domingo, 29 de agosto de 2010

A reportagem de domingo - 2





MI
HERMAN
CLAUDIUS

O decano do Brasil


Ele nasceu na Holanda e mis tarde veio para o Brasil onde naturalizou-se. Passou primeiro pelo Rio Grande do Sul e depois para São Paulo onde está até hoje. Nos anos de 1970, 1973 e 1988 conquistou o título de Campeão Brasileiro. Em 1977 foi Campeão Panamericano e em 1978 conquistou o título de Mestre Internacional.
Na foto em preto-branco, de 1973, temos Herman visitando a Paraíba pela primeira vez quando concedeu entrevista ao meu irmão, jornalista Paulo Melo (eu estou ao seu lado com a mão no rosto e tendo à sua esquerda Dácio Gonçalves).
Herman é um velho conhecido dos enxadristas da Paraíba, pois aqui esteve também em 1976, quando da Final do Brasileiro de 1976. Amigo pessoal do advogado e enxadrista Frank Lins, Herman, que na última quinta-feira completou 62 anos de idade, retorna à Paraíba em novembro próximo, à convite de Frank Lins, quando participará do I Campeonato de Veteranos do Nordeste Aberto Absoluto 2010.
Além de ser conhecido internacionalmente, tendo jogado em dezenas de países e enfrentado nomes da força de um Miguel Tal, Vassily Smislov, Miguel Najdorf, Samuel Reshevsky, Paul Benko, Bent Larsen, Lev Polugaievsky e Viswanathan Anand, Herman é também Árbitro Internacional bastante respeitado, tendo inclusive auxiliado na arbitragem do Mundial de 2005, em San Luiz, Argentina. E não devemos esquecer que ele escreveu durante muitos e muitos anos uma coluna de xadrez no jornal Estado de São Paulo (Estadão), onde tamb´[em escreveia reportagens. Autor de livros sobre xadrez, com muitos ainda a publicar... Bem, não é sem razão que Herman Claudius é conhecido como "Decano do Xadrez Profissional do Brasil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário