terça-feira, 22 de maio de 2012

Frase de Tartakower

"O enxadrista que melhor joga um torneio nunca chega em primeiro. Ele termina em segundo, atrás do cara com mais sorte".
Você concorda? Você acha que existe sorte em xadrez?

3 comentários:

  1. O xadrez é um jogo de lógica, tem um algoritmo perfeito, se fosse uma ciência seria exata não existiria a sorte. Mas no campo competitivo do xadrez entra variáveis que influem externamente por exemplo:1)o fator tempo; 2)os fatores psicológicos - principalmente emocionais; 3)e também o sistema de emparceiramento que podem influenciar. Eu diria que estes fatores externos estão fora do controle do jogador, neste caso eu os chamariam de elementos da sorte!

    ResponderExcluir
  2. Quase tudo na vida é uma questão de sorte, visto que ninguém controla todas as variáveis. Mas as chances de ser sortudo aumentam consideravelmente com o preparo e a competência. Então vemos o sortudo do Gelfand ganhar o torneio dos candidtos, a frente de Aronian e Kramnik.

    ResponderExcluir
  3. "Sem sorte não se come nem um picolé. Você pode engasgar-se com o palito ou ser atropelado pela carrocinha" Nelson Rodrigues

    O grande barato é que "sorte" conta muito pouco. Kasparov pode ter tido uma péssima noite de sono, com problemas financeiros, briga em família, e mesmo assim é provável que ganharia de nós...rsrs

    ResponderExcluir