguai, Argentina, Estados Unidos, Sérvia e Cuba.

O pré-rankeado número 1 é o GM do Paraguai, Neuris Delgado Ramirez, que venceu recentemente a II edição da Bienal Prof. João Braga, em São Paulo. Do nosso país, destacamos a presença dos GM's Krikor Mekhitarian e Everaldo Matsuura. Também registramos a participação dos nordestinos MI Yago Santiago (PE), MF Francisco Cavalcanti (PB), CM Adriano Barata (BA), Rafael Cabral e Marcos Valério Souza (PB).

Vemos, assim, que o Aberto de Maringá será mesmo um belo acontecimento do xadrez nacional neste ano de 2013. Desejamos especial sorte aos nossos representantes do nordeste e mais ainda aos nossos bravos paraibanos Cavalcanti e Valério, que foram longe para participar dessa grande festa! Estaremos atento ao que vai acontecer no Aberto, cujos resultados poderão ser acompanhados através do chess-results (link).


Nenhum comentário:

Postar um comentário