sábado, 22 de junho de 2013

Memorial Tal - Gelfand ainda líder, Carlsen vivo!

Carlsen bate a "sensação" Nakamura e aumenta chances de vencer Memorial
(foto: chessbase)
Aconteceu no Torneio dos Candidatos... Aconteceu no Norway Chess... Aconteceu agora no Memorial Tal de Moscou! Quem vinha liderando o certame, sente a pressão e  perde fôlego na reta final, deixando escapar o título da competição. Está parecendo aquelas provas de fundo do atletismo ou ciclismo, nas quais, invariavelmente quem lidera a maior parte da corrida não consegue se manter na ponta e é ultrapassado nos instantes finais da disputa. 

A "vítima" no Memorial Tal foi o americano Hikaru Nakamura, que após uma bela sequência de importantes vitórias, frente a gigantes da prova, perde duas partidas seguidas, cede a liderança e praticamente dá adeus às chances de ganhar o torneio. Hoje, pela 8ª rodada, ele perdeu para Magnus Carlsen, cuja vitória o fez chegar sozinho ao segundo lugar, a meio ponto do líder Gelfand (que empatou hoje) e com chances reais de arrebatar o troféu de campeão. 

Amanhã, teremos a última rodada quando Gelfand, isolado na frente com 5,5 pontos e muito perto do título, encara o irreconhecível Kramnik, último colocado. Já Carlsen tem missão difícil, pois encara o bom Mamedyarov, 3º lugar (e ainda sem perder conhecer derrota). Resta ao norueguês vencer seu jogo, torcer para que Gelfand se acometa da "síndrome da final de torneio" e que Kramnik tenha seu dia de Ivanchuk!



Nenhum comentário:

Postar um comentário