terça-feira, 15 de março de 2011

Boa pergunta


O leitor deste blog Alberto Belisário Wanderley me fez a seguinte pergunta:
"... Acompanhando o noticiario sobre o torneio de Amber vejo nas fotos que nas partidas Blindfold os jogadores tem um notebook em frente. Para que serve? O que aprendi e até vi em alguns videos antigos no youtube (Botvinnik) o jogo blindfold é às cegas, ou seja o jogo é todo de cabeça, não é isso? Ficarei muito feliz com sua resposta, ..."
Bem, vamos ajudar nosso amigo Wanderley a tirar essa dúvida? Quem souber, por favor, nos envie a resposta para publicação neste blog.

7 comentários:

  1. Eu creio que esse notebook, tem só um tabuleiro sem as peças e a notação, e ai eles só fazem movimentar as peças "invisíveis" . É só pra facilitar que se usa o notebook. Creio que seja isso, se estiver errado , me corrijam.

    ResponderExcluir
  2. Há somente o tabuleiro vazio e uma caixa de diálogo para digitar o lance, há ainda no visor, logicamente o tempo dos jogadores (nesse torneio a modalidade blindfold - às cegas, tem o controle de tempo de 25 minutos + 20 segundos adicionais no relógio a cada jogada realizada.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite senhores,

    So p tentar ajudar, o computador serve justamente para se dar os lances, o tabuleiro nao esta em branco, mas com as peças ocultas, e os lances sao efetuados como num jogo normal pela internet, so q as peças nao aparecem, muito menos os lances, apenas os tempos e as peças invisiveis sem identificação, existem varios programas q tem a função de jogar as cegas ou blindfold o WINBOARD faz bem isso e pode ser baixado em http://winboard.en.softonic.com/download, no caso deles só é feita uma mini rede para que joguem em rede ou on-line.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Capy, vc. é a tampa da Coca-cola, queria ter
    um filho assim,!! tá tudo explicado.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Está entendido! Muito obrigado. Fico tentando imaginar como fazia-se simultanea de Blindfold no passado Morphy!

    ResponderExcluir
  6. Para mais informações sobre esse tópico:
    http://www.blindfoldchess.net/

    ResponderExcluir
  7. Queria acrescentar que também aparece na tela do computador o último lance feito, conforme explicado no site do chessbase.

    ResponderExcluir