segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Magnus Carlsen na Paraíba!

Futura sede da AXCV


Quem visita a Paraíba nos próximos dias é o fenômeno do xadrez mundial, o norueguês Magnus Carlsen. Ele, que vem ao Brasil a convite do Governo Federal para diversos eventos promocionais do xadrez, estende sua viagem e chega ao nosso Estado para a inauguração da nova sede da Academia de Xadrez Caldas Vianna (AXCV). 

Esse clube teve um crescimento exponencial nos últimos anos, graças ao apoio das grandes empresas da região, que seguindo uma tendência nacional, despertaram para a visão do xadrez como um poderoso instrumento de valorização de suas marcas, em função das qualidades intrínsecas ao nobre jogo, semelhantes àquelas requeridas para o sucesso empresarial: pensamento estratégico, bom planejamento, processo decisório eficiente, criatividade etc. 

Um outro ponto de atração para as empresas é a forte característica cultural que associa o xadrez ao ser inteligente. Portanto: “seja inteligente como os enxadristas e adquira o nosso produto“.  Eis aí o mote que fez o xadrez sofrer um boom recentemente, despertando a atenção da mídia em geral, e fazendo da modalidade uma das mais prestigiadas pela juventude brasileira na atualidade. Hoje se multiplicam matérias jornalísticas e programas televisivos que ajudam a promover o xadrez, disseminando sua prática e contribuindo para o surgimento de grandes talentos. 

Nas escolas, o jogo assumiu status de nobre disciplina, pelo seu poder de socialização e educação, ajudando os jovens a obterem ganhos significativos na disciplina, na concentração e no processo de aprendizagem. Não seria exagero dizer que o xadrez no Brasil hoje é o esporte da moda! 

Nesse contexto, o atual pentacampeão mundial Carlsen, com o absurdo Rating FIDE de 3064, chega à Paraíba em breve, numa mega operação de marketing para inaugurar a AXCV, um dos pontos mais conceituados do país, para a prática do xadrez, com grandes eventos ocorridos nesse local nos últimos anos, a exemplo da Final do Brasileiro do ano passado, que fez um paraibano de 19 anos, o GM Yuri Pinheiro, sagrar-se campeão brasileiro absoluto de xadrez de 2022! A propósito, como parte dos festejos de inauguração da AXCV, está programada uma sessão de blitz entre Yuri e Carlsen! Viva o xadrez!

(Eis um sonho que se sonha só, na esperança de que, um dia, venha a ser um sonho que se sonha junto!)

P.S.: A foto é na realidade um bela edificação atual na Avenida Edson Ramalho, utilizada aqui, como ilustração poética. 

8 comentários:

  1. Show de Texto, de belos ideais, de mensagem !

    Parabéns Fernando !!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Magnífico texto. Muito inspirado.
    Apresento aqui a minha solidariedade, e aproveito para afirmar que também partilho deste sonho, e convido a todos, para que cada um, sonhando a sua maneira, possa dar o seu quinhão de contribuição para a construnção de um futuro com esta cara.
    Se tivesse botão CURTIR, eu curtiria a valer.

    forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. show de bola, o brasil não investe no xadrez pq sabe do perigo que é a educação para um governo autoritário...

    ResponderExcluir
  5. Nossaaa, eu confesso que antes de terminar de ler eu já estava mirando os concursos na Paraíba. Gosto desse esporte tanto quanto o autor desse texto.

    ResponderExcluir
  6. Gostei!E acrescento que dentro deste sonho eu participo com um curso de capacitação para os professores de xadrez da Paraíba, tudo bem Fernando?

    ResponderExcluir
  7. Que belo texto Fernando! Aproveitando o momento pré-momesco: nota 10 para a harmonia!

    ResponderExcluir
  8. Uma sede desse porte teriamos vários MF na paraiba pq o ambiente faria o enxadrista estudar para se destacar nos eventos enxadristicos !!!

    ResponderExcluir