sábado, 25 de maio de 2013

AXCV - Surge um Jovem Campeão!

Luiz Antonio Tomaz da Silva, na AXCV

Hoje por volta das 14:20h chegou na AXCV o jovem Luiz Antonio da Silva Tomaz, de apenas 15 anos de idade e Elo 1756. Ele foi o primeiro enxadrista que comparecia para mais uma tarde de Xadrez Ativo. Ainda arrumávamos as mesas dos jogos, quando aproveitamos, meu irmão Sílvio e eu,  para conversarmos um pouco com Luiz Antonio, cujo talento precoce para o xadrez já havia chamado nossa atenção em oportunidades anteriores, fazendo-nos crer que ele teria totais condições para crescer no nosso jogo-ciência, caso fosse bem trabalhado. Perguntamos sobre o apoio de seus pais e sobre sua preparação para o xadrez. Disse-nos Luiz que, enquanto estivesse com boas notas na escola, o xadrez não era problema para os seus pais. Por outro lado, a queixa de Luiz era a falta de oportunidade para receber o adequado treinamento para o xadrez. Sentia falta de um professor que lhe orientasse mais no jogo. Também apontou alguma dificuldade para controlar o seu lado emocional nas partidas. 

Aqui, lembramos de um conselho que o nosso MF Francisco Cavalcanti nos dera tempos atrás, mas que reputávamos de grande relevância para uma correta atitude nossa perante o tabuleiro. Repassamos a Luiz a dica: "a única coisa que devemos fazer é jogar xadrez!" Simples assim, no sentido de que apenas devemos dar o nosso melhor, buscar os melhores lances, a despeito de quem seja o nosso adversário, ou em que situação estamos no torneio! 

Pois bem, a essas alturas, começava a chegar mais jogadores para o Ativo. Dentre eles, o casal MF Luismar Brito e WMF Suzana Chang, o MF Francisco Cavalcanti e o atual bicampeão da AXCV, Arthur Olinto. O forte nível do torneio estava, portanto, assegurado. Antes de começar a 1ª rodada, Luiz Antonio ainda nos disse: "não consigo tirar aquela frase da cabeça: basta jogar xadrez!". 

Torneio começado, o nosso jovem enxadrista é vencido por Alexandre Machado (2068), o que parecia então tirar-lhe a chance de galgar as primeiras posições. Ledo engano. Nas três rodadas seguintes, Luiz venceu e chegou na partida final com chances de pódio. O adversário? O MF Luismar Brito, então com 3,5 pontos, isolado na liderança. Cheguei para Luiz e disse: lembre-se do que lhe falamos no início do torneio! Ele balançou a cabeça afirmativamente, com leve sorriso!

Acompanhei a partida de perto e o que vi foi o jovem enxadrista tomar a iniciativa, com determinação. Sacrificou peça e tudo! Final: vitória incontestável de Luiz Antonio. Faltava agora ver o resultado final do torneio e o cálculo dos desempates (ver abaixo). Não deu outra: Luiz Antonio campeão!

Anunciei o resultado com grata satisfação! Surgia um jovem campeão, que com apenas 15 anos vencia um torneio ante dois monstros sagrados do xadrez paraibano: Francisco Cavalcanti e Luismar Brito. Emocionado, Luiz Antonio me agradeceu: "era só jogar xadrez"!

Não sabemos que futuro espera o nosso Luiz! Muitas variáveis estão em jogo! Sobre ele não deve haver cobranças, claro!  O certo hoje é apenas que o garoto tem potencial para ser grande enxadrista! E a tarde de hoje foi especial. Parabéns, campeão!

Luismar (3º), Luiz (1º), Arthur (2º) e Ivanilsom (prêmio especial)


Um comentário:

  1. Luis Antônio tem apenas 15 anos e será um grande jogador de nível nacional se der continuidade...ou seja, NÃO PARAR ! Apoio de força, incentivo, não faltará....

    ResponderExcluir