quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

REINO DE CAÍSSA - NOTA


Como muitos enxadristas generosamente sabem reconhecer, o Memorial Bobby Fischer é um torneio que já tem se tornado tradição na Paraíba, caracterizado por sua eficiente organização e boa participação de jogadores de diversos Estados. Esse capital foi certamente construído a partir da imensa paixão que meu pai, Fernando Melo, alimenta por Fischer, já de longa data.  

Com o falecimento desse que foi “o maior jogador de todos”, Melo logo tratou de promover o Memorial Bobby Fischer, na romântica esperança de que, por aqui, Fischer para sempre fosse lembrado e de que o evento ficasse consagrado no calendário do xadrez paraibano. Assim foi feito, pelo menos até a sua III Edição, no ano passado.

Como a vida dá voltas, o nosso fã de Fischer deixou o xadrez, para se dedicar a uma nova atividade, por certo estranha a sua história, mas que lhe tem trazido paz, ao que se percebe. Respeitamos sua decisão e buscamos dar alguma continuidade a sua obra enxadrística, notadamente através da manutenção deste blog.

Como parte dessa nossa intenção, gostaríamos também de ver o Memorial Bobby Fischer vivo. O desafio foi assumido pelo companheiro de jornadas anteriores do Memorial e, nos últimos anos, fiel escudeiro de meu pai, o professor Klebber Maux Dias, que definiu a realização do próximo Bobby Fischer para os dias 15, 16 e 17 de março de 2013.

Logo tratamos de apoiar a realização da quarta edição do torneio. Conversamos... Propusemos sugestões ao regulamento... Chegamos à conclusão de que o blog Reino de Caíssa, como um canal de boa aceitação e visibilidade para os enxadristas, mesmo sem a participação direta na organização do torneio, continuaria a receber e divulgar as suas pré-inscrições, oferecendo apoio oficial ao Memorial.

Somente o RC receberia esses pedidos (necessários para se medir a atratividade do evento e para se garantir um número limitado de jogadores, em face da restrição de espaço do salão de jogos). Se outros fossem os canais para recepção de pré-inscrições, como poderíamos efetiva e eficientemente controlar as adesões? Isso não haveria de sobrecarregar a agenda do blog e do diretor do torneio, com atualizações constantes dos dados entre ambos, numa ida e volta sem fim?

Pode ter sido certa ingenuidade acreditar que todos seguiriam a cartilha. Muitos, contudo, assim o fizeram, requerendo pre-inscrição via RC. Outros buscaram (e buscam) garantir suas vagas por outros canais (a exemplo de telefone, facebook etc), o que é inadequado, senão por outra razão, mas porque não está previsto no Regulamento do Memorial. O envio de e-mails ou mensagens apenas ao blog, ademais, centraliza e facilita o controle da ordem de chegada das pré-inscrições, que pode ser consultada em caso de eventuais reclamações. Buscar esses pedidos de forma avulsa em outras fontes seria trabalhoso e ineficaz.

Tentamos mostrar, assim, que as decisões foram pensadas e, ainda que, para muitos, não sejam as melhores, pelo menos nos parecem as mais convenientes para uma melhor organização do evento.

Apesar dos percalços, as pré-inscrições têm sido, na sua quase totalidade, corretamente encaminhadas e, nesses casos, divulgadas. Restam agora poucas vagas (vejam aqui). A partir de 1º de fevereiro até 1º de março deverão ser feitas as inscrições diretamente com o Diretor do Memorial, por todos aqueles que se pré-inscreveram. Consultem o Regulamento. Aqueles que desejarem jogar, mas não efetivaram suas pré-inscrições, deverão aguardar eventuais desistências dos pré-inscritos, caso permaneça a restrição de vagas, em função da limitação de espaço.

Apoiamos o IV Bobby Fischer. Estamos oferecendo nossa contribuição. A intenção do Reino de Caíssa é ver a continuidade e o sucesso do torneio idealizado por Fernando Melo. Contamos com a compreensão de todos.

Fernando Sá de Melo
Reino de Caíssa

Nenhum comentário:

Postar um comentário