sexta-feira, 2 de março de 2012

A força da confiança


 Queremos agradecer a todos os enxadristas que vão participar do III Torneio Memorial Bobby Fischer 2012 pela confiança depositada na organização do evento, mais precisamente na Federação Paraibana de Xadrez e na Academia de Xadrez Caldas Vianna. Confessamos que não tem sido fácil o trabalho de organizar um evento de tal porte. Geralmente ele começa três, quatro meses antes. Os contatos com o hotel exigem paciência e espírito de renúncia, pois não deixa de ser um risco se contratar um salão sob a condição de trazermos para o hotel um número determinado de  reservas. Felizmente, os participantes, em boa parte, tem compreendido isso e procuram se hospedar no local do evento. Depois, vem a estrutura da própria organização, no que se refere ao número de participantes. A ideia da pré-inscrição é exatamente para se saber quantos enxadristas se mostram interessados em jogar o referido torneio. Acreditamos que dos 100 pré-inscritos, cerca de oito a dez desistiram, mas está sendo compensado pelo número dos que vieram depois. A estrutura inicial do salão dos jogos era para 100 enxadristas confortavelmente instalados, mas conseguimos aumentar o espaço por sugestão da própria direção do hotel, que cedeu o espaço de uma sala de vidro anexa ao salão. No entanto, estamos querendo que o número de participantes não passe de 100, podendo chegar a 120, caso necessário. Outras preocupações, como arbitragem, valor da premiação, aquisição de troféu e medalhas, etc. A verdade é que para se realizar um torneio os organizadores assumem muitas responsabilidades. 

Diante do exposto acima, é importante que os enxadristas entendam que o xadrez praticado na Paraíba, e acreditamos que em boa parte dos Estados brasileiros, é um xadrez amador, onde na maioria das vezes os patrocinadores são os próprios jogadores, considerando que todas as despesas são pagas pelas inscrições do evento, como está sendo o caso do Memorial Bobby Fischer. Dispensar inscrição de um ou outro não é possível, salvo em casos bem especiais onde inclusive se usa o bom senso. Vale salientar que havendo receita maior do que despesa, o saldo será repassado para a Academia Caldas Vianna.
O projeto da Academia Caldas Vianna de ter uma sede própria é hoje um sonho para muita gente. Um incêndio na floresta não dispensa a ajuda de um bentivi, que leva no bico a água que vai ajudar a debelar as chamas. A união de um somando-se a união de todos, dará meios para que a Academia Caldas Vianna conquiste esse sonho.
Por fim, entendemos que é de bom momento uma prestação de contas de toda a receita e despesa do Bobby Fischer, cujo balancete será publicado neste blog para conhecimento  geral.
O xadrez precisa da ajuda de todos para que seja cada vez mais fortalecido. Estamos fazendo a nossa parte com coragem, dedicação e muita vontade de acertar. E vamos conseguir com a ajuda de todos os enxadristas!  
Atenciosamente,
Fernando Melo e Klebber Dias

Um comentário: