domingo, 28 de agosto de 2011

EXCLUSIVO

GM Darcy Lima

DARCY COMENTA SEU EMPATE
COM O CAMPEÃO RUSSO!

Olá Fernando
Só posso comentar o que vi e como foi que se sucedeu: Cheguei aqui, hoje mesmo às 3 horas da manhã (diferença é de 9 horas aqui), comi algo e fui dormir muito cansado. Tinha que preparar algo mas não tive tempo. Quando acordei às 11 horas fui tomar café e não sabia se jogava de Pretas ou de Brancas. Aí chegou o GM Sandro Mareco e ficamos conversando. Expliquei que o Rodi tinha me enviado material desta nova idéia de Cd2 contra a Grunfeld. Falei que se jogasse de Brancas ia tentar isto e que tava estudando de Pretas um pouquinho. Ele falou que eu jogaria de Brancas e comecei a olhar e ele me mostrou Cd7. Eu falei: aí vou descansar e jogar Cb3 , pois ele em c3 e é perpetuo na Dama, ou sai com a Dama e o centro está garantido.
Ficamos meia hora olhando outras variantes em vez de Cd7, que não tinha sido jogado, antes, parece. Já deu a hora do almoço e tinhamos que jogar logo. Na partida eis que surge e disse: não vou empatar nada, vou para cima! Claro que é tática um pouco suicida contra o atual campeão russo, que gosta de posições complicadas. Mas joguei Tc1 e a partida assumiu um caráter violento. Em um momento achei que ganharia e ele me disse que temeu pelo pior. O apuro foi chegando e parecia que a situação dele estava ficando sem saida, mas ele encontrou uma linha boa e eu não achei uma convincente e ele ficou ganho. Mas ele não achou o ganho e quase perdeu no final se após Rf2 joga De4. O meu lance Dxa3 ganha e se joga após Rg3 Tb3 eu jogo Te2 e depois Rf2 com grande vantagem. Ambos concordamos com isto. Ele achou Txh2 e Df3 que empata de imediato. Pensei um pouco mas não consigo evitar a troca de todos os peões. Certamwente estive perdido em algum momento, pois fui muito pro ataque, o computador achara algo. Mas na hora para um humano, mesmo campeão da Rússia, seria dificil defender do meu ataque (os ataques do Tal também não eram furados?).
Para mim o que valeu é que desfrutei muito com essa partida e muita gente também, inclusive o Svidler, pelo que ele me falou depois da partida.!
Abraço
GM Darcy Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário