sábado, 13 de julho de 2013

Alexandre César na terra de Euwe!

Reproduzimos abaixo, com satisfação, e-mail e fotos recebidos ontem do Promotor de Justiça Alexandre César, que se encontra de férias na Europa e aproveita para nos brindar com fatos históricos do xadrez. Agradecemos a Alexandre por essa valiosa contribuição!

---------------------
"Fernando Sá,

Amigo, estou de férias e, antes de ontem, visitei o Museu de Max Euwe, em Amsterdã, Holanda, que funciona nas terças, quartas e quintas-feiras.  Lá, num ambiente organizado, se cultua a figura do seu campeão mundial de xadrez, o qual ganhou o título contra Alhekhine no dia 15 de dezembro de 1935, depois de um match de 80 dias, com 30 partidas.

Fomos recebidos, eu e Páris, meu filho, pelo Gerente Eddy Sibbing (Rating Fide 2189), que nos colocou à disposição o seu assessor Rob Kotmans (Rating Fide 2044), pessoa agradabilíssima, que muito gentilmente, orgulhoso do seu campeão, mostrou pacientemente quase tudo e ainda jogou duas partidas conosco, sendo vencedor, com certa facilidade.

O museu tem fotografias de enxadristas e de torneios, um quadro fotográfico com todos os campeões mundiais, vídeos, computador para treinamento tático, jogos de xadrez e uma biblioteca com mais de dez mil livros, alem de outros atrativos.

Max Euwe, além de campeão mundial, é também bastante considerado lá porque foi presidente da Fide de 1970 a 1980 e por ter desempenhado um importante papel para que acontecesse o encontro entre Bobby Fischer e Boris Spásski pelo campeonato mundial de xadrez.

Existe também, por trás do Holand Casino, a Praça Max Euwe (Max Euweplein), perto da praça Leidse (Leidseplain), no Centro da Cidade, onde fica o busto do campeão Max Euwe e um tabuleiro de xadrez gigante, com as respectivas peças, no qual as pessoas ficam jogando, inclusive no sol, além de dois tabuleiros fixos pregados em bancos de ferro que ficam ao lado do jogo maior.

Nos três tabuleiros, nem eu nem Páris conseguimos jogar, dada a intensa movimentação de enxadristas, aparentemente frequentadores do local.

Em Londres, Inglaterra, na semana passada, como não poderia deixar de ser, fui ao Museu Britânico conhecer as peças de xadrez da Ilha de Lewis, Escócia, que é um dos poucos exemplos de peças do xadrez medieval que perduraram até hoje. As peças, entalhadas em presas de morsa e dentes de baleia, foram descobertas em 1831 e estão agora no referido museu. Dizem que foram criadas no Século XII, na Noruega. Das noventa e três peças descobertas, onze estão guardadas no Museu Real da Escócia e as outras oitenta e duas, no Museu Britânico, em Londres.

Uma dica: quem vai a Londres não pode deixar de fazer uma visita ao Chess Shop, endereço: 44 Baker Street, London W1U 7RT. Infelizmente, não passei mais do que dez minutos no seu interior, por causa de outros compromissos, mas a loja, que é ótima, tem muito material, principalmente livros, dvds e peças de xadrez de toda qualidade.

As fotos já seguiram.

Diga a Fernando, seu pai, que estou com saudades das nossas conversas e dos nossos treinamentos.

Um abraço!


Alexandre César."
---------------------
































Um comentário:

  1. VALEU ALEXANDRE PELO TEXTO ENVIADO. APROVEITE QUANDO FOR POR AI JOGAR UM TORNEIO. PARA SEU FILHO E VC É UM MOMENTO ÍMPAR CONVIVER COM A HISTÓRIA DO MUNDO ENXADRISTICO . TENHO CERTEZA QUE VC E SEU FILHO SAI DAI COM A SENSAÇÃO DE TENTAR SER GM !

    ResponderExcluir