domingo, 27 de janeiro de 2013

Fim do Tata Steel: Viva Carlsen!

Magnus Carlsen (Foto de Fred Luca - site oficial do Tata Steel)

Um dia antes do início do Tata Steel, fazíamos aqui no blog as seguintes perguntas sobre o desempenho esperado de Carlsen, nesse torneio: "Será que ele vai ampliar ainda mais o seu recorde? Será que perderá pontos no ELO, em face da dificuldade aparente de se manter em um nível tão elevado? Será que o número 1 do mundo pode continuar somando pontos a caminho de romper a incrível barreira de 2900?"

Pois bem, terminado hoje o Tata Steel, Carlsen não só ampliou o seu rating para 2872 no Elo vivo, como ainda igualou o recorde de Kasparov nesse torneio, com 10 pontos em 13 possíveis, sagrando-se campeão com 1,5 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. O norueguês caminha firme na persecução dos objetivos, já admitidos por ele, de ser o único ser humano a atingir 2900 de Elo FIDE, bem como de se sagrar campeão do mundo de xadrez. Com as façanhas recentes do gênio nórdico, alguém duvida que ele consiga tais feitos?

Ainda como um último registro de Wijk aan Zee, destacamos o desempenho da ex-campeã mundial, a chinesa Hou Yifan, por ter sido a participante do Grupo A que mais somou pontos no rating (+14).

A seguir, o quadro final do grupo principal do Tata Steel e a posição atual do Elo vivo. Pelo grupo C, o brasileiro Krikor Mekhitarian venceu na última rodada e terminou bem o torneio, na 4ª colocação, com 8 pontos em 13.



Nenhum comentário:

Postar um comentário