sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva = FEV 2010



Faço questão de republicar aqui a matéria do dia 20 de fevereiro.

A dama devassa

Tenho quase certeza de que o Rei ficou muito decepcionado, de início, com o comportamento da Rainha. Chegou mesmo a censurá-la, ao ponto de discutirem. Você não passa de uma devassa, uma licenciosa. Ela, confiante no que fazia, provocou o marido ao ponto de dizer: se queres me chamar de prostituta, fique à vontade. Você costuma prejulgar as pessoas, e não respeita nem sua honrada esposa. Honrada esposa? perguntou o Rei ainda indignado. Claro meu lorde, disse ela com um sorriso no canto da boca. Eu precisava salvar o reino da fúria do seu maior inimigo, mas para tanto era necessário provocá-lo. Ele sabia que não era possível aceitar minha generosa oferta. É certo que me ofereci, me entreguei, mas se ele aceitasse, morreria antes de qualquer gesto mais ousado. Ao saber que o inimigo abandonou para sempre suas terras, expulso que foi pela artimanha de sua esposa, o Rei respirou aliviado, sorriu para a Rainha e os dois "deram-se os braços como há muito tempo não se usava dar e cheios de ternura e graça foram para a praça e começaram..." Bem, o resto vocês já sabem.

O leitor interessado em entender o texto acima, fruto da nossa imaginação, basta armar o tabuleiro e passar a partida jogada pelo Mundial de Equipes 2010, entre Boris Gelfand e Hikaru Nakamura, quando a dama de Nakamura ficou o tempo todo oferecida mas sem poder ser comida.

Nota: Agradeço a Jovany Medeiros pela indicação dessa partida, já que ele sabe do meu interesse pela India do Rei.

Um comentário:

  1. Caro Fernando,acabo de ve-lo em um documentario na TV Senado sobre a morte de João Pessoa e seus desdobramentos.Exelente aula de História!!
    Desejo aos enxadristas e aos leitores do blog um Feliz Ano Novo e que o ano vindouro seja repleto de coisas boas!!
    Grande Abraço!!

    ResponderExcluir