quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Judit ameaçada?


O MI Antonio Carlos Resende faz uma observação que merece ser analisada pelos enxadristas. Ele acredita que o reinado de Judit Polgar (no centro da foto) acaba agora. Certamente ele está se referindo a explosão chinesa, mas especificamente à GM Yifan Hou (se ela ganha hoje a terceira partida será campeã do mundo por antecipação). Muito bem. Vejamos esses dados: Judit tem 34 anos e Yifan tem 16! O Elo de Judit é 2686 e o de Yifan é 2591. O que você acha da opinião do MI Resende?

10 comentários:

  1. Judit jamais será alcançada por outra jogadora, é como Kasparov, ela será eternizada como a mulher mais forte de todos os tempos. A chinesinha é muito forte, mas, o xadrez de Judit (não o de hoje que também é fortissimo) é de um nível superior, extra-classe. Yifan é cria da tecnologia enquanto Judit é cria da arte enxadristica pura, graças aos esforços de Laslo, seu pai. Acredito no xadrez arte, das escolas de xadrez da ex-URSS e nós temos muitos exemplos de "prodigios" que nunca chegaram perto dos verdadeiros artistas (Kasparov, Anand, Kramnik...), prodigios como Kariakin, Bacrot, Lautier, Leko...Todos esses, na minha opinião, frutos do "ordenador", são gigantes mas, jamais chegarão aos deuses!! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Acrescento o nome de Anatoly Karpov, o campeão do mundo que mais torneios disputou e ganhou durante o seu reinado.

    ResponderExcluir
  3. O Xadrez é tão impressionante que a palavra "jamais" é muito ousada de ser usada nos casos de Judit e Kasparov. Ela já teve 2735 e figurou muito tempo no TOP 10 e Kasparov 2849, são números exuberantes mas não impossíveis de serem alcançados por Carlsen e Yifan.Não importa se é um xadrez arte ou tecnológico o que vai ficar para a historia são os resultados.

    ResponderExcluir
  4. É muito cedo pra comparar yfan a Judith ela precisa de mais méritos (afinal foi a própria judith que decidiu não participar dos mundiais femininos e foi por causa dela que o masculino passou a ser absoluto)Se ela tivesse continuado a disputar os mundiais femininos, teria com certeza vários títulos! E seria difícil tirar seu trono!!

    ResponderExcluir
  5. Isto sem falar que Judith é a unica mulher que figura entre os 50 melhores jogadores do mundo!!
    Será mesmo que YFAN Conseguirá chegar lá no top 100 da Fide?? Agora, qual é a posição que ela ocupa?? Pra chegar onde Judith chegou (é muito chão pra percorrer!!) ela vai ter que encarar os absolutos, por que só nos torneios femininos eu acho que não dá pra chegar lá...

    ResponderExcluir
  6. O MI quis na minha opinião foi colocar lenha onde não tem fogo. Judit teve 2735 no meio de homens. A chinesa, tem quase 2600 quase todo feito entre mulheres. Verifique os torneios que a chinesa realizou entre os homens, e os da Judit. Na partida de hoje viu-se erros da Yfan claros, nota-se claramente a diferença nas partidas entre mulheres, e da Judit.

    ResponderExcluir
  7. Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2010.

    Prezadas e prezados:

    Eu sou fã de carteirinha da Judith mas a bem da verdade foi a irmã mais velha dela, a Suzan, quem transformou o Campeonato Mundial Masculino em Absoluto. Em 1986, Suzan Polgar conquistou no tabuleiro o direito a disputar o Torneio de Candidatos. Mas esse direito lhe foi subtraído no tapetão pela burocracia da FIDE, a qual alegou que o Torneio de Candidatos era exclusivamente masculino. Tamanha injustiça acarretou a maior saia justa no mundo do Xadrez e tempos depois um Congresso da FIDE votou que o Mundial seria Absoluto e não mais Masculino.

    Pois bem. A Yifan Hou tem 16 anos, quase 2600 e não joga exclusivamente no Clube da Luluzinha. Então, se ela tiver a cara e a coragem (e o governo da China deixar, é claro) de cair dentro do circuíto masculino, tem todas as chances do mundo de igualar e até mesmo ultrapassar a Judith em termos de rating ou força enxadrística.

    Não tem como: as gerações mais novas igualam e ultrapassam as mais velhas; isso é uma coisa natural.

    No entanto, em termos de *feitos* enxadrísticos, ninguém irá igualar ou ultrapassar as irmãs Polgar, tendo sido a mais nova, Judith, a mais brilhante delas.

    E, ademais, no meu coração enxadrístico, a Judith conseguiu superar até mesmo o Fisher. Ver ela *passar o rodo* no tosco do Topalov não teve preço...

    Aquele abraço!

    Álvaro

    ResponderExcluir
  8. Amigo Gasguito vc tem que ver que aos 16 anos e meio, o hoje todo poderoso Carlsen, tinha em torno de 2650. O Xadrez é tão magnifico que não importa a cor, credo, idade e nem sexo de seus praticantes, eles sempre vão concorrer contra o poder de jogo do outro, o "poder mental", nisso o xadrez iguala todos os seus adversários, mas retornando a ideia inicial, Carlsen hoje, aos 20 anos,já chegou a ter 2826, apenas 23 pontos atrás do record de Kasparov e tem toda a chance de ultrapassar esse numero. Já a Polgar foi GM aos mesmos 16 anos de vida de Yifan e atingiu o seu ápice em 2005, aos 29 anos, então Yifan hoje tem ainda longínquos 13 anos pra subir cerca de 130 pontos. Resumindo, Carlsen esta muito perto, mas no feminino Yifan ainda tem muito chão pela frente, mas quem sabe um match entre as 2 ??? iria pegar fogo !!

    ResponderExcluir
  9. Vale lembrar que estamos falando de ARTE. Até hoje ninguém superou Mozart, ninguém superou Picasso, Van Gogh, ninguém superou Pelé, etc... Xadrez é arte e, por isso, reafirmo que Fischer, Kasparov, Tahl, Karpov, Judit, jamais serão superados. Carlsen talvez chegue perto do grupo, mas acho dificil que supere. Trata-se de "dom" e não virtuosismo..

    ResponderExcluir
  10. Acredito que para isso, Yifan Hou não deve ser comparada a Judit de hoje, que já perdeu muitos pontos de rating e não está em boa fase. A Judit que entrou para a história é a mulher que foi o sétimo melhor jogador do mundo, a mulher que decidiu não jogar torneios femininos, a mulher que venceu karpov,Spassky,Topalov, Anand, Kramnik e Kasparov, a mulher que se destacou pelo seu belo estilo agressivo e que deixa sua brilhante marca até nos finais mais monótonos. A chinesa provou que tem potencial mas terá que lutar muito para chegar onde Judit chegou.

    ResponderExcluir