sábado, 30 de maio de 2009

Fischer: reação dos leitores


POLÊMICA


Dois leitores deste blog se manifestaram a respeito da matéria que escrevemos hoje sob o título - Lembrando Bobby Fischer -.
Juarez disse: - Digam o que digam de Fischer, sempre vou achar que só foi mais um extraordinário jogador, que ascendeu ao trono mundial meio que na sorte, pois, fosse Spassky um pouco menos desportista ou tivesse ligado menos para detalhes como dinheiro, teria bisado o mundial por WO. Deve ter-lhe faltado um pouco de argúcia, ou a seus segundos, ou todo o aparato, mas o fato é que, se o americano lhe dava motivos para ganhar sem jogo, deveria ter feito assim, e talvez hoje Fischer nem fosse lembrado, inclusive por suas postulações bizarras para jogar com Karpov em 1975; deveria, no mínimo, aceitar jogar sob as mesmas condições do match anterior, e não querer ganhar com o mínimo de esforço. A FIDE fez muito bem em não "cair" na dele e cassar-lhe a coroa.
Ageu disse: - Só o fato de desbancar os soviéticos antes do mundial ele já seria lembrado, meu caro. Acho que a historia da vida de Fischer lhe escapa...

Um comentário:

  1. Eu penso que o nome de Fischer nunca será esquecido pelos enxadristas do mundo todo, e quanto a polêmica, pode crer que é adstrita a seu nome; no ICC, por exemplo, durante a transmissão de uma partida de torneio, é quase certo que o nome de Fischer vai ser mencionado; posicione-se contrário e verá o turbilhão de manifestantes.

    ResponderExcluir