sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CBX e Brasileiro


Eu sempre imaginei um Campeonato Brasileiro com todos os Estados da Federação. Seria simples. Cada Estado mandaria o seu campeão. Seriam 27 jogadores, só os campeões. Nada de convidar esse ou aquele. E os GMs não jogariam? Não (salvo ganhando o campeonato do seu Estado). Mas estes, entre os melhores, se juntariam ao legítimo campeão brasileiro para as olimpíadas. Mas, sai diretoria, entra diretoria, e esse assunto sequer é ventilado. Respeito todos os dirigentes da CBX, são homens inteligentes e sensíveis e é em nome dessa consideração que fazemos essas colocações. Um Brasileiro com os 27 Estados seria muita mais legítimo, data venia, do que esse modelo vigente, cujo campeão já se sabe por antecipação.

6 comentários:

  1. Talvez os três melhores de cada estado...

    ResponderExcluir
  2. . . . ."Mas, sai diretoria, entra diretoria, e esse assunto sequer é ventilado."

    A diretoria da CBX, por acaso é eleita pelas Federações?????

    Caso positivo, com a palavra a Federação Paraibana de Xadrez. . . .

    Se não, o que podemos fazer para ser assim como o Reino de Caissa sugere????

    ResponderExcluir
  3. Tínhamos no passado recente, a Copa dos Campeões Estaduais, mais adequada a esse formato, mas não prosperou muito. O Campeonato Brasileiro de Xadrez no atual formato é mais democrático. Vamos só dar uma olhada na lista de inscritos em cada semifinal e veremos a diferença de força entre as regiões. Você imagina classificar em meio a ínumeros titulados de são Paulo, por exemplo, apenas um jogador e em outro estado que não tem jogador forte classificar um, com o mesmo peso? é quase um Senado Federal. Precisamos das duas fórmulas: o Campeonato Brasileiro e a Copa dos Campeões. No futebol temos a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro e ninguem reclama da fórmula.

    ResponderExcluir
  4. Que tal a Paraíba, sempre tão próspera em boas idéias,sugerir à CBX a volta da Copa dos Campeões e organizar o torneio de 2012. Lembro que hoje, o Nordestino de Veteranos, que está próximo de começar, é muito mais concorrido e organizado do que o brasileiro da categoria. O Brasileiro de veteranos, organizado esse ano em Santa Catarina deu um punhado de jogadores e nem valeu rating FIDE. Enquanto isso, na Paraíba, o amigo Fernando Melo tem que limitar as inscrições pra não ter problema de espaço.

    ResponderExcluir
  5. Por falar nisso, a FIDE ia dando uma grande apunhalada nas costas de todos os enxadristas e organizadores do xadrez mundial. As taxas iam aumentar uma enormidade. Foi preciso uma grande sublevação de dirigentes para acalmar o ímpeto capitalista do senhor Kirsan. Caso fossem aprovadas as novas taxas, o Brasil deveria passar dos atuais 191 eventos (set 2010 - set 2011) para menos de 10% disso.

    ResponderExcluir
  6. Outra coisa: ninguém é convidado para a final do Brasileiro. Quem chegar por lá, a partir de amanhã, chegará por mérito, depois de inúmeras partidas. São 4 na SF1 e 2 na SF2. E mais outros classificados por índice técnico no ano anterior.

    ResponderExcluir