segunda-feira, 22 de março de 2010

Dúvida medonha











Nas minhas andanças pelo labirinto do xadrez me deparo com uma partida jogada em 1992 em Dortmund(Alemanha), entre Viswanathan Anand(foto) e Evgeny Bareev. Foi uma Defesa Francesa: Steinitz. Variante Boleslavsky (C11). Eu gostaria de chamar a atenção dos amigos MF Francisco Cavalcanti, Evandro Rodrigues, Paulo Barbosa, Jovany Medeiros e Doriedson Lemos, que acredito serem andarilhos desse labirinto, e ajudarem a me tirar uma dúvida medonha. Para tanto tenho que mostrar os primeiros lances até o ponto que nos interessa:

Anand vs. Bareev

1.e4 e6 2.d4 d5 3.Cc3 Cf6 4.e5 Cfd7 5.f4 c5 6.Cf3 Cc6 7.Be3 a6 8.Dd2 b5 9.dc Bc5 10.Bc5 Cc5 11.Df2 Db6 12.Bd3 Tb8 13.0-0 Cb4 14.Tfd1 0-0 15.Ce2 Bd7

Chegamos à posição crítica. Peço aos amigos acima (e aos que se interessarem) que não consultem os progamas mas queimem a pestana sobre o tabuleiro armado com a posição acima. O lance 16 de Anand foi Ced4 (ocupando uma boa casa) e a partida continuou até o lance 56. Ora, a minha grande dúvida é que as brancas podiam definir a partida em poucos movimentos na posição que mostra até o lance 15...Bd7. Aguardo a colaboração dos leitores deste blog.

3 comentários:

  1. Vi a posição muito rapidamente... O primeiro lance que vi foi 16. Bxh7+. Porém não creio que este lance seja ganhador pois para formar alguma ameaça é necessário um cavalo na casa g5, que pode ser retirado com o xeque descoberto Ce4.
    Acredito que foi por isso que Anand jogou Ced4, evitando o xeque. Bareev certamente eliminou o bispo protegendo-se da ameaça.

    ResponderExcluir
  2. Caro Fernando, a idéia de Valberto é correta!Pois a primeiro momento o sacrificio de Bispo em h7 é o que chama mais atenção, porém é incorreta.Se Bh7+, Rh7 17.Cg5, Rg8 18.Dh4, Ce4+! e o restante é um pouco de tecnica.Então Ced4 talvez sirva para evitar o xeque descoberto. O lance 16.Ced4, Cd3(eliminando o bispo de Anand).Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Mestre, eu jogaria 16.Bxh7+ Rh8 17.Cg5!
    Abraços!!!
    Henry.

    ResponderExcluir