quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ainda uma vez, o IV Memorial Bobby Fischer


Quando nos deparamos com o afastamento do xadrez por parte de Fernando Melo, por volta de outubro do ano passado, assumimos o destino deste blog, na esperança de não deixar esmorecer a publicidade das atividades enxadrísticas desenvolvidas na Paraíba e, mesmo, no Brasil e no mundo.  

Apesar disso, sentimos a real ameaça de não termos o IV Memorial Bobby Fischer, que nas versões anteriores mostrara-se um evento bastante prestigiado pelos enxadristas da região, por conta da ausência de seu grande impulsionador. Logo procuramos conversar com Klebber Maux sobre a possibilidade de termos o IV MBF, sob seu comando direto, visto sua vitoriosa parceira com Melo nas edições passadas desse torneio. Desafio aceito, oferecemos o apoio do blog para a promoção do torneio.

Como todos sabem, o evento em si foi um verdadeiro sucesso, com a incrível participação de 95 jogadores de vários Estados da Federação, num grande trabalho de Klebber Maux, digno de nosso reconhecimento, o que procuramos em mais de uma oportunidade registrar neste blog. Só a título de comparação (ainda que respeitando as particularidades de cada caso), o recém-acabado Aberto do Brasil, em Imperatriz (MA), com premiação maior do que o IV MBF, contou apenas com 25 jogadores (ou 26% da quantidade de jogadores do torneio paraibano).

Terminado o torneio, viu-se, todavia, que alguns problemas aconteceram referentes à oficialização do evento junto à FIDE, por causa de pendências na quitação de anuidades da CBX, por parte de alguns participantes do IV MBF, em desconformidade, aliás, com o previsto em seu Regulamento. Contudo, queremos crer que as providências, de toda ordem, para a realização de um torneio dessa magnitude, desde a estruturação do local de jogos, passando pela negociação das condições de hospedagens, até a administração das arrecadações das inscrições, sobrecarregaram em demasia o organizador do IV MBF, a ponto da verificação das condições de jogo dos participantes não ter acontecido com o necessário controle.

De toda sorte, a postura seguinte da Direção do IV MBF foi a  esperada, assumindo publicamente a responsabilidade pelo ocorrido, bem como pela solução dos problemas apostos. O saneamento das pendências não foi possível no curto prazo e o torneio, que findou em 17 de março, não pôde aparecer na lista de rating FIDE de 1º de abril.  A direção do IV MBF, contudo, buscou tranquilizar a todos, informando que o torneio sairia na relação seguinte da FIDE.

Pois bem. Estamos hoje no dia 24 de abril e, portanto, a 7 dias da lista de rating FIDE de 1º de Maio.  Esperamos ver o IV MBF nessa relação. Assumimos, sim, a nossa ansiedade em relação a essa questão. Porém, não estamos de forma alguma descrendo do compromisso assumido pela Direção da prova. O que ocorre, sinceramente, é que o prazo para a próxima lista está se esgotando e não temos nenhuma sinalização efetiva de que as pendências estejam sendo sanadas até o presente. Há de se considerar que a consulta à situação dos jogadores na CBX em seu site é livre para qualquer interessado e até agora vemos que nem todos os participantes do IV MBF estão com sua situação já regularizada na CBX. Aliás, se existe de fato o desejo de que o torneio seja oficializado para Maio é preciso lembrar que deixar tal providência para última hora pode frustrar essa intenção, por conta, por exemplo, do prazo da compensação bancária dos boletos a serem pagos. 

Convém esclarecer que já há alguns dias não temos tido um maior contato com o Diretor do IV MBF. De nossa parte, não o procuramos a fim de que não venha a parecer que o estejamos pressionando de algum modo. Na outra direção, a interação também escasseou. Vimos pelas redes sociais que ele encontrava-se nos últimos dias com compromissos familiares relevantes e, desse modo, merecendo nosso respeito e nossos votos de sucesso para com tal agenda com os seus. Nesse sentido, talvez a apontada ausência de sinalização  efetiva para o saneamento das pendências do IV MBF seja justificada, não havendo mesmo razões para acreditar que as devidas providências não estejam realmente sendo tomadas.

Como dissemos, assumimos nossa ansiedade com o episódio, provavelmente pelo nosso compromisso de respirar xadrez diariamente, em função da vivacidade que o blog Reino de Caíssa conquistou. Mesmo que o IV MBF ainda tenha prazo máximo, salvo engano de 90 dias, para ser enviado à FIDE, entendemos que a sua oficialização o quanto antes, minimiza as angústias em torno dele, que, certamente, não haverá de ser só minha. Ademais, a solução imediata desse impasse traz no seu bojo um sentimento de justiça para com os seus 95 participantes que poderão eventualmente jogar os diversos torneios que se avizinham com o seu efetivo rating FIDE, legitimamente conquistado no IV MBF.

Por fim, renovamos nosso desejo e esperança de que o IV MBF possa constar efetivamente na próxima relação da FIDE, de 1º de maio, colocando-nos inclusive à disposição da Direção da prova para ajudar no que for possível, mesmo entendendo os seus recorrentes anúncios de que os problemas desse Torneio são de sua total e exclusiva responsabilidade.

12 comentários:

  1. Apenas lamentar por esta situação,porem com toda certeza, não irei participar do Paraibano, ha não ser que diga pontualmente que não ira valer rating,para não termos esses dissabores.

    Douglas Torres

    ResponderExcluir
  2. o paraibano amigo douglas, quem não tiver em dia? Não jogará !!!!! Isso lhe dou a certeza !!!!! Pode sem quem for...

    ResponderExcluir
  3. tem que mostrar quem não tá em dia com a cbx todo o dia no blog, para ver se a vergonha do enxadrista citado comova o próprio.

    ResponderExcluir
  4. Não lembro muito bem, quantos estão irregulares com a quitação na CBX, por que já faz mais dois meses que o quantitativo aqui foi publicado, informando este problema da oficialização do evento ( IV MBF ) junto a FIDE.
    Devido a tão longo período para solucionar este impassem a diretoria do evento tem como solução bancar a quitação dos inadimplentes, oficializar o IV MBF e depois cobrar os devedores. Se os mesmos não quitarem junto a direção, serão banidos em eventos futuros.
    O que não pode ocorrer é mais de noventa enxadristas serem prejudicados por atitudes debiloides desta minoria.

    ResponderExcluir
  5. se não resolverem rápido os torneios aqui na paraíba vão perder crédito com os jogadores de outros estados.

    ResponderExcluir
  6. QUE FIQUE BEM CLARO AQUI AOS LEITORES BLOGUISTAS: A FUNÇÃO DO BLOG DESTE IV TORNEIO BOBBY FISCHER FOI DE DIVULGAR O TORNEIO. NADA ALÉM DISSO....ESTAMOS ESPERANDO SOLUCIONAR A DEMANDA JUNTO AOS JOGADORES E A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO PARA QUE TUDO CONCLUA BEM.
    ASSIM É QUE TODOS ESPERAM !

    ResponderExcluir
  7. É um absurdo que coisas assim ainda aconteçam. E não é apenas na PB que isso ocorre, em todos os cantos do país há essa prática de pessoas desinteressadas e irresponsáveis. Seria bom divulgar os nomes desses "enxadristas"...

    ResponderExcluir
  8. Onde se encontra o organizador do evento,que não se pronuncia?

    ResponderExcluir
  9. Caro Armando, as pessoas sabem que tem que quitar a anuidade. Jogam xadrez ao longo dos anos.....quem quitou está com sua consciência tranquila. Quem não quitou? Deveria quitar para não prejudicar o torneio. Afinal irá jogar em outros estados, e vai ter que pagar de todo jeito....

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. "GENS UNA SUMUS " TÁ MAIS PARA OS POLITICOS QUE PARA OS ENXADRISTAS ! KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir