sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Vulto do Xadrez nacional




MESTRE FERNANDO

DE ALMEIDA VASCONCELOS


A participação do Mestre Fernando de Almeida Vasconcelos (foto) no fortalecimento do Xadrez nacional. tem um significado muito marcante. Faz muito bem a Federação Brasiliense de Xadrez quando, pelo décimo quinto ano, homenageia essa personalidade, realizando um Torneio Memorial com o seu nome.
Mas afinal, quem foi esse simpático senhor da foto? Graças à colaboração do MI Antonio Bento, que nos enviou subsídios, vamos, neste instante, fazer algums registros que entendemos importantes para conhecimento dos nossos leitores.
Fernando Vasconcelos nasceu no Rio de Janeiro em dezembro de 1919 e faleceu em Brasília em novembro de 1996. Nos anos 40 tornou-se enxadrista e dirigente da CBX. Participou de muitos torneios, fazendo parte da elite nacional, tendo em 1952 jogado o I Zonal Sul Americano em Mar del Plata. Neste mesmo ano fez parte da equipe brasileira nas Olimpíadas da Finlândia. Participou de 11 Finais do Brasileiro, sendo a primeira em 1949 e a última em 1985. Foi redator da coluna Xadrez, do Diário de Notícias do Rio de Janeiro, em 1952 a 1954. Autor da conhecida obra Teoria e Prática do Gambito Budapeste, como também Apontamentos Para uma História do Xadrez & 125 Partidas Brilhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário