quinta-feira, 11 de abril de 2013

Anand x Carlsen - Já começou?

Fonte: Chessbase


É, parece mesmo que começou o duelo entre Anand e Carlsen pelo título mundial! Ao menos nas matérias enxadrísticas mundo afora. Isso é muito bom, pois aumenta sobremaneira as expectativas para o embate entre esses dois gigantes do tabuleiro, que haverá mesmo de ser em novembro deste ano. Esse dado aparece na entrevista concedida por Anand ao site indiano DNA e reproduzida no Chessbase. Abaixo, numa tradução livre do inglês, de minha autoria, mostramos o teor dessa matéria, na qual Anand volta a elogiar Carlsen, a quem qualificou como o maior talento que ele já viu! Eis a entrevista:


Logo após sua vitória contra Boris Gelfand ano passado, você disse-nos que a perspectiva de enfrentar Magnus Carlsen ou Levon Aronian o animava. Agora que Carlsen ganhou o Torneio dos Candidatos, seu desejo se confirma?

Sim! Na minha opinião, Carlsen é o maior talento que eu já vi. Ele é realmente único nesse sentido. Será um desafio muito, muito grande! Eu entendo a magnitude da tarefa. Mas meu trabalho é ficar pronto e dar o meu melhor, Isso é o que farei.

Ele tem quase a metade da sua idade (Carlsen tem 22, Anand 43)...

Sim. A esse respeito, ele é um oponente completamente diferente. Os jogadores que eu enfrentei para ganhar o título mundial dos últimos cinco anos (Vladimir Kramnik em 2008, Veselin Topalov em 2010 e Boris Gelfand em 2012) são todos da minha geração. Nossa visão geral do jogo é similar. A perspectiva de encarar Carlsen é algo novo para mim em muitos, muitos aspectos. Eu terei que descobrir minha estratégia.

Dizem que Garry Kasparov poderia ajudar Carlsen...

Eu não vou me preocupar com quem vai ajudar quem. Eu jogarei uns poucos torneios antes do Campeonato Mundial (em Novembro). Minha função é fazer o meu melhor.

Você tem um recorde contra Carlsen. Isso significa alguma coisa no Campeonato Mundial?

Eu tenho um bom recorde. Na verdade nós temos. O fator mais relevante são seus resultados recentes. Eu acredito que isto faz dele o favorito, mas não me importo sobre quem é o favorito!

Quais são exatamente as forças de Carlsen?

Ele tem a habilidade para jogar em qualquer posição. Ele é um jogador completo. E ele tem o total domínio dos diferentes níveis do jogo. Você o coloca em qualquer posição e ele permanecerá calmo e jogará. Há jogadores que são especialistas nisto e naquilo. Carlsen não é assim. Nesse aspecto, ele também está na minha frente. Eu focarei nesta área. Ele é simplesmente o maior talento que eu já vi.

Você está feliz por enfrentar Carlsen e não Aronian?

Ambos são enormes talentos. É muito difícil dizer. Não afirmo que teria preferência por um ou pelo outro. Na verdade, eu gostaria de registrar que mesmo se fosse Kramnik, seria uma tarefa árdua. Kramnik foi muito bem nas últimas rodadas do Torneio dos Candidatos. Ele parece que tem progredido muito.

Mas ele não é o jogador que você bateu em 2008?

Este Kramnik é totalmente diferente.

O match poderia ser realizado na Índia...

Se fosse mesmo, eu ficaria muito feliz. Seria bom ter um grande campeonato de xadrez na Índia. Claro, existiria muita pressão sobre mim. Mas eu teria que lidar com isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário