quinta-feira, 29 de junho de 2017

Uma partida entre vítima e carrasco

Por JAIR FERREIRA DO SANTOS
(Jornal do Brasil - Ideias  livros - Rio de Janeiro - Sábado, 29 de outubro de 1994)

(Do Arquivo de Jeová Mesquita hoje pertencente a Fernando Melo.)
Nota: As fotos são de arquivo e não constam na reportagem original (FM)

Ficção

Uma partida entre vítima e carrasco
Crime cometido na Viena dos anos 70 leva o jogo de xadrez disputado em um campo nazista. 

O xadrez entrou para o imaginário popular como um duelo de tabuleiro entre inteligências prodigiosas - falando russo de preferência. Raciocínio analítico em alto grau, máxima concentração e nervos de aço forjariam a alma dos seus campeões. Mas que tal se esse jogo valesse antes por uma dramatização da vida como da morte, se a paixão que desperta pudesse evoluir para a loucura ou tocar a experiência mística? E se ele ainda, por excluir o acaso e responsabilizar somente o jogador, se prestasse a encenar as perversões da História, revelando por fim certa afinidade com o crime?

Paolo Maurensing
É com esses ingredientes aparentemente extravagantes para o leigo que foi escrito o belo e compacto A variante Lüneburg, romance de estréia de Paolo Maurensing, um agente comercial  italiano de 50 anos cuja personalidade, no mínimo intrigante, abriga tanto a compulsão pelo xadrez quanto o pendor para o esoterismo com dedicação não menor ao violoncelo. Ano passado o livro permaneceu várias semanas em primeiro lugar na lista dos mais vendidos na Itália e, entre polêmicas nem sempre lúcidas, acabou por arrebatar quatro prêmios importantes no contexto literário italiano.

Pequeno mas saturado de material explosivo, o romance começa pelo fim, isto é, pelo assassinato de Dieter Frisch, diretor alemão de uma revista de enxadrismo, em sua casa na Viena dos anos 70. Na verdade o crime é o lance final de uma série tempestuosa de partidas disputadas ao longo de décadas. no tabuleiro e fora dele, entre Frisch e Tabori, este um judeu misterioso, como um mago, que no último jogo se fez representar por seu filho adotivo Hans. Mas é na sequência de penúltimas partidas, jogadas no campo de concentração de Bergen-Belsen (região de Lüneburg) durante a Segunda Guerra Mundial, que vem à luz a face trágica do texto, pois Tabori é forçado por Frisch, então oficial no campo, a fazer uma aposta macabra, algo equivalente ao descrito por William Styron em A escolha de Sofia.

A variante Lüneburg no entanto não se esgota na história de uma rivalidade alimentada pela obsessão nem na vingança da vítima contra seu carrasco. Entre os fatos de Viena e os de Lünebrug, Maurensig coloca o (pode-se dizer) insólito mundo do xadrez, e assim vamos encontrar nas capitais da Europa Central uma galeria de grandes mestres irreverentes, maníacos, catatônicos, ao mesmo tempo que a psicologia do enxadrista avança para uma mistura de jogo. Ilustrada com alusões a mitos e seitas orientais, a iniciação de Hans por Tabori envolve até mesmo labirintos percorridos numa Viena mais ou menos secreta, tendo como centro simbólico um tabuleiro capaz de provocar descargas de energia puramente espiritual, conforme a intensidade com que se movimentam as peças. Para isso, porém, é preciso que a atenção analítica, o ver além do olhar, atinja uma acuidade liberadora e fatal semelhante à ascese.

O xadrez não é propriamente um filão literário, é mais um espaço para aventuras eventuais que já atraiu gente como Lewis Carroll, Nabokov e o soporífera Parkinson Keyes, com uma biografia romanceada do mestre americano Paul Morphy, e no Brasil deu margem à tentativa de Esdras do Nascimento com Variante Gotemburgo, cada um explorando à sua maneira a metáfora básica Vida = Jogo. O que distingue o livro de Mauresing é a sua complexidade por baixo de uma superfície plana, polida, definida por seu estilo intenso mas sem lirismo, A possessão provocada pelo jogo não é meramente intelectual; ela mobiliza o corpo e o destino dos personagens, faz com que suas vidas se pareçam com a lógica obscura desencadeada por um lance e seus efeitos. E traz para primeiro plano, no lugar da razão, a paixão, permitindo-lhes experimentar tanto uma vertigem espiritual fora da normalidade quanto o terror frente ao que há de violento e mortal na História.

Com A Variante Lüneburg, o xadrez pode passar a ser visto como um combate muito além da inteligência - escrito bastante bem em italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário