domingo, 22 de agosto de 2010

A reportagem de domingo








HEATH LEDGER
(1979-2008)
Desde criança descobriu o xadrez e nunca mais o abandonou. Participou de muitos torneios amadores, chegando a ser campeão estadual Sub-10. O australiano Heath Ledger (foto) mais tarde encontrou a sua profissão e foi ser ator de cinema por uma questão de sobrevivênia, mas nunca esqueceu o xadrez. Mas na Austrália a vida de ator não prosperava e resolveu ir para os Estados Unidos. Foi dificil o começo, mas após quatro filmes como coajduvante, chegou o ano de 2005 e Heath começou a ficar famoso. Em 2007 foi o Coringa no filme de Batman. No ano seguinte, mas extamente no 28 a 22 de janeiro, o mundo cinematográfico foi surpreendido com a notícia da sua morte, vitimado com uma orvedose de pílulas para dormir. A Academia de Cinema lhe concedeu o Óscar (homenagem póstuma) de mehor ator em 2009.
Heath considerava o xadrez um vício na sua vida. Ele costumava jogar, pelo menos, uma partida por dia e frequentava, quando podia, o parque Washtington Square, em Nova York, para jogar xadrez. "As pessoas que jogavam com ele comentam que ele não tinha um nível muito alto, mas que jogava com muito entusiasmo e alegria. Seguindo a tradição do local, costumava apostar alguns dólares em cada partida (dizem inclusive, que esta era a forma que Humphey Bogart sobreviveu durante momentos de sua vida)", conforme registra Javier Cordero Fernandez no excelente artigo Um ator que amava o xadrez .
Por fim, queremos deixar registrado o desejo de Ledger de dirigir um filme baseado no romance de Walter Tevis, O Gambito da Dama, que seria sua estreia como diretor de cinema, mas, infelizmente, a morte prematura nos privou de assistir a um filme que certamente teria seus méritos, dado o grande carinho e respeito que Ledger devotava à Arte de Caíssa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário